00h00 - sexta, 16/02/2018

TAIPA faz aposta
na sustentabilidade

TAIPA faz aposta na sustentabilidade

Sustentabilidade: é esta a palavra de ordem no seio da nova direcção da TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira, liderada por Dora Guerreiro. Com mandato até 2020, a nova equipa directiva da instituição sediada em Odemira ambiciona respeitar a "essência" da TAIPA e dar continuidade ao trabalho iniciado pela cooperativa no concelho há 17 anos.
"Temos a vontade de assumir, no próximo triénio, o compromisso de continuar, com base na união, a levar este sonho e esta essência além-fronteiras, numa visão com confiança num futuro sustentável", afirma ao "SW" a presidente Dora Guerreiro, que tem a seu lado Teresa Barradas como vice-presidente e Fernando Parreira enquanto vogal.
De acordo com a presidente, no horizonte da TAIPA surge, desde logo, o desafio de garantir a continuidade do CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Odemira, uma parceria público-privada que além da cooperativa conta com o Município de Odemira, as juntas de São Teotónio, Vila Nova de Milfontes e Longueira Almograve e as empresas Lusomorango, Sudoberry, Haygrove, Vitacress e Multitempo.
"Este consórcio termina a 30 de Junho 2018 e estamos já a preparar o próximo consórcio, com a abertura a novos membros que queiram também aliar-se e contribuir para garantir um gabinete de atendimento permanente em São Teotónio e itinerante nas restantes freguesias do litoral e pelas empresas aderentes", explica Dora Guerreiro, acrescentando que a Câmara de Odemira, além da participação no consórcio, contribui com a garantia de um técnico no âmbito do PMII – Plano Municipal para a Integração de Imigrantes.
Outro desafio assumido pela nova direcção da TAIPA é manter o GAVA – Gabinete de Apoio à Vítima, criado em 2014 e que visa combater a violência de género e doméstica nos concelhos de Odemira e Aljezur. O projecto tem financiamento garantido até 19 de Maio de 2018, através da Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade e das câmaras de Odemira e de Aljezur, sendo que este ano já foi aprovada uma candidatura que garante a continuidade da intervenção no concelho de Odemira até Setembro de 2019.
"Contudo, fica a descoberto a continuidade em Aljezur. Estamos a enfatizar esforços junto dos municípios, da Comissão para a Igualdade de Género e oportunamente junto da Secretaria de Estado para manter a resposta nos dois concelhos", afiança Dora Guerreiro, para logo acrescentar: "A resposta criada requer uma atenção cuidada, de forma a mostrar-se uma efectiva resposta social permanente a vítimas de violência doméstica sem estar constantemente a ser repensado o seu financiamento".
Paralelamente, a TAIPA pretende igualmente alcançar as metas delineadas com a criação, em Setembro de 2017, do seu Centro Qualifica. Financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano, este centro tem como principal objectivo "reconhecer as competências adquiridas ao longo da vida de forma a aumentar a qualificação da população do Litoral Alentejano".

Projectos para 2018
Nos planos da cooperativa, já para 2018, está o projecto "IG0+", que pretende criar uma estratégia concertada para a introdução da temática da igualdade de género "nos planos pedagógicos e educativos do ensino pré-escolar". De acordo com a presidente Dora Guerreiro, o projecto já foi candidatado na área da Formação para a Inclusão e ao programa "Sinergias Sociais", da Câmara de Odemira.
Em 2018 a TAIPA vai também dar continuidade ao CLIIS – Contrato Local de Inclusão e Inovação Social, que tem a Câmara de Odemira como entidade financiadora. Dora Guerreiro explica que a iniciativa visa "a promoção da inclusão social dos cidadãos e o combate da pobreza persistente e da exclusão social, garantindo o seu desenvolvimento com base nos princípios da parceria e cooperação".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 26/09/2018
PS assinala 20 anos
de poder em Odemira
Foi há 20 anos que o Partido Socialista venceu pela primeira vez as eleições Autárquicas no concelho de Odemira, iniciando então um percurso de vitórias (a última das quais há quase um ano, a 1 de Outubro de 2017) que a Concelhia local do partido vai assinalar ao longo dos próximos dois meses com diversas iniciativas.
07h00 - terça, 25/09/2018
"Sonoridades & Sabores"
regressa em Novembro
O roteiro "Sonoridades & Sabores" regressa ao interior do concelho de Odemira no próximo mês de Novembro, no sentido de valorizar e promover as tradições do cante ao despique e baldão e da viola campaniça ao longo de tardes culturais com muita música e petiscos.
07h00 - terça, 25/09/2018
Rácio para pessoal auxiliar
em Odemira é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começou com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora da Educação na Câmara Municipal local.
21h34 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
entram a perder na época
Odemirense e Praia de Milfontes entraram de "pé esquerdo" na Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja, ao perderem os seus jogos na ronda inaugural da nova prova do calendário de 2018-2019.
20h35 - domingo, 23/09/2018
Vitórias checas na Taça
do Mundo de Orientação
Os checos Kryztof Bogar e Martina Tinkovska foram os grandes vencedores da ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, que terminou neste domingo, 23, na vila de Odemira, depois de três dias muita competição e adrenalina.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial