00h00 - sexta, 14/04/2017

Câmara de Santiago
requalifica moinho

Câmara de Santiago requalifica moinho

A Câmara de Santiago do Cacém investiu cerca de 32 mil euros no restauro do Moinho Municipal da Quintinha, considerado um dos ex-libris da cidade e do próprio concelho.
O equipamento regressa "ao activo" na passada semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos, depois de quase seis anos de portas fechadas por não apresentar condições de funcionamento em segurança para visitantes e moleiro.
A intervenção da autarquia assentou na substituição do antigo mastro, assim das oito varas, dos antigos cabos de aço e das rodas de azinho. Foram ainda substituídas as madeiras do piso da sala de moagem e foi construída uma nova escada de lanço único em madeira e um varandim em madeira.
Este investimento "vai permitir que este monumento às técnicas ancestrais de moagem possa voltar a abraçar Santiago, enfunar as suas velas, produzir boa farinha e brindar os visitantes com a sinfonia do vento, através do cantar dos búzios", sublinha a autarquia em comunicado.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 14/06/2018
Escavações arqueológicas
nas ruínas de Miróbriga
As ruínas de Miróbriga, em Santiago do Cacém, recebem pelo terceiro ano consecutivo trabalhos de escavação arqueológica, no âmbito de um projecto de investigação que visa o estudo das áreas comerciais daquela antiga cidade romana.
07h00 - segunda, 11/06/2018
Santiago do Cacém nos
"Caminhos de Santiago"
A Câmara de Santiago do Cacém e a Turismo do Alentejo assinaram no início deste mês, durante a Santiagro, um protocolo de colaboração para dinamizar e promover o produto turístico "Caminhos de Santiago" no concelho.
07h00 - quinta, 31/05/2018
Santiago do Cacém
recebe feira Santiagro '18
O Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém recebe a partir desta quinta-feira, 31 de Maio, a 31ª edição da Santiagro-Feira Agro-pecuária e do Cavalo, que decorre até domingo, 3 de Junho.
07h00 - quarta, 30/05/2018
CIMAL quer fundos comunitários
para saneamento e abastecimento
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) defende que as autarquias tenham acesso a fundos comunitários para investimento na área do saneamento e do ciclo da água em baixa, nomeadamente a construção e/ou reparação de condutas e de sistemas de abastecimento de água.
00h00 - domingo, 27/05/2018
Reabilitação no Cercal
em consulta pública
A Câmara de Santiago do Cacém tem em fase de discussão pública a proposta do projecto da operação de reabilitação urbana sistemática (ORU) para o centro histórico do Cercal do Alentejo.

Data: 08/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial