07h00 - sexta, 01/12/2017

Saúde: Autarcas do Alentejo
Litoral querem reunir com Costa

Saúde: Autarcas do Alentejo Litoral querem reunir com Costa

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) solicitou uma reunião ao primeiro-ministro, no sentido de alertar António Costa para o agravamento da qualidade dos cuidados de saúde prestados pelo Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, que serve 98 mil habitantes.
De acordo com a CIMAL, o sub-financiamento do HLA, "cuja capitação define uma transferência de verbas insuficientes e proporcionalmente muito inferiores à esmagadora maioria das restantes unidades hospitalares, repercute-se não apenas ao nível da gestão, mas também na capacidade de atracção de recursos humanos, em especial médicos e enfermeiros, e na fixação de especialistas".
"A situação de fragilidade do HLA e da Unidade Local de Saúde, que engloba os centros e as extensões de Saúde de todo o Alentejo Litoral, tem vindo a degradar-se, podendo, a curto-prazo, comprometer ainda mais a prestação dos serviços à população", acrescenta a CIMAL.
Os autarcas lembram ainda que "ao longo dos últimos anos" têm desenvolvido "um conjunto de diligências com o objectivo de reverter esta situação e garantir a qualidade da prestação de cuidados primários e hospitalares na sub-região", aguardando igualmente nova audiência com o ministro da Saúde, solicitada em Outubro.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 19/07/2018
Atleta de Ermidas na
Selecção de paraciclismo
O paraciclista Flávio Pacheco, de Ermidas-Sado (Santiago do Cacém), foi chamado à Selecção Nacional pela primeira vez e vai ao Campeonato do Mundo que decorre em Itália no início do próximo mês de Agosto.
07h00 - quarta, 18/07/2018
Obras de ampliação
nas Urgências do HLA
As obras de ampliação da Urgência Médico-cirúrgica do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém, devem estar concluídas no próximo mês de Outubro, adianta fonte da ARS do Alentejo.
00h00 - segunda, 16/07/2018
CM Santiago garante
nadadores-salvadores
para duas praias
A Câmara de Santiago do Cacém já assegurou a contratação dos nadadores-salvadores que vão estar de serviço neste Verão nas praias da Fonte do Cortiço e do Porto das Carretas.
07h00 - quinta, 12/07/2018
CM Santiago reforça
acção social escolar
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém já aprovou o reforço das medidas de acção social escolar e sócio-educativas para o próximo ano lectivo de 2018-2019.
00h00 - domingo, 08/07/2018
Concurso de fotografia
em Santiago do Cacém
Nuno Mateus, com o trabalho "As Muralhas", foi o vencedor do concurso de fotografia "Num instante, um novo olhar", organizado pela Câmara de Santiago do Cacém.

Data: 20/07/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial