00h00 - sexta, 11/08/2017

Seca causa problemas em Relíquias e Luzianes

Seca causa problemas em Relíquias e Luzianes

A seca já afecta quase 80% do território nacional e também se faz sentir no abastecimento de água interior do concelho de Odemira. Os casos mais graves verificam-se em algumas aldeias e pequenos lugares das freguesias de Relíquias e Luzianes-Gare, onde os reservatórios já estão a ser abastecidos através de autotanques para que a água não falte nas torneiras.
"O sistema de Relíquias tem tido sempre fragilidades, pois está baseado em captações subterrâneas e isso motiva alguma preocupação. Tal como o sistema de Luzianes-Gare", adianta ao "SW" o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, que tem vindo a acompanhar a situação de perto. "Todos os responsáveis políticos em Portugal estão preocupados nesta altura com a questão da seca", diz.
O autarca considera que a solução para este problema passa pela construção de novos sistemas de abastecimento nestas freguesias, com ligação a barragens que garantam água em quantidade mesmo em tempo de seca, à imagem do que sucedeu há cerca de um ano com o sistema de Pereiras-Gare, ligado a Santa Clara.
"Pereiras-Gare tem agora uma garantia que água que nos tranquiliza", vinca José Alberto Guerreiro, que espera ver o mesmo suceder com os sistemas de Luzianes-Gare e de Relíquias. E nesse plano não poupa nas críticas à empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA).
"Os sistemas de Luzianes e de Relíquias continuam com muitas dificuldades no abastecimento, porque as ligações previstas nos respectivos contratos ainda não foram concretizadas. E é natural que a AgdA tenha nestas circunstâncias que recorrer ao reforço do abastecimento a partir do transporte de água em autotanques", frisa o presidente da Câmara de Odemira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 17/07/2018
AM Odemira aprova
moções do Bloco
Os eleitos na Assembleia Municipal de Odemira aprovaram, por unanimidade, duas moções apresentadas pelo Bloco de Esquerda (BE), uma contra a prospecção de petróleo e outra contra a utilização de glifosato.
07h00 - terça, 17/07/2018
Atendimento alargado na
Segurança Social de Odemira
Humanizar e optimizar os serviços, reduzir os tempos de espera e aumentar a eficácia na capacidade de resposta: são estes os objectivos da Segurança Social com as mudanças que vai introduzir no seu Serviço Local de Atendimento de Odemira a partir do dia 23 de Julho.
07h00 - terça, 17/07/2018
Canoístas "ligaram"
Milfontes a Porto Covo
Os clubes de canoagem do concelho de Odemira celebraram um total de quatro vitórias na quarta etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar, que decorreu no sábado, 14, no Alentejo Litoral.
00h00 - segunda, 16/07/2018
Odemira mantém apoio
à integração de migrantes
A Câmara de Odemira, a TAIPA e uma série de parceiros assinaram na passada semana um protocolo de colaboração para dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) no concelho.
00h00 - domingo, 15/07/2018
Prova de BTT em Amoreiras-Gare
O Grupo Desportivo e Recreativo de Amoreiras-Gare promove neste domingo, 15, a 12ª edição da "Rota do Medronho em BTT", prova que integra a Taça Concelhia de Odemira de BTT em 2018.

Data: 06/07/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial