00h00 - segunda, 17/04/2017

Concelho de Odemira
festeja Liberdade de Abril

Concelho de Odemira festeja Liberdade de Abril

Concertos de Xutos & Pontapés, Dengaz, Raquel Tavares e David Carreira, a exposição "Retratos do Cante" e actividades culturais e desportivas marcam o programa "Abril em Odemira", já a decorrer.
A iniciativa decorre até ao final deste mês e inclui iniciativas gratuitas em vários locais para evocar "os valores e ideais" da democracia, da liberdade e da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, explica a Câmara de Odemira.
Os "pontos altos" vão decorrer nos dias 24 e 25 de Abril, mas o "pontapé de saída" do programa foi dado no dia 4, com a abertura da exposição "Retratos do Cante", que inclui fotografias sobre o cante alentejano da autoria de seis fotógrafos amadores alentejanos e vai estar patente até dia 28 deste mês no Centro de Valorização Cultura Local em Odemira.
Na noite de dia 24, véspera do dia comemorativo dos 43 anos da Revolução dos Cravos, as iniciativas arrancam às 22h00, no Largo Brito Pais, com o concerto de Dengaz & Ahya Band. Segue-se o hastear da bandeira nacional ao som da Banda Filarmónica e do Grupo Coral de Odemira e a leitura de um poema, às 00h00, na Praça da República, um festival piro-musical e o concerto dos Xutos & Pontapés.
No dia 25 de Abril, haverá uma sessão solene da Assembleia Municipal de Odemira, às 10h30, no auditório da Biblioteca Municipal, um Festival de Folclore, às 16h00, no Cerro do Peguinho, e o concerto de Raquel Tavares, a partir das 22h00, no Largo Brito Pais.
O programa também vai incluir, até ao próximo dia 29 de Abril, iniciativas no âmbito da sexta edição do projecto "Abril, Leituras Mil", da Biblioteca Municipal de Odemira, para promover a leitura e assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro [ver última página].
Uma sessão de yoga para crianças, espectáculos e sessões de contos infantis, uma animação de leitura, a exposição "Grandes Vidas Portuguesas", a final do quinto Concurso de Leitura "Odemira a Ler+" e duas oficinas de escrita são iniciativas previstas no âmbito do projecto e que vão decorrer na biblioteca e no Jardim Sousa Prado.
O cine-teatro Camacho Costa também vai ser palco de várias iniciativas, como o concerto de Pedro Barroso no dia 19, um Encontro de Grupos Corais no dia 22, e o espectáculo da Escola de Música Tradicional de Odemira no dia 29.
A "banda sonora" do programa também vai incluir sessões dos DJ's Lighthouse e Djoana no dia 21, os concertos das bandas FaxRock, Suspeitos do Costume e Alcoolemia no dia 22, e de David Carreira no dia 23, no Largo Brito Pais.
A apresentação do livro Moagem Industrial em Odemira: a firma Miranda, Lda, de António Martins Quaresma, esta terça-feira, 18, na Fábrica Miranda, o lançamento do livro Os Hamsters da Biblioteca, de Fernando Évora e Gonçalo Condeixa, e a abertura de uma exposição colectiva da associação de artistas plásticos Sopa dos Artistas, no dia 23, na Igreja da Misericórdia, são as restantes iniciativas do programa.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 22/04/2018
"Flores à Mesa" no
concelho de Grândola
Pratos com flores comestíveis fazem parte da ementa de 14 restaurantes do concelho de Grândola até ao dia 1 de Maio, no âmbito da mostra gastronómica "Em Abril Flores Mil", promovida pela autarquia local.
07h00 - terça, 17/04/2018
Simulacro de incêndio
florestal em Tróia
A resposta a um eventual incêndio florestal vai ser testada esta terça-feira, 17 de Abril, pelas 10h30, nas ruínas romanas de Tróia, numa iniciativa que junta os esforços de diversas entidades.
00h00 - segunda, 16/04/2018
Câmara de Grândola
reduz endividamento
A dívida da Câmara de Grândola cifra-se actualmente nos 8,8 milhões de euros, uma redução de 40% face a 2013, revela o Relatório e Contas de 2017 aprovada na passada semana pela autarquia.
07h00 - quinta, 12/04/2018
Conferência na
vila de Grândola
O cine-teatro Grandolense, na "vila morena", recebe nesta quinta-feira, 12, às 14h00, a conferência "Inovação e Desenvolvimento", promovida pela Plataforma Supra-concelhia Alentejo Litoral, que integra autarquias e IPSS.
07h00 - quinta, 05/04/2018
Acesso a cuidados de
saúde preocupa CIMAL
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) está preocupada com as condições de acesso aos cuidados de saúde no Alentejo Litoral, onde afirmam haver falta de investimento no sector.

Data: 27/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial