00h00 - segunda, 08/01/2018

Vasil Kapov eleito o
"Empreendedor do Ano"

Vasil Kapov eleito o "Empreendedor do Ano"

E o "Jovem Empreendedor do Ano" é… Vasil Kapov! Foi esta a distinção atribuída na "Gala Escolhas 2017" ao jovem búlgaro de 22 anos, que é dinamizador comunitário no projecto "ST.E6G", promovido na freguesia de São Teotónio pela TAIPA/ Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira. A iniciativa, que decorreu a 20 de Dezembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, premiou aqueles que ao longo do último ano se destacaram na sua envolvência com o programa "Escolhas" e Vasil acabou por ser um dos oito distinguidos.
"Fiquei contente, por ver o meu trabalho avaliado desta forma. Mas admito que fiquei surpreendido, pois não estava mesmo à espera", confidencia ao "SW" num português perfeito, considerando que o que talvez tenha feito a "diferença" tenha sido a sua motivação. "Estava muito motivado em desenvolver um projecto e, felizmente, consegui. Acho que foi por esse esforço da minha parte que acabei por receber o prémio", diz.
O projecto de que Vasil fala é o "Home TECH". Um serviço de apoio informático ao domicílio com preços reduzidos, idealizado pelo jovem búlgaro para apoiar os mais necessitados. "Nem toda a gente tem possibilidades de ir a uma loja de informática reparar os seus computadores, então pensei que era uma boa ideia fazê-lo ao domicílio e com preços reduzidos para todas as pessoas, até gratuito para certas pessoas", explica Vasil, não escondendo que tem tido "muito trabalho".
Vasil Dimitrov Kapov nasceu em Plovdiv, a segundo maior cidade da Bulgária, mas em 2009, quando tinha 14 anos, mudou-se para a costa Sudoeste do Alentejo, onde a família encontrou sustento nos trabalhos agrícolas. "Os meus pais vieram em busca de um futuro melhor para mim e para o meu irmão", conta o jovem.
Quase uma década depois, Vasil garante estar "completamente integrado" em Portugal e na vila de São Teotónio. E a sua experiência como emigrante tem sido importante no papel de dinamizador comunitário no projecto "ST.E6G", onde colabora há mais de ano e meio.
"Ajudo na integração dos estrangeiros, nomeadamente crianças dos seis aos 14 anos. Trabalhamos também com os pais, nomeadamente a ajudá-los na tradução de documentos para a Junta de Freguesia, para a Câmara ou para um banco", explica.
Portugal é hoje a "casa" de Vasil e é por aqui que prosseguir a sua vida, de preferência a trabalhar na área da Informática. "É uma coisa que sempre me fascinou. Desde pequeno que trabalho com computadores e já tenho alguma experiência. Tenho vários cursos na Cisco, no sentido de poder desenvolver os meus conhecimentos e, no futuro, arranjar qualquer coisa na área ou criar o meu próprio negócio", adianta ao "SW".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 26/09/2018
PS assinala 20 anos
de poder em Odemira
Foi há 20 anos que o Partido Socialista venceu pela primeira vez as eleições Autárquicas no concelho de Odemira, iniciando então um percurso de vitórias (a última das quais há quase um ano, a 1 de Outubro de 2017) que a Concelhia local do partido vai assinalar ao longo dos próximos dois meses com diversas iniciativas.
07h00 - terça, 25/09/2018
"Sonoridades & Sabores"
regressa em Novembro
O roteiro "Sonoridades & Sabores" regressa ao interior do concelho de Odemira no próximo mês de Novembro, no sentido de valorizar e promover as tradições do cante ao despique e baldão e da viola campaniça ao longo de tardes culturais com muita música e petiscos.
07h00 - terça, 25/09/2018
Rácio para pessoal auxiliar
em Odemira é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começou com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora da Educação na Câmara Municipal local.
21h34 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
entram a perder na época
Odemirense e Praia de Milfontes entraram de "pé esquerdo" na Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja, ao perderem os seus jogos na ronda inaugural da nova prova do calendário de 2018-2019.
20h35 - domingo, 23/09/2018
Vitórias checas na Taça
do Mundo de Orientação
Os checos Kryztof Bogar e Martina Tinkovska foram os grandes vencedores da ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, que terminou neste domingo, 23, na vila de Odemira, depois de três dias muita competição e adrenalina.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial