00h00 - segunda, 17/04/2017

Concelho de Odemira
festeja Liberdade de Abril

Concelho de Odemira festeja Liberdade de Abril

Concertos de Xutos & Pontapés, Dengaz, Raquel Tavares e David Carreira, a exposição "Retratos do Cante" e actividades culturais e desportivas marcam o programa "Abril em Odemira", já a decorrer.
A iniciativa decorre até ao final deste mês e inclui iniciativas gratuitas em vários locais para evocar "os valores e ideais" da democracia, da liberdade e da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, explica a Câmara de Odemira.
Os "pontos altos" vão decorrer nos dias 24 e 25 de Abril, mas o "pontapé de saída" do programa foi dado no dia 4, com a abertura da exposição "Retratos do Cante", que inclui fotografias sobre o cante alentejano da autoria de seis fotógrafos amadores alentejanos e vai estar patente até dia 28 deste mês no Centro de Valorização Cultura Local em Odemira.
Na noite de dia 24, véspera do dia comemorativo dos 43 anos da Revolução dos Cravos, as iniciativas arrancam às 22h00, no Largo Brito Pais, com o concerto de Dengaz & Ahya Band. Segue-se o hastear da bandeira nacional ao som da Banda Filarmónica e do Grupo Coral de Odemira e a leitura de um poema, às 00h00, na Praça da República, um festival piro-musical e o concerto dos Xutos & Pontapés.
No dia 25 de Abril, haverá uma sessão solene da Assembleia Municipal de Odemira, às 10h30, no auditório da Biblioteca Municipal, um Festival de Folclore, às 16h00, no Cerro do Peguinho, e o concerto de Raquel Tavares, a partir das 22h00, no Largo Brito Pais.
O programa também vai incluir, até ao próximo dia 29 de Abril, iniciativas no âmbito da sexta edição do projecto "Abril, Leituras Mil", da Biblioteca Municipal de Odemira, para promover a leitura e assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro [ver última página].
Uma sessão de yoga para crianças, espectáculos e sessões de contos infantis, uma animação de leitura, a exposição "Grandes Vidas Portuguesas", a final do quinto Concurso de Leitura "Odemira a Ler+" e duas oficinas de escrita são iniciativas previstas no âmbito do projecto e que vão decorrer na biblioteca e no Jardim Sousa Prado.
O cine-teatro Camacho Costa também vai ser palco de várias iniciativas, como o concerto de Pedro Barroso no dia 19, um Encontro de Grupos Corais no dia 22, e o espectáculo da Escola de Música Tradicional de Odemira no dia 29.
A "banda sonora" do programa também vai incluir sessões dos DJ's Lighthouse e Djoana no dia 21, os concertos das bandas FaxRock, Suspeitos do Costume e Alcoolemia no dia 22, e de David Carreira no dia 23, no Largo Brito Pais.
A apresentação do livro Moagem Industrial em Odemira: a firma Miranda, Lda, de António Martins Quaresma, esta terça-feira, 18, na Fábrica Miranda, o lançamento do livro Os Hamsters da Biblioteca, de Fernando Évora e Gonçalo Condeixa, e a abertura de uma exposição colectiva da associação de artistas plásticos Sopa dos Artistas, no dia 23, na Igreja da Misericórdia, são as restantes iniciativas do programa.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 08/03/2024
10 de março, o dia de
todas as decisões!
Domingo, 10 de março, é o dia de todas as decisões! Depois da demissão do primeiro-ministro (e consequente queda do Governo) em novembro, os portugueses preparam-se para ir a votos e escolher o futuro executivo que vai liderar os destinos do país, com PS e Aliança Democrática (que junta PSD, CDS-PP e PPM) em "luta renhida" para garantir a vitória.
05h00 - terça, 05/03/2024
Guia Michelin
recomenda restaurante
em Porto Covo
O restaurante Lamelas, da chef Ana Moura e situado em Porto Covo, no concelho de Sines, surge na lista dos estabelecimentos recomendados pelo "Guia Michelin da Península Ibérica", lançado no passada semana.
07h00 - sexta, 01/03/2024
Brigada do Mar
recolhe lixo marinho
no Alentejo Litoral
A Brigada do Mar promoveu, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, uma ação de descontaminação de lixo marinho nas praias entre Tróia e Sines, tendo inclusive recolhido recipientes de plásticos de combustível provenientes de atividades ilícitas, provavelmente do tráfico de droga.
07h00 - quinta, 29/02/2024
Carta de Qualificação
do Espaço Público de
Sines apresentada
A Câmara de Sines apresentou, no final da passada semana, o livro Carta de Qualificação do Espaço Público e Imagem da Cidade de Sines, com coordenação geral do presidente da autarquia, Nuno Mascarenhas, e coordenação técnica de Paula Teles.
07h00 - terça, 27/02/2024
Utentes de Sines
criticam acessibilidades
ao concelho
A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Sines considera que o concelho – e "principalmente" a cidade – está mal servido no que toca às acessibilidades rodoviárias e ferroviárias.

Data: 08/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial