07h00 - terça, 20/02/2018

Governo aprova medidas
para mitigar efeitos
da seca na agricultura

Governo aprova medidas para mitigar efeitos da seca na agricultura

O Ministério da Agricultura decidiu não penalizar, no âmbito das candidaturas ao Pedido Único 2018, os agricultores que na campanha de 2018 não tenham cumprido integralmente as regras de condicionalidade relativas à norma da cobertura da parcela durante o período Outono-Invernal devidi à seca.
De acordo com o Ministério liderado por Capoulas Santos, "esta situação terá igual tratamento ao adoptado na campanha anterior, considerando a excepcionalidade da situação e a dificuldade da realização de sementeiras".
Relativamente ao cumprimento dos compromissos decorrentes de todas as medidas agro-ambientais, o ministro decidiu isentar de penalizações os agricultores que tenham visto o seu efectivo animal reduzido, na sequência da situação de seca que o país atravessa.
"Nesta situação, considerar-se-á não haver quebra de compromisso, evitando-se a recuperação de apoios anteriormente recebidos", explica fonte do Ministério da Agricultura.
A mesma fonte adianta ainda que Capoulas Santos decidiu igualmente adaptar a legislação para efeitos da campanha de 2019, "para que os agricultores afectados pela seca e pelos incêndios possam retomar os níveis iniciais de compromisso".
Finalmente, o ministro solicitou à Comissão Europeia autorização para que os agricultores possam utilizar as áreas interditas no âmbito do greening para pastoreio, "tendo em vista a minimização da escassez de alimentação animal, sem que sejam prejudicados nos apoios directos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 21/03/2019
Festival de Teatro Amador
arranca em Odemira
A peça "O perfume de Gardénia", do Grupo de Teatro do Mira, abre nesta quinta-feira, 21 de Março, mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira, promovido pela Câmara Municipal local para os grupos de teatro do concelho apresentarem as suas novas produções.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Odemirense quer
ganhar Taça AVAL
em voleibol feminino
O próximo sábado, 23 de Março, pode ser um dia muito especial para as jovens voleibolistas do Odemirense, que disputam, em Loulé, a final da Taça da Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) em Juniores Femininas, diante das algarvias do Atlético Clube de Albufeira.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Segunda etapa da
Volta ao Alentejo
termina em Odemira
O pelotão da 37ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta chega nesta quinta-feira, 21 de Março, à vila de Odemira, que cerca das 16h00 será "palco" do final da segunda etapa da edição de 2019 da corrida.
07h00 - quarta, 20/03/2019
Encontro de Saúde
Escolar em Milfontes
O Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, recebe nesta quarta-feira, 20 de Março, a quinta edição do Encontro de Saúde Escolar e Saúde Oral do Alentejo Litoral, que vai juntar os profissionais das comunidades educativas da região em torno desta temática.
07h00 - quarta, 20/03/2019
TAIPA contintua projecto
"ST" em São Teotónio
Promover a integração de crianças e jovens migrantes na freguesia de São Teotónio, sobretudo na área da Educação, vai manter-se no topo das prioridades do projecto "ST".

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial