07h00 - sexta, 19/05/2017

António Costa elogia
agricultura em Odemira

António Costa elogia agricultura em Odemira

O primeiro-ministro considera que o concelho de Odemira é um bom exemplo de valorização do território no seu "uso múltiplo", dada a capacidade que tem revelado na conciliação da qualidade ambiental com o turismo e uma actividade agrícola crescente, produtiva e (sobretudo) rentável. Uma opinião que António Costa confirmou no terreno no passado dia 15 de Maio, durante a visita que fez às explorações agrícolas da Vitacress Portugal, em Boavista dos Pinheiros, e da Maravilha Farms, perto da Zambujeira do Mar, empresas que anunciaram novos investimentos no concelho.
"Naquele que é o maior concelho do país é essencial conseguirmos combinar a preservação do ambiente e a sua valorização como suporte de actividades como o Turismo, como também sabê-lo aproveitar para outras actividades como as actividades agrícolas", defendeu António Costa.
Este quadro levou o primeiro-ministro a elogiar o esforço de diálogo que tem vindo a ser feito entre todas as partes, dos serviços do Estado à autarquia passando pelos empresários, por forma a ser possível ter "uma compatibilização óptima dos diferentes recursos" que o concelho proporciona.
"Estamos no maior concelho do país em área e onde há espaço para podermos aproveitar o melhor possível as diferentes oportunidades que este território nos oferece. Obviamente que a preservação da qualidade ambiental é essencial. Sem essa qualidade ambiental não haveria turismo: nem de praia nem ao longo de todo o ano. E sem qualidade ambiental não teremos agricultura de qualidade. Portanto, não há aqui nenhum antagonismo entre desenvolver a agricultura e preservar o ambiente", afiançou em declarações ao "SW".
António Costa acrescentou ainda que a actividade agrícola no concelho de Odemira é um retrato da agricultura a nível nacional. "Portugal tornou-se, efectivamente, um país onde a agricultura dá um contributo muito forte para o crescimento económico e, sobretudo, para o crescimento nas exportações", argumentou Costa, apontando aquela que considera ser a grande mudança de paradigma operada nos últimos anos nos campos portugueses: "o conhecimento aplicado à agricultura".
"Só a qualificação permite a inovação. E é através da inovação que podemos hoje estar a produzir espécies que há umas décadas não produzíamos", rematou.

"Momento de grande relevo"
Para o presidente da Câmara de Odemira, a visita do primeiro-ministro foi um momento de "grande relevo para o concelho". Mas também "um grande estímulo" para todos os que ajudaram a fazer de Odemira "uma das regiões mais importantes na estratégia de negócio de várias empresas nacionais e estrangeiras na produção de hortícolas, florícolas e, muito em especial, de pequenos frutos", acrescentou José Alberto Guerreiro durante o seu discurso na cerimónia realizada na Quinta da Bica, propriedade da Maravilha Farms.
Uma ocasião que o autarca odemirense aproveitou para lembrar que em 2015 o Município criou um grupo de trabalho, no sentido de possibilitar a "combinação das estratégias empresariais locais com a gestão activa da área protegida em que se insere".
"Podemos e devemos desenvolver sustentavelmente o concelho", argumentou José Alberto Guerreiro, apelando ao Governo para que colabore na "resolução de questões essenciais à actividade agrícola", casos de uma solução para o alojamento temporário nas explorações agrícolas ou da declaração de interesse público requerida para melhorar a rede de caminhos no perímetro de rega do Mira.
"Um território sem empreendedores não gera actividades e sem estas nenhum território atrai ou fixa pessoas. Em consequência, sem pessoas, os territórios acabarão por definhar… O nosso papel é – e será – contrariar esse cenário", concluiu.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
"CantAutores" cantam
Abril em Odemira
O cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta sexta-feira, 20, o grupo "CantAutores", que vai cantar Abril e homenagear os grandes artistas de intervenção ao longo do seu espectáculo.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Alunos promovem
projectos sobre o Mira
"Conhecer para Preservar", dos alunos do terceiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Colos, e "Pequeno Documentário sobre o rio Mira", dos estudantes do secundário do Agrupamento de Escolas de Odemira, foram os projectos aprovados pelos respresentantes das várias escolas do concelho e pelos deputados municipais durante a sessão extraordinária da Assembleia Municipal Jovem de Odemira, que decorreu no final de Março em Sabóia, no âmbito das "Jornadas Escolares 2018".
07h00 - quinta, 19/04/2018
Zmar reduz consumos
energéticos em 2017
O Zmar Eco Resort conseguiu reduzir os consumos de electricidade e de gás durante o ano de 2017, adiantou ao "SW" fonte da unidade turística situada perto da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.
07h00 - quinta, 19/04/2018
Festas de Maio 2018
já têm programa
Está fechado o programa da 28ª edição das "Festas de Maio", que vão decorrer no final do mês na aldeia de Amoreiras-Gare, no concelho de Odemira, juntamente com a XV Feira do Interior do Concelho de Odemira.
07h00 - quinta, 19/04/2018
Presidente da Junta
de Milfontes elogia Polis
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes considera que as obras de requalificação que foram realizadas em Vila Nova de Milfontes pela Sociedade Polis Sudoeste, e também pela Câmara de Odemira, foram "estruturantes".

Data: 13/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial