00h00 - segunda, 05/02/2018

"Sabores com alma"
em Luzianes-Gare

"Sabores com alma" em Luzianes-Gare

A panela já ferve ao fogão, no ar há um cheiro adocicado, agradável, e dentro do grande recipiente há abóbora, açúcar, canela e outros ingredientes que, quando estiverem cozinhados, darão origem a um dos produtos mais vendidas pelo Centro de Transformação e Embalamento de Produtos Hortícolas da TAIPA: o doce de abóbora.
"Toda a gente gosta deste doce. E para ficar como queremos e como é mais genuíno, tem de estar ao lume muito tempo", confidencia ao "SW" Ângela Nobre, uma das duas trabalhadoras do centro.
Instalado na aldeia de Luzianes-Gare desde 2006, o Centro de Transformação e Embalamento de Produtos Hortícolas "nasceu" dois anos através da TAIPA – Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira. Foi no âmbito de um projecto candidatado ao programa comunitário Leader + e que teve o apoio da Câmara de Odemira, que cedeu o espaço e fez as obras necessários. No início o produto final era o "Cabaz da Horta", mas em 2006, findo o projecto, a ideia ganhou asas e surgiu o Centro.
"A ideia foi sempre aproveitar o excedente dos produtores, aumentando o seu rendimento familiar e potenciando o que o concelho de Odemira tem de bom, levando isso lá para fora", explica a presidente da TAIPA, Dora Guerreiro, revelando que desde então o Centro subsiste apenas com as receitas daquilo que comercializa.
Mas não se pense que do Centro apenas sai doce de abóbora. Das mãos de Ângela Nobre e Fernanda Lourenço saem um total de 14 variedades de compotas, assim como geleias, patés, massa de pimentão, piri-piri, temperos para saladas ou azeites aromatizados. Tudo com o selo "Alma da Nossa Terra" e o sabor genuíno do concelho de Odemira.
"A única coisa que temos de fora do concelho é a flor de sal, que aromatizamos com ervas daqui como orégãos ou tomilho", observa Dora Guerreiro, adiantando "o azeite aromatizado é um dos produtos mais vendidos, a par da malagueta".
E para onde vendem? De acordo com a presidente da TAIPA, os produtos "Alma da Nossa Gente" estão presentes na maior parte das unidades de turismo rural do concelho, assim como em algumas lojas gourmet de Lisboa, Porto, ilhas e até em Macau. O Centro tem ainda uma parceria com a loja "Rural Store" e com mais duas empresas nacionais ligadas ao sector.
Em síntese… há muito que fazer entre as quatro paredes do Centro. "Há alturas mais movimentadas que outras, mas há sempre trabalho. Esta altura do ano [Janeiro e Fevereiro] é que é sempre mais calma", admite Ângela Nobre.
Quase uma dúzia de anos depois da sua abertura, o Centro de Transformação e Embalamento de Produtos Hortícolas entra agora numa fase de novos desafios.
"Precisamos de inovar e de diferenciar, porque o mercado é muito exigente", justifica Dora Guerreiro, revelando que em 2018 irão ser lançados três novos produtos, ainda que dentro das gamas já existentes: duas aromatizações de azeite… e um doce de pimento!
Mas as ambições (e os desafios) do Centro não se ficam por aqui. "Queremos fazer umas pequenas obras, pois há equipamento que já está obsoleto e algumas adaptações a fazer", explica a presidente da TAIPA, admitindo que tudo isto deve passar por uma candidatura a fundos comunitários.
Nos planos do Centro está também o estabelecimento de novas parcerias, seja no plano da comercialização seja na área de criação de novos produtos. "Por exemplo, a Universidade de Évora já manifestou interesse em colaborar connosco", revela Dora Guerreiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".
07h00 - terça, 16/04/2024
Sines recorda
José Afonso neste
mês de abril
O Centro de Artes de Sines vai recordar, neste mês de abril, Zeca Afonso com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Fundo de Transição
Justa para o Alentejo
Litoral já tem site
O Fundo de Transição Justa para o Alentejo Litoral tem uma nova página oficial na Internet, em www.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial