10h00 - quinta, 07/09/2017

Sines debate a
história portuária

Sines debate a história portuária

A Câmara de Sines, através do Arquivo Municipal, promove a partir desta quinta-feira, 7, o colóquio "Sines, o Porto e o Mar. História e Património", que contará com a presença de vários investigadores portugueses e internacionais. A iniciativa prolonga-se até sábado, 9, no Centro de Artes e conta com a colaboração de diversos parceiros locais e nacionais, entre os quais a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.
De acordo com a autarquia, durante o colóquio "serão apresentados os resultados dos vários projectos de investigação em curso no que respeita os temas das rotas marítimas e comércio intercontinental, o património portuário português e a problemática da escravatura". "Em destaque estará também o porto de Sines e a história social do concelho", acrescenta a mesma fonte.
A par do colóquio, estará patente no piso 0 do Arquivo Municipal, no Centro de Artes de Sines, a exposição "Os Africanos em Portugal: História e Memória (XV – XXI)", da autoria de Isabel Castro Henriques e organizada pelo Comité Português do Projecto UNESCO "A Rota do Escravo" e da Comissão Nacional da UNESCO. A presença africana em Sines será recordada também através de uma pequena mostra integrada na exposição.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/06/2018
Sines: Exposição sobre
comissões de moradores
A central rermoeléctrica de Sines tem patente a exposição "Comissões de Moradores do Concelho de Sines: da tradição à modernidade", um projecto da Câmara de Sines no âmbito programa "Tradições", da EDP.
07h00 - segunda, 18/06/2018
Nova central eólica
avança em Sines
O concelho de Sines vai ter uma nova central eólica com uma potência de 60 megawatts, investimento avaliado em 95 milhões de euros que já recebeu "luz verde" por parte do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
00h00 - sábado, 16/06/2018
"Terras Sem Sombra"
no concelho de Sines
A edição de 2018 do festival "Terras Sem Sombra" chega neste fim-de-semana, dias 16 e 17 de Junho, ao concelho de Sines, numa organização da associação Pedra Angular, em parceria com diversos municípios do Alentejo.
07h00 - sexta, 15/06/2018
Sines recebe
Feira do Mar
A "economia do mar" vai voltar a estar em destaque na cidade de Sines, que neste fim-de-semana, dias 15 a 17 de Junho, recebe a terceira edição da Feira do Mar, certame promovido pelo Sines Tecnopólo e pela autarquia local.
07h00 - quarta, 13/06/2018
Nova Direcção da
AVAL eleita em Sines
A professora Cristina Teixeira é a nova presidente da Associação de Voleibol do Alentejo e Agarve (AVAL), que tem sede em Castro Verde, sucedendo no cargo a António Brito.

Data: 08/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial