08h00 - quinta, 15/02/2018

Sines combate consumo
de açúcar entre crianças

Sines combate consumo de açúcar entre crianças

O Centro de Saúde de Sines quer reduzir o consumo de açúcar entre os mais novos e promover hábitos alimentares saudáveis, estando a realizar um projecto que abrange mais de 300 crianças em quatro infantários do concelho. O projecto-piloto "100 Açúcar" pretende promover hábitos alimentares mais saudáveis nas crianças até aos três anos através dos infantários, onde passam grande parte do dia.
"Iogurte com bolacha, iogurte aromatizado, papa com adição de açúcar, lanches sem fruta, douradinhos e salsichas e 'coisas' processadas não devem estar em ementas infantis", exemplifica a coordenadora do projecto, Cátia Moura, enfermeira no Centro de Saúde de Sines, onde acompanha a área de Saúde Infantil.
Lembrando que o surgimento de doenças "associadas ao estilo de vida" está a "aumentar" e que "há crianças com diabetes cada vez mais cedo", Cátia Moura considera importante envolver as escolas na promoção de hábitos alimentares saudáveis.
"As escolas têm que ser exemplo e têm que ter ementas e práticas que se rejam por aquilo que é conhecimento e é evidência científica que o açúcar refinado não deve fazer parte da alimentação diária de uma criança dos zero aos três anos, tal como o sal", defende.
Através do projecto "100 Açúcar", profissionais do Centro de Saúde de Sines, em colaboração com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) e a Unidade de Saúde Pública, vão analisar e ajudar a preparar ementas mais saudáveis, mas também vão promover acções de formação para funcionários, educadores e pais.
As instituições de educação que aderem ao projecto assinam uma "carta de compromisso", em que concordam aplicar "dez mandamentos" sobre a "adopção de um estilo de vida saudável", explica Cátia Moura.
No final de cada ano, é feita uma avaliação de cada estabelecimento aderente e, no caso de ter cumprido o estipulado no projecto, é atribuído "um selo" de certificação. "Não oferecer alimentos com adição de açúcar", "proibir a entrada de doces e refrigerantes na escola" e "cumprir e respeitar a roda dos alimentos" são alguns dos "mandamentos" com que se comprometem os infantários aderentes.
O "100 Açúcar" é um projecto-piloto que vai, para já, ser aplicado nas instituições com creche "O Capuchinho Vermelho", "A Conchinha" e "O Pintainho" e no Colégio Estrela do Mar, em Sines, abrangendo cerca de 320 crianças.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 19/03/2019
"Músicas do Mundo"
de Sines premiado
nos IFM 2019
O Festival "Músicas do Mundo" (FMM) de Sines venceu três prémios na edição de 2019 dos "Iberian Festival Awards" (IFM), cuja cerimónia decorreu na cidade espanhola de Vigo.
20h22 - domingo, 17/03/2019
Benfica conquista
Taça de voleibol em Sines
O Benfica conquistou a Taça de Portugal em voleibol, derrotando neste domingo, 17 de Março, na final os açorianos da Fonte do Bastardo por 3-1, em jogo disputado no Pavilhão Multiusos de Sines.
07h00 - domingo, 17/03/2019
Benfica e F. Bastardo
decidem Taça de voleibol
As equipas do Benfica e do Fonte do Bastardo discutem neste domingo, 17 de Março, pelas 15h00, a final da Taça de Portugal de voleibol em seniores masculinas, cuja final four está a decorrer no Pavilhão Multiusos de Sines.
07h00 - sábado, 16/03/2019
Taça de Portugal
de voleibol em Sines
O Pavilhão Multiusos de Sines recebe neste fim-de-semana, dias 16 e 17 de Março, a final four da Taça de Portugal de voleibol de 2018-2019 em Seniores Masculinos.
07h00 - sábado, 16/03/2019
Sines mostra obras da
Colecção Gulbenkian
O Centro de Artes de Sines recebe a partir deste sábado, 16 de Março, a exposição exposição "Atravessar Culturas Através dos Tempos/ Pontos de Encontro", que reúne obras de mais de 50 artistas que fazem parte do espólio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial