00h00 - sábado, 03/02/2018

Projecto "GiraMundo"
quer integrar migrantes

Projecto "GiraMundo" quer integrar migrantes

Promover a integração dos residentes estrangeiros que vivam no concelho de Odemira através das expressões culturais, artísticas e desportivas e dar a conhecer o território onde agora vivem são os grandes objectivos do "GiraMundo".
O projecto é dinamizado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e arranca já neste sábado, 3, com uma viagem "à descoberta" da freguesia de São Luís.
"O 'GiraMundo' é um projecto de intervenção comunitária que promove a integração dos migrantes a residir, estudar ou a trabalhar no concelho de Odemira. O conceito 'GiraMundo' prende-se pelo movimento do mundo dentro de Odemira e Odemira a envolver-se neste crescimento de interacções interculturais", explica ao "SW" Teresa Barradas, da TAIPA.
De acordo com esta responsável, o projecto destina-se aos cidadãos de países terceiros, nomeadamente Bangladesh, Brasil, Índia, Nepal e Ucrânia, que residam no concelho, tendo como mais-valia promover "o relacionamento entre os migrantes e a comunidade local através da arte e cultura e desporto".
Teresa Barradas explica que o "GiraMundo" nasceu das "reflexões" e do "trabalho" que tem vindo a ser realizado no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Odemira, onde o objectivo é "criar pontes e melhorar o conhecimento na promoção de bem-estar dos migrantes e da comunidade em geral face a esta temática".
Nesse sentido, revela, o projecto vai apostar, por um lado, em viagens "à descoberta" do concelho e, por outro lado, nos ateliers "Integrar pela Arte". "A par desta vertente, o 'GiraMundo' também tem uma componente informativa e utiliza diferentes métodos para dar a conhecer às pessoas que cá chegam as regras, direitos e deveres do que é viver em Portugal", acrescenta.
O projecto é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e Integração (FAMI) e pelas empresas Lusomorango, Maravilha Farm's, Haygrove e Sudoberry, todas com actividade no concelho. Ligados ao "GiraMundo", como parceiros formais, estão igualmente o Município de Odemira, o Agrupamento de Escolas de São Teotónio, a Sociedade Recreativa S. Teotoniense, a associação desportiva Cautchú, o Grupo Desportivo Renascente de São Teotónio e a Junta de Freguesia de São Teotónio.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 12/08/2018
Feira de Agosto não
se realiza em Sines
Ao contrário dos anos anteriores, a Câmara de Sines não vai organizar em 2018 a tradicional Feira de Agosto devido ao "reduzido número de inscrições de vendedores".
07h00 - terça, 07/08/2018
Exposição no
Mercado de Sines
O Mercado Municipal de Sines vai ter patente, a partir desta terça-feira, 7, a exposição itinerante "Comissões de Moradores do Concelho de Sines: da Tradição à Modernidade".
07h00 - sábado, 04/08/2018
Meia centena de idosos
de Sines apoiados
Kits de produtos de higiene pessoal foram entregues a 50 idosos carenciados do concelho de Sines, numa iniciativa da Associação Coração Delta em parceria com a Câmara de Sines, Rede Social e Missão Coragem.
07h00 - quarta, 01/08/2018
Bio-refinaria vai
nascer em Sines
A empresa Inedite Neptune, ligada ao grupo empresarial espanhol InKemia, vai instalar na ZIL de Sines uma bio-refinaria para a produção de bio-diesel avançado de classe A.
00h00 - sábado, 28/07/2018
Músicas do Mundo
de Sines chega ao fim
A 20ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines chega ao fim neste sábado, 28 de Julho, com um total de 10 concertos nos três palcos espalhados pela cidade.

Data: 03/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial