07h00 - sexta, 01/12/2017

Saúde: Autarcas do Alentejo
Litoral querem reunir com Costa

Saúde: Autarcas do Alentejo Litoral querem reunir com Costa

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) solicitou uma reunião ao primeiro-ministro, no sentido de alertar António Costa para o agravamento da qualidade dos cuidados de saúde prestados pelo Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, que serve 98 mil habitantes.
De acordo com a CIMAL, o sub-financiamento do HLA, "cuja capitação define uma transferência de verbas insuficientes e proporcionalmente muito inferiores à esmagadora maioria das restantes unidades hospitalares, repercute-se não apenas ao nível da gestão, mas também na capacidade de atracção de recursos humanos, em especial médicos e enfermeiros, e na fixação de especialistas".
"A situação de fragilidade do HLA e da Unidade Local de Saúde, que engloba os centros e as extensões de Saúde de todo o Alentejo Litoral, tem vindo a degradar-se, podendo, a curto-prazo, comprometer ainda mais a prestação dos serviços à população", acrescenta a CIMAL.
Os autarcas lembram ainda que "ao longo dos últimos anos" têm desenvolvido "um conjunto de diligências com o objectivo de reverter esta situação e garantir a qualidade da prestação de cuidados primários e hospitalares na sub-região", aguardando igualmente nova audiência com o ministro da Saúde, solicitada em Outubro.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 25/09/2018
"Sonoridades & Sabores"
regressa em Novembro
O roteiro "Sonoridades & Sabores" regressa ao interior do concelho de Odemira no próximo mês de Novembro, no sentido de valorizar e promover as tradições do cante ao despique e baldão e da viola campaniça ao longo de tardes culturais com muita música e petiscos.
07h00 - terça, 25/09/2018
Rácio para pessoal auxiliar
em Odemira é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começou com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora da Educação na Câmara Municipal local.
21h34 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
entram a perder na época
Odemirense e Praia de Milfontes entraram de "pé esquerdo" na Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja, ao perderem os seus jogos na ronda inaugural da nova prova do calendário de 2018-2019.
20h35 - domingo, 23/09/2018
Vitórias checas na Taça
do Mundo de Orientação
Os checos Kryztof Bogar e Martina Tinkovska foram os grandes vencedores da ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, que terminou neste domingo, 23, na vila de Odemira, depois de três dias muita competição e adrenalina.
07h00 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
na Taça de Honra de Beja
As equipas do Odemirense e do Praia de Milfontes iniciam às 17h00 deste domingo, 23, a sua participação na nova Taça de Honra da 1ª divisão de Beja com a ambição de fazer o melhor possível, mas sem a "obsessão" de querer chegar a todo o custo à final a quatro da competição.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial