00h00 - sexta, 11/08/2017

Seca causa problemas em Relíquias e Luzianes

Seca causa problemas em Relíquias e Luzianes

A seca já afecta quase 80% do território nacional e também se faz sentir no abastecimento de água interior do concelho de Odemira. Os casos mais graves verificam-se em algumas aldeias e pequenos lugares das freguesias de Relíquias e Luzianes-Gare, onde os reservatórios já estão a ser abastecidos através de autotanques para que a água não falte nas torneiras.
"O sistema de Relíquias tem tido sempre fragilidades, pois está baseado em captações subterrâneas e isso motiva alguma preocupação. Tal como o sistema de Luzianes-Gare", adianta ao "SW" o presidente da Câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro, que tem vindo a acompanhar a situação de perto. "Todos os responsáveis políticos em Portugal estão preocupados nesta altura com a questão da seca", diz.
O autarca considera que a solução para este problema passa pela construção de novos sistemas de abastecimento nestas freguesias, com ligação a barragens que garantam água em quantidade mesmo em tempo de seca, à imagem do que sucedeu há cerca de um ano com o sistema de Pereiras-Gare, ligado a Santa Clara.
"Pereiras-Gare tem agora uma garantia que água que nos tranquiliza", vinca José Alberto Guerreiro, que espera ver o mesmo suceder com os sistemas de Luzianes-Gare e de Relíquias. E nesse plano não poupa nas críticas à empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA).
"Os sistemas de Luzianes e de Relíquias continuam com muitas dificuldades no abastecimento, porque as ligações previstas nos respectivos contratos ainda não foram concretizadas. E é natural que a AgdA tenha nestas circunstâncias que recorrer ao reforço do abastecimento a partir do transporte de água em autotanques", frisa o presidente da Câmara de Odemira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 23/10/2017
Bombeiros de Odemira
com "casa arrumada"
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Odemira (BVO) acaba de celebrar 82 anos de serviço e o seu presidente garante que a instituição está em franca recuperação, depois dos graves problemas – sobretudo financeiros – que a afectaram num passado recente.
00h00 - segunda, 23/10/2017
Rastreio ao cancro
da mama em Milfontes
A unidade móvel do Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro vai estar a partir desta segunda-feira, 23, em Vila Nova de Milfontes, para a campanha de rastreio do cancro da mama que decorre no concelho de Odemira.
18h08 - domingo, 22/10/2017
Praia de Milfontes
arrasador e líder
Arrasador! O Praia de Milfontes continua a liderar o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja, depois de neste domingo, 22, ter derrotado em Castro Verde o Castrense "B" por um indiscutível 0-8.
00h00 - domingo, 22/10/2017
Praia de Milfontes defende
liderança em Castro Verde
A equipa do Praia de Milfontes desloca-se neste domingo, 22 de Outubro, a Castro Verde, onde vai defender a liderança no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja diante do Castrense "B".
00h00 - domingo, 22/10/2017
Canoagem de mar entre
Porto Covo e Milfontes
A costa do Alentejo Litoral recebe neste domingo, 22 de Outubro, uma prova de canoagem de mar entre a ilha do Pessegueiro (Porto Covo) e a praia da Franquia, em Vila Nova de Milfontes.

Data: 20/10/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial