07h00 - terça, 27/02/2018

Odemira define metas
no combate aos incêndios

Odemira define metas no combate aos incêndios

Estão definidas as prioridades da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) de Odemira para o presente ano, tendo em conta a necessidade de prevenir incêndios no território do concelho. A estratégia foi delineada durante a recente reunião da comissão, onde ficou registada a preocupação com a dimensão dos trabalhos de limpeza de terrenos a executar até 15 de Março, que são imposição legal, dada a vasta área do concelho de Odemira, num total de 1721 km2.
"Consciente da extrema dificuldade de se concretizar a limpeza de terrenos num curto espaço de tempo, a CMDFCI estabeleceu prioridades de intervenção em termos territoriais, contactar com fornecedores de serviços florestais e candidatar-se a uma segunda equipa de sapadores florestais. Outro ponto-chave será a aposta em acções de sensibilização a realizar em todas as freguesias durante os meses de Fevereiro e Março, em colaboração com a GNR e Bombeiros Voluntários", revela fonte municipal ao "SW".
De acordo com a mesma fonte, a Câmara de Odemira "procedeu ao levantamento em Sistema de Informação Geográfica (SIG) de todos os perímetros urbanos e aglomerados rurais, cruzando com o cadastro, concluindo-se que será necessária a criação de uma faixa de proteção de 100 metros para 28 perímetros urbanos, o que equivale à limpeza de 2230 hectares, pertencentes a 1745 artigos rústicos".
"No que respeita à criação de uma faixa de proteção de 50 metros, nos 106 aglomerados rurais foram identificados 1415 hectares pertencentes a 1987 artigos rústicos. A Câmara Municipal é também responsável pela gestão de combustíveis de 531,26 km de rede viária municipal", acrescenta a autarquia.
Recorde-se que a Câmara de Odemira dispõe do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, aprovado pela CMDFCI em Abril de 2015, tendo sido enviado para aprovação do ICNF em Maio de 2015 e aprovado por esse organismo em Outubro de 2017.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.
00h00 - segunda, 21/05/2018
PS pede "intervenção urgente"
na estradas nacionais em Odemira
Os eleitos do PS na Assembleia Municipal de Odemira exigem uma "intervenção urgente" por parte das autoridades competentes num conjunto de estradas nacionais que servem o concelho.
00h00 - segunda, 21/05/2018
Centro de Interpretação
em Pousadas Velhas
O novo Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano é inaugurado nesta segunda-feira, 21, junto sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes (Odemira).
00h00 - domingo, 20/05/2018
"Brisas do Atlântico 2018"
com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a edição deste ano da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar entre Almograve e Zambujeira do Mar promovido pela Câmara de Odemira.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial