00h00 - sábado, 03/02/2018

Projecto "GiraMundo"
quer integrar migrantes

Projecto "GiraMundo" quer integrar migrantes

Promover a integração dos residentes estrangeiros que vivam no concelho de Odemira através das expressões culturais, artísticas e desportivas e dar a conhecer o território onde agora vivem são os grandes objectivos do "GiraMundo".
O projecto é dinamizado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e arranca já neste sábado, 3, com uma viagem "à descoberta" da freguesia de São Luís.
"O 'GiraMundo' é um projecto de intervenção comunitária que promove a integração dos migrantes a residir, estudar ou a trabalhar no concelho de Odemira. O conceito 'GiraMundo' prende-se pelo movimento do mundo dentro de Odemira e Odemira a envolver-se neste crescimento de interacções interculturais", explica ao "SW" Teresa Barradas, da TAIPA.
De acordo com esta responsável, o projecto destina-se aos cidadãos de países terceiros, nomeadamente Bangladesh, Brasil, Índia, Nepal e Ucrânia, que residam no concelho, tendo como mais-valia promover "o relacionamento entre os migrantes e a comunidade local através da arte e cultura e desporto".
Teresa Barradas explica que o "GiraMundo" nasceu das "reflexões" e do "trabalho" que tem vindo a ser realizado no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Odemira, onde o objectivo é "criar pontes e melhorar o conhecimento na promoção de bem-estar dos migrantes e da comunidade em geral face a esta temática".
Nesse sentido, revela, o projecto vai apostar, por um lado, em viagens "à descoberta" do concelho e, por outro lado, nos ateliers "Integrar pela Arte". "A par desta vertente, o 'GiraMundo' também tem uma componente informativa e utiliza diferentes métodos para dar a conhecer às pessoas que cá chegam as regras, direitos e deveres do que é viver em Portugal", acrescenta.
O projecto é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e Integração (FAMI) e pelas empresas Lusomorango, Maravilha Farm's, Haygrove e Sudoberry, todas com actividade no concelho. Ligados ao "GiraMundo", como parceiros formais, estão igualmente o Município de Odemira, o Agrupamento de Escolas de São Teotónio, a Sociedade Recreativa S. Teotoniense, a associação desportiva Cautchú, o Grupo Desportivo Renascente de São Teotónio e a Junta de Freguesia de São Teotónio.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 23/05/2019
Atleta de Odemira
campeã de montanha
A atleta Ana Lourenço, do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO), sagrou-se campeã distrital de Montanha durante o campeonato realizado no passado domingo, 19 de Maio, em Serpa.
07h01 - segunda, 20/05/2019
Inscrições abertas
para as Brisas 2019
A Câmara de Odemira tem abertas até ao próximo dia 6 de Junho as inscrições para mais uma edição da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar que vai decorrer a 10 de Junho entre o Almograve e a Zambujeira do Mar.
07h00 - segunda, 20/05/2019
Jornada sem vitórias
para equipas de Odemira
A 21ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, realizada na tarde deste domingo, 19, teve um sabo amargo para as equipas do concelho de Odemira, sendo que nenhuma logrou somar os três pontos.
07h00 - quinta, 16/05/2019
Regadio no Mira com
taxa de utilização de 60%
Meio século após a construção da barragem de Santa Clara, estão a ser utilizados 60% dos cerca de 12 mil hectares abrangidos pelo Aproveitamento Hidroagrícola do Mira (AHM).
07h00 - quarta, 15/05/2019
Praias de Odemira com
mais três bandeiras azuis
No Verão de 2019 serão 12 as praias do concelho de Odemira a ostentar a Bandeira Azul, símbolo de qualidade e excelência ambiental atribuído pela ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa.

Data: 10/05/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial