00h00 - segunda, 17/04/2017

Concelho de Odemira
festeja Liberdade de Abril

Concelho de Odemira festeja Liberdade de Abril

Concertos de Xutos & Pontapés, Dengaz, Raquel Tavares e David Carreira, a exposição "Retratos do Cante" e actividades culturais e desportivas marcam o programa "Abril em Odemira", já a decorrer.
A iniciativa decorre até ao final deste mês e inclui iniciativas gratuitas em vários locais para evocar "os valores e ideais" da democracia, da liberdade e da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, explica a Câmara de Odemira.
Os "pontos altos" vão decorrer nos dias 24 e 25 de Abril, mas o "pontapé de saída" do programa foi dado no dia 4, com a abertura da exposição "Retratos do Cante", que inclui fotografias sobre o cante alentejano da autoria de seis fotógrafos amadores alentejanos e vai estar patente até dia 28 deste mês no Centro de Valorização Cultura Local em Odemira.
Na noite de dia 24, véspera do dia comemorativo dos 43 anos da Revolução dos Cravos, as iniciativas arrancam às 22h00, no Largo Brito Pais, com o concerto de Dengaz & Ahya Band. Segue-se o hastear da bandeira nacional ao som da Banda Filarmónica e do Grupo Coral de Odemira e a leitura de um poema, às 00h00, na Praça da República, um festival piro-musical e o concerto dos Xutos & Pontapés.
No dia 25 de Abril, haverá uma sessão solene da Assembleia Municipal de Odemira, às 10h30, no auditório da Biblioteca Municipal, um Festival de Folclore, às 16h00, no Cerro do Peguinho, e o concerto de Raquel Tavares, a partir das 22h00, no Largo Brito Pais.
O programa também vai incluir, até ao próximo dia 29 de Abril, iniciativas no âmbito da sexta edição do projecto "Abril, Leituras Mil", da Biblioteca Municipal de Odemira, para promover a leitura e assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro [ver última página].
Uma sessão de yoga para crianças, espectáculos e sessões de contos infantis, uma animação de leitura, a exposição "Grandes Vidas Portuguesas", a final do quinto Concurso de Leitura "Odemira a Ler+" e duas oficinas de escrita são iniciativas previstas no âmbito do projecto e que vão decorrer na biblioteca e no Jardim Sousa Prado.
O cine-teatro Camacho Costa também vai ser palco de várias iniciativas, como o concerto de Pedro Barroso no dia 19, um Encontro de Grupos Corais no dia 22, e o espectáculo da Escola de Música Tradicional de Odemira no dia 29.
A "banda sonora" do programa também vai incluir sessões dos DJ's Lighthouse e Djoana no dia 21, os concertos das bandas FaxRock, Suspeitos do Costume e Alcoolemia no dia 22, e de David Carreira no dia 23, no Largo Brito Pais.
A apresentação do livro Moagem Industrial em Odemira: a firma Miranda, Lda, de António Martins Quaresma, esta terça-feira, 18, na Fábrica Miranda, o lançamento do livro Os Hamsters da Biblioteca, de Fernando Évora e Gonçalo Condeixa, e a abertura de uma exposição colectiva da associação de artistas plásticos Sopa dos Artistas, no dia 23, na Igreja da Misericórdia, são as restantes iniciativas do programa.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 21/11/2017
Ambientalistas contra
petróleo no Sudoeste
Um total de 28 organizações e movimentos voltaram a reafirmar a sua oposição ao projecto do consórcio GALP/ ENI, que vis a prospecção e exploração de petróleo e gás no mar ao largo da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.
07h00 - terça, 21/11/2017
Câmara de Sines
diminui taxa de IMI
A Assembleia Municipal de Sines aprovou a proposta da Câmara para a redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2018, com a taxa a passar dos actuais 0,36% para 0,355%.
00h00 - sábado, 18/11/2017
Fotografia em debate no
Centro de Artes de Sines
"Que papel tem a fotografia na criação do nosso mundo?" é esta a questão colocada pela conferência "Fotografia em fuga", que se realiza neste sábado, 18, das 10h30 às 18h30, no Centro de Artes de Sines.
00h00 - sábado, 18/11/2017
Dias de arte para
bebés em Sines
Sessões de ioga, espectáculos de teatro e a apresentação de "contos cantados" são alguns dos destaques da segunda edição do "Bebés e Famílias às Artes", que se realiza neste fim-de-semana, 18 e 19, no Centro de Artes de Sines (CAS).
00h00 - sexta, 17/11/2017
Central termoeléctrica
de Sines fecha até 2030
O ministro do Ambiente garantiu esta quinta-feira, 16, na cidade alemã de Bona, que a central termoeléctrica de Sines, assim como a do Pego, irá ser encerrada até ao ano de 2030.

Data: 17/11/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial