00h00 - sexta, 21/04/2017

Xutos e muito mais na festa
da Liberdade em Odemira

Xutos e muito mais na festa da Liberdade em Odemira

Já lá vão (quase) 43 anos desde a madrugada escura em que o capitão Salgueiro Maia partiu com as suas tropas de Santarém para Lisboa para derrubar o cinzentismo que então dominava o país. A manhã na capital acordou limpa e, sobretudo, livre. A 25 de Abril de 1974 a liberdade chegou a Portugal e mais de quatro décadas de pois continua a ser celebrada na vila de Odemira com muitos concertos, cante alentejano, provas desportivas e cerimónias protocolares.
A iniciativa "Abril em Odemira" tem vindo a decorrer ao longo de todo o mês, mas os pontos altos das comemorações vão decorrer ao longo dos próximos dias. Já nesta sexta-feira, 21 de Abril, o palco montado no Largo Brito Pais recebe os DJs Lighthouse e Joana (22h00), enquanto no sábado, 23, actuam os grupos FaxRock, Suspeitos do Costume e Alcoolémia (22h00).
Também no sábado arranca o Toféu José Poeira em ciclismo e realiza-se um encontro de cante alentejano no cine-teatro Camacho Costa, com os grupos corais de Odemira, de São Luís, de Vila Nova de Milfontes e de Baleizão (15h00).
No domingo, 23, o dia fica marcado pelo espectáculo familiar "Karingana Reggae" (15h00 no Jardim Sousa Prado), pelo lançamento do livro Os hamsters da biblioteca, de Fernando Évora e Gonçalo Condeixa (18h00 na Igreja da Misericórdia), e pela inauguração de uma exposição colectiva da Sopa dos Artistas (18h30 na Igreja da Misericórdia). De noite, o grande destaque vai para o concerto de David Carreira no Largo Brito Pais (22h00).
O rapper Dengaz, acompanhado pela Ahya Band, abre às 10 da noite as "hostilidades" no programa de segunda-feira, 24. À meia-noite será hasteada a bandeira nacional no edifício da Câmara Municipal, cerimónia acompanhada pela banda filarmónica e pela leitura de um poema. E depois do espectáculo piro-musical sobem ao palco os Xutos & Pontapés.
Na terça-feira, 25 de Abril, as comemorações da "Revolução dos Cravos" começam às 10h00, com uma sessão solene da Assembleia Municipal, a que se segue a formatura das duas corporações de bombeiros do concelho e da Liga de Combatentes junto aos Paços do Concelho. De tarde, às 16h00, o Cerro do Peguinho recebe um festival de folclore, com os ranchos de Fortios (Portalegre), de Danças Ribatejanas (Santarém), da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes e de Odiáxere. E à noite, às 22h00, o fado de Raquel Tavares vai fazer ouvir-se no Largo Brito Pais.
Até final da semana, o programa do "Abril em Odemira" conta ainda com o V Concurso de Leitura "Odemira a Ler+" (27 de Abril), um espectáculo da Escola de Música Tradicional de Odemira (29 de Abril) e o 37º Circuito de Atletismo "Vila de Odemira" (30 de Abril).


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 26/09/2018
PS assinala 20 anos
de poder em Odemira
Foi há 20 anos que o Partido Socialista venceu pela primeira vez as eleições Autárquicas no concelho de Odemira, iniciando então um percurso de vitórias (a última das quais há quase um ano, a 1 de Outubro de 2017) que a Concelhia local do partido vai assinalar ao longo dos próximos dois meses com diversas iniciativas.
07h00 - terça, 25/09/2018
"Sonoridades & Sabores"
regressa em Novembro
O roteiro "Sonoridades & Sabores" regressa ao interior do concelho de Odemira no próximo mês de Novembro, no sentido de valorizar e promover as tradições do cante ao despique e baldão e da viola campaniça ao longo de tardes culturais com muita música e petiscos.
07h00 - terça, 25/09/2018
Rácio para pessoal auxiliar
em Odemira é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começou com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora da Educação na Câmara Municipal local.
21h34 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
entram a perder na época
Odemirense e Praia de Milfontes entraram de "pé esquerdo" na Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja, ao perderem os seus jogos na ronda inaugural da nova prova do calendário de 2018-2019.
20h35 - domingo, 23/09/2018
Vitórias checas na Taça
do Mundo de Orientação
Os checos Kryztof Bogar e Martina Tinkovska foram os grandes vencedores da ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, que terminou neste domingo, 23, na vila de Odemira, depois de três dias muita competição e adrenalina.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial