07h00 - quarta, 24/04/2024

Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral

Festejar 50 anos de Abril no Alentejo Litoral

O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.

ODEMIRA
Concertos de Xutos & Pontapés e Capitão Fausto, cante alentejano, exposições, debates, teatro e cinema são alguns dos destaques do Abril em Odemira – Festival da Justiça e da Liberdade, organizado pela Câmara Municipal para assinalar os 50 anos da Revolução dos Cravos.
São quatro os palcos distribuídos por diferentes espaços da vila de Odemira, pelo quais vão passar, no noite de quarta-feira, 24 de abril, Marco Rodrigues, Richie Campbell e DJ Vibe. Na noite seguinte, será a vez de atuarem Capitão Fausto, Xutos & Pontapés e Oi-to//Oito DJ, enquanto na sexta-feira, 26, sobem ao palco os Wet Bed Gang, banda esco-lhida para o cartaz pelo público.
Para sábado, 27, está previsto um concerto da Banda Filarmónica de Odemira, que terá como convidados Pedro Mestre e o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Ben-to, Mariana Martins e Sónia Barradas.
O programa do Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade inclui ainda, por estes dias, o colóquio "Revolução, Povo e Esperança", na Biblioteca Municipal, e a apre-sentação do livro Comemorações do 25 de Abril em Odemira: 1977-1989 (ambos nesta sexta-feira, 19), o FEstaViva – Festival de Estátuas Vivas de Odemira (sábado e domin-go, 20 e 21), e a peça "ATLAS", de Ana Borralho & João Galante (domingo, 21).
Para terça-feira, 24, está agendada a estreia de "A tua liberdade", do Teatro da Targala, enquanto na sexta-feira e sábado, dias 26 e 27, há espetáculos de novo circo pelo Teatro Só (dias 26 e 27).

SINES
Um concerto de Paulo de Carvalho, uma criação teatral "de grande escala" e iniciativas para recordar José Afonso são os destaques dos 50 anos do 25 de Abril no concelho de Sines.
O programa comemorativo, construído pela Câmara Municipal em parceria com várias entidades locais, tem como principal foco a noite de 24 e o dia 25 de Abril, com "gran-des eventos em espaço público".
Entre as iniciativas previstas, está o espetáculo "Levante", da companhia Teatro do Mar, com a participação da comunidade local, apresentada pelos organizadores como "uma criação de grande escala" que irá percorrer, na noite de quarta-feira, 24, as ruas do centro histórico e terminar na baía de Sines".
Segue-se, às 00h00 de quinta-feira, 25, ainda na baía de Sines, um espetáculo de fogo de artifício para dar "as boas-vindas ao Dia da Liberdade", e o concerto do DJ Kura para prolongar a festa.
Na noite de quinta-feira, 25, as comemorações incluem um concerto do cantor e compo-sitor Paulo de Carvalho, autor da canção "E Depois do Adeus", uma das 'senhas' da Revolução dos Cravos.
O programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril em Sines inclui ainda, no sábado, 20, a realização da Tertúlia da Liberdade, na Sala das Armas do Castelo, e a apresenta-ção do livro Projeto Sines, de Maria Fernanda Rollo e Pedro Serra, na sexta-feira, 26, às 17h00, no Centro de Artes.

SANTIAGO DO CACÉM
Exposições, encontros com escritores, poesia, tertúlias e um espetáculo de rua são inicia-tivas que integram o programa dos 50 anos do 25 de Abril em Santiago do Cacém, pre-parado pela Câmara Municipal para "honrar a memória e envolver as gerações nascidas após abril de 1974".
O espetáculo de rua intitulado "Vozes ao Alto", agendado para as 20h30 de quarta-feira, 24, é um dos destaques das comemorações dos 50 dos 25 de Abril em Santiago do Cacém. Neste espetáculo, "o público será conduzido, através de vários acontecimentos que testemunham a resistência e a luta da população local por melhores condições de vida, numa caminhada ao longo do último século, tendo como ponto de viragem a Revo-lução de 25 de abril de 1974".
O programa da noite do 24 de Abril prossegue, no Parque de Feiras e Exposições, com o concerto de Xutos e Pontapés, às 22h30, seguido de fogo-de-artifício, às 00h00, e ani-mação musical para celebrar a Revolução dos Cravos.

GRÂNDOLA
Paulo de Carvalho e AGIR vão protagonizar os espetáculos musicais programados para a Festa da Liberdade em Grândola, na noite de quarta-feira, 24 de abril, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A Festa da Liberdade vai levar à "vila morena" dois nomes maiores da música portugue-sa, subindo primeiro ao palco do Parque de Feiras e Exposições o cantor, músico e com-positor Paulo de Carvalho, às 22h30.
Depois, decorre um espetáculo piromusical e multimédia e, a seguir, a festa vai continuar com AGIR, nome artístico do também cantor e músico Bernardo Correia Ribeiro de Carvalho Costa, filho de Paulo de Carvalho, que vai apresentar em Grândola o concerto "Cantando Abril", de homenagem ao cancioneiro do 25 de Abril, com 16 músicos em palco e a participação das cantoras Milhanas e Lura.
Depois, na sexta-feira, 26, será a vez de Capicua atuar no Cine Granadeiro, em Grândo-la, a partir das 21h30.
O concerto insere-se também no projeto "Cantar de novo", que apresenta espetáculos de artistas que se serviram da canção como instrumento de combate às ditaduras de Salazar e Marcello Caetano e também de novos autores.

ALCÁCER DO SAL
Rui Veloso é o "cabeça de cartaz" das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Alcácer do Sal, organizadas pela Câmara Municipal. O autor de "Chico Fininho" e "Ju-ra" sobe ao palco na margem sul da zona ribeirinha da cidade pelas 22h00, seguindo-se um espetáculo piromusical, pelas 00h00, e a atuação dos Bad Monkeyz, pelas 00h15.
O programa comemorativo da Revolução dos Cravos em Alcácer do Sal prossegue na quinta-feira, 25, com a inauguração de um totem alusivo ao 25 de Abril e a cerimónia de atribuição do nome Parque Urbano 25 de Abril a este espaço da cidade (12h30 no Par-que Urbano), e um concerto que juntará em palco as bandas das sociedades Amizade Visconde de Alcácer, Progresso Matos Galamba e 1º de Janeiro Torranense, do Coral Almira e das Cantadeiras das Aldeias (16h00 na margem sul).
Para as 22h00 de sexta-feira, 26, está agendado um concerto da Orquestra Ligeira do Exército na margem sul, seguindo-se um baile com Bruno Marques, enquanto no sábado, 27, o mesmo local recebe a atuação dos Fardo Vadio (22h00) e DJ Crazypapi (00h00).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial