00h00 - segunda, 08/01/2018

Vasil Kapov eleito o
"Empreendedor do Ano"

Vasil Kapov eleito o "Empreendedor do Ano"

E o "Jovem Empreendedor do Ano" é… Vasil Kapov! Foi esta a distinção atribuída na "Gala Escolhas 2017" ao jovem búlgaro de 22 anos, que é dinamizador comunitário no projecto "ST.E6G", promovido na freguesia de São Teotónio pela TAIPA/ Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira. A iniciativa, que decorreu a 20 de Dezembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, premiou aqueles que ao longo do último ano se destacaram na sua envolvência com o programa "Escolhas" e Vasil acabou por ser um dos oito distinguidos.
"Fiquei contente, por ver o meu trabalho avaliado desta forma. Mas admito que fiquei surpreendido, pois não estava mesmo à espera", confidencia ao "SW" num português perfeito, considerando que o que talvez tenha feito a "diferença" tenha sido a sua motivação. "Estava muito motivado em desenvolver um projecto e, felizmente, consegui. Acho que foi por esse esforço da minha parte que acabei por receber o prémio", diz.
O projecto de que Vasil fala é o "Home TECH". Um serviço de apoio informático ao domicílio com preços reduzidos, idealizado pelo jovem búlgaro para apoiar os mais necessitados. "Nem toda a gente tem possibilidades de ir a uma loja de informática reparar os seus computadores, então pensei que era uma boa ideia fazê-lo ao domicílio e com preços reduzidos para todas as pessoas, até gratuito para certas pessoas", explica Vasil, não escondendo que tem tido "muito trabalho".
Vasil Dimitrov Kapov nasceu em Plovdiv, a segundo maior cidade da Bulgária, mas em 2009, quando tinha 14 anos, mudou-se para a costa Sudoeste do Alentejo, onde a família encontrou sustento nos trabalhos agrícolas. "Os meus pais vieram em busca de um futuro melhor para mim e para o meu irmão", conta o jovem.
Quase uma década depois, Vasil garante estar "completamente integrado" em Portugal e na vila de São Teotónio. E a sua experiência como emigrante tem sido importante no papel de dinamizador comunitário no projecto "ST.E6G", onde colabora há mais de ano e meio.
"Ajudo na integração dos estrangeiros, nomeadamente crianças dos seis aos 14 anos. Trabalhamos também com os pais, nomeadamente a ajudá-los na tradução de documentos para a Junta de Freguesia, para a Câmara ou para um banco", explica.
Portugal é hoje a "casa" de Vasil e é por aqui que prosseguir a sua vida, de preferência a trabalhar na área da Informática. "É uma coisa que sempre me fascinou. Desde pequeno que trabalho com computadores e já tenho alguma experiência. Tenho vários cursos na Cisco, no sentido de poder desenvolver os meus conhecimentos e, no futuro, arranjar qualquer coisa na área ou criar o meu próprio negócio", adianta ao "SW".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 25/06/2018
Comboios vão voltar a
parar em Amoreiras-Gare
Cinco de Agosto: é esta a data definida pela empresa Comboios de Portugal (CP) para o início das paragens do Intercidades na estação Amoreiras-Odemira, em Amoreiras-Gare.
00h00 - segunda, 25/06/2018
FACECO está
de volta em Julho
Falta pouco menos de um mês para mais uma edição da FACECO–Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.
00h00 - sexta, 22/06/2018
Memória(s) em palco
com "Desembosnar"
Anos atrás a expressão "desembosnar" era muito utilizada nos montes e aldeias do interior de Odemira quando se fala em desenvolver ou desencalhar.
00h00 - sexta, 22/06/2018
Vila de Colos
celebra São João
A vila de Colos recebe neste fim-de-semana, 22 a 24, mais uma edição da Feira de São João, promovida pela Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Colos com o apoio da Câmara de Odemira e da Junta de Freguesia de Colos.
00h00 - sexta, 22/06/2018
Canoístas do concelho de
Odemira em bom plano
Três canoístas do concelho de Odemira alcançaram no passado fim-de-semana o segundo lugar nas provas que disputaram no Campeonato Nacional de Maratona, em Ponte de Lima.

Data: 22/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial