00h00 - sexta, 11/08/2017

Seca causa problemas em Relíquias e Luzianes

Seca causa problemas em Relíquias e Luzianes

A seca já afecta quase 80% do território nacional e também se faz sentir no abastecimento de água interior do concelho de Odemira. Os casos mais graves verificam-se em algumas aldeias e pequenos lugares das freguesias de Relíquias e Luzianes-Gare, onde os reservatórios já estão a ser abastecidos através de autotanques para que a água não falte nas torneiras.
"O sistema de Relíquias tem tido sempre fragilidades, pois está baseado em captações subterrâneas e isso motiva alguma preocupação. Tal como o sistema de Luzianes-Gare", adianta ao "SW" o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, que tem vindo a acompanhar a situação de perto. "Todos os responsáveis políticos em Portugal estão preocupados nesta altura com a questão da seca", diz.
O autarca considera que a solução para este problema passa pela construção de novos sistemas de abastecimento nestas freguesias, com ligação a barragens que garantam água em quantidade mesmo em tempo de seca, à imagem do que sucedeu há cerca de um ano com o sistema de Pereiras-Gare, ligado a Santa Clara.
"Pereiras-Gare tem agora uma garantia que água que nos tranquiliza", vinca José Alberto Guerreiro, que espera ver o mesmo suceder com os sistemas de Luzianes-Gare e de Relíquias. E nesse plano não poupa nas críticas à empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA).
"Os sistemas de Luzianes e de Relíquias continuam com muitas dificuldades no abastecimento, porque as ligações previstas nos respectivos contratos ainda não foram concretizadas. E é natural que a AgdA tenha nestas circunstâncias que recorrer ao reforço do abastecimento a partir do transporte de água em autotanques", frisa o presidente da Câmara de Odemira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/09/2017
Cavaleiro ganha
Supertaça do Inatel
A equipa de futebol do CDC Cavaleiro, do concelho de Odemira, conquistou neste fim-de-semana o primeiro troféu da época 2017-2018, ao ganhar a Supertaça do Inatel.
00h00 - domingo, 17/09/2017
"Arte no Rio" para
ver em Odemira
A Sopa dos Artistas/Associação Local de Artistas Plásticos inaugura neste domingo, 17, pelas 18h00, na igreja da Misericórdia, em Odemira, a exposição colectiva "Arte no Rio".
00h00 - domingo, 17/09/2017
Simpósio Internacional
de Escultura em Odemira
A vila de Odemira recebe a partir deste domingo, 17, a sexta edição do Simpósio Internacional de Escultura de Odemira, promovido em parceria pela associação Sopa dos Artistas, Câmara de Odemira e Escola Secundária de Odemira.
00h00 - sábado, 16/09/2017
Festival do Achigã
em Santa Clara-a-Velha
Gastronomia, artesanato, animação infantil e espectáculos musicais são os destaques do IX Festival do Achigã, que decorre neste fim-de-semana, dias 16 e 17, na aldeia de Santa Clara-a-Velha (Odemira).
00h00 - sábado, 16/09/2017
Artes do Mediterrâneo
para ver em Odemira
A vila de Odemira recebe neste fim-de-semana a passagem do XXV Festival "Sete Sóis Sete Luas", iniciativa que tem entradas livres e integra o programa do evento "Setembro Cultural", promovido pela autarquia local.

Data: 08/09/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial