10h00 - domingo, 31/12/2017

Alentejo Litoral:
Comunicação Social
elege os melhores de 2017

Alentejo Litoral: Comunicação Social elege os melhores de 2017

O presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, o jovem João Ludovico, de apenas 25 anos, foi eleito "Personalidade do Ano 2017" pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral.
João Ludovico foi eleito recentemente presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal, tornando-se assim no primeiro alentejano a liderar aquele órgão e no mais jovem do país. É também presidente da Associação dos Bombeiros do Cercal do Alentejo, no concelho de Santiago do Cacém, e, no último ano, conseguiu desbloquear a aprovação das verbas para as obras de reabilitação do atual quartel da corporação. Assume ainda o cargo de presidente da Sociedade da Juventude Cercalense que, em 2017, realizou obras na sede da sociedade e recuperou o espaço jovem que passou a prestar apoio a cerca de 30 jovens.
Na mesma eleição, os órgãos de comunicação social da região, escolheram o evento Sines Tall Ships Festival, que se realizou em Sines, entre 28 de Abril e 1 de Maio, como "Acontecimento do Ano".
Na "Distinção Comunicação Social do Litoral Alentejano" foram ainda criadas quatro categorias: "Inovação", "Solidariedade", "Desporto" e "Cultura".
Na categoria "Inovação", a vencedora foi a Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, pela criação do primeiro vinho maturado no fundo do mar ao largo de Sines. Na categoria "Solidariedade" foi distinguida a Paróquia de Santa Maria (Vila Nova de Santo André), pelo constante trabalho solidário no centro de dia, apoio domiciliário, lar para Jovens e no trabalho na Cáritas, além de participação em iniciativas solidárias, como a de apoio às vítimas dos incêndios no centro do país.
Na categoria "Desporto" foi eleito o Hóquei Clube de Grândola, pela subida à 1ª divisão nacional, tornando-se na única equipa do Litoral Alentejano a jogar neste escalão. E na categoria "Cultura", o realizador siniense Vicente Alves do Ó foi o escolhido pelos órgãos de comunicação social da região pela realização e estreia do filme sobre o poeta Al Berto.
Na "Personalidade do Ano", Vicente Alves do Ó e José António Falcão foram alguns dos nomeados. No "Acontecimento do Ano" as escolhas também recaíram na seca e consequências para a região e para a Mostra Internacional de Teatro de Santo André.
O "Orçamento Participativo" de Odemira e o "Odemira Empreende", na categoria "Inovação"; a Associação TAIPA na categoria "Solidariedade"; a futebolista Ana Rita Viegas (de Odemira) e a atleta siniense Ana Sofia Sousa (natação) na categoria "Desporto"; e o Festival Músicas do Mundo de Sines, na categoria "Cultura", foram outros dos nomeados.
A lista de temas e nomes colocados a votação resultou da escolha de todos os órgãos de comunicação social do Litoral Alentejano, nomeadamente a Rádio Mirobriga (Santiago do Cacém), a Rádio Sines e Rádio Cidade Nova, os jornais "Sudoeste", "O Leme" e "Mercúrio" e jornalistas e foto-jornalistas freelancers que trabalham na região. Na votação final participaram ao todo 10 profissionais da comunicação social.
As distinções, criadas este ano pelos órgãos de comunicação social do Alentejo Litoral, que abrange os meios de rádio, televisão e imprensa, vão passar a ser anunciadas todos os anos.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sábado, 20/10/2018
Prémio do Conto
entregue em Santiago
A Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, recebe neste sábado, 20 de Outubro, pelas 16h00, a cerimónia de entrega do XII Prémio Nacional de Conto "Manuel da Fonseca".
07h00 - terça, 16/10/2018
Santiago contra
dejectos animais
A Câmara de Santiago do Cacém e as oito juntas de freguesia do concelho estão a indamizar uma campanha de sensibilização destinada aos detentores de animais visando a higiene dos espaços públicos.
07h00 - domingo, 07/10/2018
"Ultimate Obstacle
Challenge" em Santiago
A associação Os Chaparros BTT Team promove neste domingo, 7, a "Ultimate Obstacle Challenge", que vai decorrer em Santiago do Cacém e desafiar os participantes a oito quilómetros com 25 obstáculos para "os mais duros".
07h00 - quinta, 04/10/2018
Faltam 21 enfermeiros
nas Urgências do HLA
A Ordem dos Enfermeiros escreveu ao ministro da Saúde a denunciar a "grave carência" de enfermeiros no Serviço de Urgência do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, onde há 21 profissionais em falta.
07h00 - sábado, 29/09/2018
Centenário de fonte
e lavadouro em Alvalade
A Junta de Freguesia de Alvalade-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, assinala neste sábado, 29 de Setembro, o centenário da fonte e lavadouro da Bica, construídos pelos Caminhos-de-Ferro de Portugal em 1918.

Data: 19/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial