00h00 - sexta, 16/02/2018

TAIPA faz aposta
na sustentabilidade

TAIPA faz aposta na sustentabilidade

Sustentabilidade: é esta a palavra de ordem no seio da nova direcção da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, liderada por Dora Guerreiro. Com mandato até 2020, a nova equipa directiva da instituição sediada em Odemira ambiciona respeitar a "essência" da TAIPA e dar continuidade ao trabalho iniciado pela cooperativa no concelho há 17 anos.
"Temos a vontade de assumir, no próximo triénio, o compromisso de continuar, com base na união, a levar este sonho e esta essência além-fronteiras, numa visão com confiança num futuro sustentável", afirma ao "SW" a presidente Dora Guerreiro, que tem a seu lado Teresa Barradas como vice-presidente e Fernando Parreira enquanto vogal.
De acordo com a presidente, no horizonte da TAIPA surge, desde logo, o desafio de garantir a continuidade do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Odemira, uma parceria público-privada que além da cooperativa conta com o Município de Odemira, as juntas de São Teotónio, Vila Nova de Milfontes e Longueira Almograve e as empresas Lusomorango, Sudoberry, Haygrove, Vitacress e Multitempo.
"Este consórcio termina a 30 de Junho 2018 e estamos já a preparar o próximo consórcio, com a abertura a novos membros que queiram também aliar-se e contribuir para garantir um gabinete de atendimento permanente em São Teotónio e itinerante nas restantes freguesias do litoral e pelas empresas aderentes", explica Dora Guerreiro, acrescentando que a Câmara de Odemira, além da participação no consórcio, contribui com a garantia de um técnico no âmbito do PMII – Plano Municipal para a Integração de Imigrantes.
Outro desafio assumido pela nova direcção da TAIPA é manter o GAVA – Gabinete de Apoio à Vítima, criado em 2014 e que visa combater a violência de género e doméstica nos concelhos de Odemira e Aljezur. O projecto tem financiamento garantido até 19 de Maio de 2018, através da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e das câmaras de Odemira e de Aljezur, sendo que este ano já foi aprovada uma candidatura que garante a continuidade da intervenção no concelho de Odemira até Setembro de 2019.
"Contudo, fica a descoberto a continuidade em Aljezur. Estamos a enfatizar esforços junto dos municípios, da Comissão para a Igualdade de Género e oportunamente junto da Secretaria de Estado para manter a resposta nos dois concelhos", afiança Dora Guerreiro, para logo acrescentar: "A resposta criada requer uma atenção cuidada, de forma a mostrar-se uma efectiva resposta social permanente a vítimas de violência doméstica sem estar constantemente a ser repensado o seu financiamento".
Paralelamente, a TAIPA pretende igualmente alcançar as metas delineadas com a criação, em Setembro de 2017, do seu Centro Qualifica. Financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, este centro tem como principal objectivo "reconhecer as competências adquiridas ao longo da vida de forma a aumentar a qualificação da população do Litoral Alentejano".

Projectos para 2018
Nos planos da cooperativa, já para 2018, está o projecto "IG0+", que pretende criar uma estratégia concertada para a introdução da temática da igualdade de género "nos planos pedagógicos e educativos do ensino pré-escolar". De acordo com a presidente Dora Guerreiro, o projecto já foi candidatado na área da Formação para a Inclusão e ao programa "Sinergias Sociais", da Câmara de Odemira.
Em 2018 a TAIPA vai também dar continuidade ao CLIIS – Contrato Local de Inclusão e Inovação Social, que tem a Câmara de Odemira como entidade financiadora. Dora Guerreiro explica que a iniciativa visa "a promoção da inclusão social dos cidadãos e o combate da pobreza persistente e da exclusão social, garantindo o seu desenvolvimento com base nos princípios da parceria e cooperação".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 25/06/2018
Comboios vão voltar a
parar em Amoreiras-Gare
Cinco de Agosto: é esta a data definida pela empresa Comboios de Portugal (CP) para o início das paragens do Intercidades na estação Amoreiras-Odemira, em Amoreiras-Gare.
00h00 - segunda, 25/06/2018
FACECO está
de volta em Julho
Falta pouco menos de um mês para mais uma edição da FACECO–Feira das Actividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira.
00h00 - sexta, 22/06/2018
Memória(s) em palco
com "Desembosnar"
Anos atrás a expressão "desembosnar" era muito utilizada nos montes e aldeias do interior de Odemira quando se fala em desenvolver ou desencalhar.
00h00 - sexta, 22/06/2018
Vila de Colos
celebra São João
A vila de Colos recebe neste fim-de-semana, 22 a 24, mais uma edição da Feira de São João, promovida pela Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Colos com o apoio da Câmara de Odemira e da Junta de Freguesia de Colos.
00h00 - sexta, 22/06/2018
Canoístas do concelho de
Odemira em bom plano
Três canoístas do concelho de Odemira alcançaram no passado fim-de-semana o segundo lugar nas provas que disputaram no Campeonato Nacional de Maratona, em Ponte de Lima.

Data: 22/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial