07h00 - quarta, 11/10/2017

Prisão feminina de
Odemira é para fechar

Prisão feminina de Odemira é para fechar

O Governo pretende avançar com o encerramento do Estabelecimento Prisional Feminino de Odemira, segundo o relatório sobre o sistema prisional e tutelar divulgado recentemente pelo Ministério da Justiça. O documento prevê, entre outras, o encerramento faseado de oito prisões em todo o país, incluindo a de Odemira, devido à sua "vetustez, situação patrimonial e redundância geográfica".
O relatório considera que o Estabelecimento Prisional de Odemira não tem "viabilidade de ampliação", ainda que apresente um estado de conservação "aceitável". Contudo, em matéria de instalações eléctricas e de infra-estruturas, o edifício apresenta condições consideradas "deficientes".
Além do mais, aquando da elaboração do relatório, a 10 de Maio de 2017, a cadeia de Odemira contava com 52 reclusas (uma taxa de ocupação de 92,85% face à lotação oficial, que são 56 mulheres), das quais apenas sete eram do distrito de Beja e 30 eram provenientes do Algarve.
Além do mais, continua o relatório, "Odemira tem juízo de competência genérica, mas é na Comarca/ Distrito de Faro que se situam os juízos centrais criminais e de instrução criminal e é no distrito de Faro - nos municípios de Faro e Portimão - que se encontram as unidades da Polícia Judiciária, obrigando a longos e dispendiosos movimentos de transporte".
Por tudo isto, "deve ser encontrada no Algarve a solução alternativa a Odemira", conclui o relatório do Ministério da Justiça.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 18/04/2018
Crianças de Santiago
alertadas para sismos
Cerca de 500 crianças de 15 escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância do concelho de Santiago do Cacém estão a participar, desde a passada semana, em sessões de sensibilização sobre sismos e comportamentos de auto-protecção.
07h00 - terça, 17/04/2018
Câmara de Santiago
aprova contas de 2017
A Câmara de Santiago do Cacém aprovou no final da passada semana, por maioria, a Prestações de Contas relativa ao ano de 2017, que revela uma despesa global de 9,2 milhões de euros e uma receita de 27,6 milhões.
00h00 - sexta, 13/04/2018
Saúde: CIMAL
reuniu com utentes
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) reuniu esta semana com a Comissão de Utentes do Litoral Alentejano, numa iniciativa que abordou os cuidados de saúde prestados na região.
07h00 - terça, 10/04/2018
Escola Básica das
Ermidas inaugurada
A Câmara de Santiago do Cacém inaugurou nesta segunda-feira, 9, as obras de ampliação e renovação da Escola Básica de primeiro ciclo de Ermidas-Sado, investimento avaliado em cerca de 400 mil euros.
07h00 - terça, 10/04/2018
REN entrega
viatura à Cercisiago
A empresa Redes Energéticas Nacionais (REN) doou à Cercisiago-Cooperativa de Educação e Reabilitação do Litoral Alentejano, de Santiago do Cacém, uma viatura para apoio domiciliário e acompanhamento de doentes a consultas e exames médicos.

Data: 13/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial