00h00 - sexta, 18/08/2017

Cerveja de Sabóia
com sabor a Alentejo

Cerveja de Sabóia com sabor a Alentejo

Imagine chegar ao balcão de um café, num dia de calor, e pedir uma cerveja de pão alentejano e aguardente de medronho, com alecrim ou com orégãos… Esquisito? É provável que pense que sim. Mas são estes os sabores que pode encontrar nas novas cervejas artesanais AleN'Tejo, um projecto que está a nascer na aldeia de Sabóia, no concelho de Odemira, pelas mãos de Sérgio Rodrigues, de 38 anos, que há muito tinha o hobby de produzir cerveja em casa.
Tudo começou há cerca de dois anos, quando Sérgio, a mulher e os filhos deixaram para trás Lisboa e decidiram ir viver para a terra da sua mãe, Sabóia. "Tínhamos facilidade em trabalhar em casa e então fizemos as malas com os miúdos", recorda ao "SW", explicando que a ideia do casal passava pela criação de um projecto agrícola e uma destilaria, visando a produção de aguardente de medronho.
O projecto agrícola ainda não avançou, "porque estas coisas demoram mais tempo a ser colocados em prática", conta Sérgio Rodrigues, que entretanto se apercebeu das semelhanças entre a produção de aguardente de medronho e de cerveja. E assim nasceu o projecto da AleN'Tejo ("ale" é a palavra alemã para cerveja). "Acabámos por recuperar uma casa que estava em ruínas e já temos o espaço para funcionar a fábrica. Só dependemos agora de algumas burocracias, licenciamentos e afins", diz.
Para a sua produção Sérgio Rodrigues recorreu ao que mais tradicional há na região. E assim criou quatro cervejas completamente surpreendentes. "Temos uma Cream Ale com alecrim, uma Pale Ale com orégãos, uma Blonde Ale com sementes de coentros e uma Stout [cerveja preta] com pão caseiro alentejano e aguardente de medronho chamada 'Punkaseiro'… Portanto estamos a tentar enaltecer o que é regional dentro de estilos [de cerveja] que já estão definidos", adianta.
A produção a "sério" da AleN'Tejo só deverá começar lá para Setembro, mas a cerveja artesanal produzida em Sabóia já está disponível nas lojas Rural Store e em diversos restaurantes da região e do Algarve. E o sucesso está a ser enorme!
"Não há para as encomendas! [risos] A resposta tem sido boa e vamos tentar produzir para corresponder às exigências dos clientes", observa Sérgio Rodrigues, que ainda assim não pensar em produzir milhares e milhares de litros de cerveja na sua fábrica em Sabóia.
"A ideia não é fazer uma coisa megalómana, mas sim ter uma produção limitada, artesanal e com qualidade. Porque não queremos aumentar a produção e deixar de respeitar o que é essencial", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial