07h00 - quarta, 11/10/2017

Prisão feminina de
Odemira é para fechar

Prisão feminina de Odemira é para fechar

O Governo pretende avançar com o encerramento do Estabelecimento Prisional Feminino de Odemira, segundo o relatório sobre o sistema prisional e tutelar divulgado recentemente pelo Ministério da Justiça. O documento prevê, entre outras, o encerramento faseado de oito prisões em todo o país, incluindo a de Odemira, devido à sua "vetustez, situação patrimonial e redundância geográfica".
O relatório considera que o Estabelecimento Prisional de Odemira não tem "viabilidade de ampliação", ainda que apresente um estado de conservação "aceitável". Contudo, em matéria de instalações eléctricas e de infra-estruturas, o edifício apresenta condições consideradas "deficientes".
Além do mais, aquando da elaboração do relatório, a 10 de Maio de 2017, a cadeia de Odemira contava com 52 reclusas (uma taxa de ocupação de 92,85% face à lotação oficial, que são 56 mulheres), das quais apenas sete eram do distrito de Beja e 30 eram provenientes do Algarve.
Além do mais, continua o relatório, "Odemira tem juízo de competência genérica, mas é na Comarca/ Distrito de Faro que se situam os juízos centrais criminais e de instrução criminal e é no distrito de Faro - nos municípios de Faro e Portimão - que se encontram as unidades da Polícia Judiciária, obrigando a longos e dispendiosos movimentos de transporte".
Por tudo isto, "deve ser encontrada no Algarve a solução alternativa a Odemira", conclui o relatório do Ministério da Justiça.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 21/09/2018
Normalidade no arranque das aulas em Odemira
Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Rácio para o pessoal
auxiliar é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começa com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora Telma Guerreiro.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Craques da orientação
"à prova" em Odemira
Neste fim-de-semana Odemira vai ser a "capital mundial" da orientação em BTT! Tudo porque o concelho recebe, entre sexta-feira e sábado, dias 21 a 23 de Setembro, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que juntará cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países de várias latitudes, entre os quais perto de meia centena de portugueses.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Festival do Polvo na
Zambujeira do Mar
"Prove aqui o melhor polvo do mundo": é este o desafio lançado a todos os que neste fim-de-semana, 21 a 23 de Setembro, visitem a Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Taça do Mundo de Orientação em BTT em Odemira
A vila de Odemira recebe a partir desta quinta-feira, 20 de Setembro, os cerca de 200 participantes, provenientes de 15 países, na final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, prova que se prolonga até domingo.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial