00h00 - sexta, 17/11/2017

Selecção "era sonho"
de Ana Rita Viegas

Selecção "era sonho" de Ana Rita Viegas

Aos 27 anos, a atleta odemirense Ana Rita Viegas, que este ano representa o Estoril-Praia, é uma das 20 atletas eleitas pelo selecionador Francisco Neto, para os jogos da Selecção Nacional de futebol feminino que vai defrontar a Moldávia e Itália na qualificação para o Mundial de 2019, que decorre em França. Um so0nho tornado realidade, como afiança a atleta em entrevista ao "SW".

Como surgiu o gosto pelo futebol?
O futebol está presente na minha vida desde o momento que me lembro de ser gente. As primeiras recordações que tenho já são com a bola nos pés e tenho alguns episódios engraçados em bebé da minha cumplicidade com a bola de futebol. Esse gosto pelo futebol, e o desporto em geral, foi sendo aprimorado pela minha família, que desde sempre me incentivou para tal.

Quando e onde é que começou a jogar?
Iniciei-me no mundo do futebol no clube da minha terra, Odemirense, embora não existisse competição. Com o apoio do meu pai e um grande amigo nosso, formámos uma equipa que treinava duas vezes por semana, apenas por amor à camisola e paixão pela modalidade. Aí foi a primeira vez que integrei num plantel feminino. Até lá só podia treinar esporadicamente com os rapazes, uma vez que já nem tinha idade para entrar em competição com eles.

Como surgiu a possibilidade de ir para o Estoril?
Neste momento, o meu regresso ao Estoril veio após uma época colectivamente perfeita no Sporting Clube de Portugal, onde foram alcançados todos os objectivos estipulados para a equipa. No entanto, por questões profissionais e pessoais, tive de fazer algumas escolhas e terminei a minha ligação com o Sporting, um clube que me proporcionou vivências únicas! O Estoril-Praia sempre esteve bastante próximo, até porque foi um clube onde havia sido muito feliz anteriormente e de quem guardava um enorme respeito e admiração, como tal surgiu o convite de regressar a uma casa que me diz muito e não hesitei! Espero poder voltar a ser tão feliz no Estoril como já fui, as coisas têm corrido bem e esperamos alcançar os objectivos que estipulamos para esta época.

O que representa ser convocada para representar a Seleção Nacional?
Ter a oportunidade de representar a Selecção Nacional é sem dúvida o concretizar de um sonho que me acompanha desde criança. Qualquer atleta de qualquer modalidade ambiciona isso e esse foi um objectivo que tive sempre presente. Sabia o quão difícil seria, duvidei da possibilidade de um dia o alcançar perante as várias adversidades que iam surgindo, mas 'a persistência é o caminho do êxito'. Finalmente vou poder desfrutar desse momento. Estou radiante e certa de que darei o meu melhor em todos os momentos para representar o nosso país da melhor forma possível.

Qual o seu maior sonho no futebol?
No futebol ambicionava várias coisas, poder um dia jogar no meu clube de coração, que tive a sorte de o concretizar na época desportiva passada. Sem dúvida que o grande sonho, comum a grande parte das atletas de futebol, seria poder um dia representar a Selecção Nacional. E por isso sinto-me claramente a viver um sonho! A partir de agora quero poder continuar a trabalhar todos os dias para ser mais e melhor como atleta e pessoa e continuar a ser feliz a praticar este 'desporto-rei'!

A Selecção Nacional feminina joga dia 24 de Novembro (sexta-feira) no Estádio do Bonfim, em Setúbal, diante da Moldávia, e quatro dias depois, a 28, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, contra a Itália.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 24/02/2018
BDTECA de Odemira
revela vencedores de 2018
A Câmara de Odemira e a associação Sopa dos Artistas revelam neste sábado, 24, os vencedores do Concurso Nacional de Banda Desenhada, promovido no âmbito da XII BDTECA/ Mostra de Banda Desenhada de Odemira.
00h00 - sexta, 23/02/2018
Investimento de 3,9 milhões
no abastecimento em Odemira
A empresa AgdA – Águas Públicas do Alentejo vai reforçar a adução de água à zona poente do concelho de Odemira, num investimento avaliado em quase 3,9 milhões de euros que deve estar concretizado em 2019.
07h00 - quinta, 22/02/2018
Equipas de Odemira
já conhecem
adversários na Taça
A visita do Sabóia AC ao terreno do Praia de Milfontes, num dérbi do concelho de Odemira é um dos destaques dos quartos-de-final da Taça do Distrito de Beja, agendados para 18 de Março.
07h00 - quinta, 22/02/2018
Mulheres de Amoreiras-Gare
(en)cantam há duas décadas
Foi em 1998 que um grupo de mulheres da aldeia de Amoreiras-Gare, no concelho de Odemira, resolveu juntar-se para cantar as modas da meninice e dos quentes dias de ceifa.
07h00 - quarta, 21/02/2018
Câmara de Odemira
descentraliza reuniões
Envolver a população nas decisões políticas e na gestão do território é o grande objectivo da Câmara de Odemira com a realização de reuniões nas freguesias, no âmbito do programa municipal "Odemira Participa".

Data: 16/02/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial