00h00 - sexta, 17/11/2017

Amoreiras-Gare debate
campaniça e o baldão

Amoreiras-Gare debate campaniça e o baldão

O passado, o presente e (sobretudo) o futuro da viola campaniça e do canto ao baldão ou despique vai estar no centro das atenções ao longo deste sábado, 18, em Amoreiras-Gare. O Centro Social da aldeia do concelho de Odemira recebe a segunda edição de um colóquio sobre esta área do património do Alentejo, que juntará dezenas de investigadores e especialista ao longo do dia numa organização do recém-criado Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto a Despique, que junta a Câmara de Odemira à Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare (ADA) e Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras.
O colóquio, que tem os apoios do Inatel e do Grupo Desportivo Amoreirense, arranca às 10 da manhã, sendo que na sessão de abertura vão estar José Alberto Guerreiro (presidente da Câmara de Odemira) e João Pedro Vilhena (presidente da ADA).
Depois, a partir das 10h45, terá lugar o painel "A viola campaniça", moderado por Francisco Teixeira e que terá as intervenções de José Alberto Sardinho (etno-musicólogo), José Abreu (professor e tocador de viola campaniça), Pedro Mestre (músico e tocador de viola campaniça) e Daniel Luz (construtor de viola campaniça). E às 12h30 tem lugar a apresentação do Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto a Despique.
Da parte da tarde, pelas 14h30, realiza-se o debate "Cante a baldão e ao despique", com Maria José Barriga (investigadora), José Francisco Colaço Guerreiro (da Cortiçol), Antero Silva (dinamizador da cultura popular da região) e Manuel Graça (cantador a baldão e despique e poeta popular), numa conversa com moderação de Hélder Guerreiro.
A sessão de encerramento do colóquio está prevista para as 16h30, com a presença de Deolinda Seno Luís (vereadora da Câmara de Odemira) e Nuno Duarte (presidente da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras). E a partir das seis da tarde há música com os tocadores de viola campaniça de Amoreiras-Gare e com os cantadores a baldão presentes, acompanhados à viola campaniça por Carlos Loução.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial