07h00 - terça, 27/02/2018

CIMAL inicia Roteiro para
a Valorização da Saúde

CIMAL inicia Roteiro para a Valorização da Saúde

Recolher contributos e auscultar os diversos agentes e entidades da sub-região para a valorização da prestação de cuidados de saúde às populações é o grande objectivo do Roteiro para a Valorização da Saúde no Alentejo Litoral que a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) acaba de lançar.
Nesse sentido, a primeira iniciativa deste roteiro juntou os autarcas de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines a representantes da Administração dos Portos de Sines e Algarve, AICEP, da Caixa Agrícola da Costa Azul, EDP/ Central Termoelétrica de Sines, GALP Energia/ Refinaria de Sines, Herdade da Comporta, Lauak Grândola, Troiaresort, Turismo do Alentejo e Vitacress.
Este roteiro "pretende ouvir o território e registar as experiências e as perspectivas dos diversos agentes, instituições e organizações do Alentejo Litoral. A reunião de todas essas sensibilidades certamente contribuirá para a formulação de propostas de melhoria mais robustas e em linha com as necessidades das pessoas", assinala o presidente da CIMAL, Vítor Proença.
Segundo a CIMAL, "o enorme crescimento económico da sub-região nos sectores do turismo, da indústria, portuário, agricultura e nos serviços trazem desafios acrescidos à prestação de cuidados de saúde, sendo igualmente necessário compatibilizar a oferta existente com a realidade demográfica actual". Os municípios entendem igualmente que o desenvolvimento da sub-região, "quer no contexto industrial quer no do turismo", exige respostas "de socorro, emergência e de suporte que garantam a confiança e a segurança dos residentes e dos visitantes".
"A saúde é um elemento determinante para a atracção de investimento e de pessoas e os agentes económicos do Alentejo Litoral estão plenamente conscientes desse facto", alerta Vítor Proença, acrescentando: "Vamos continuar a auscultar o território, a reunir sensibilidades e sugestões e não deixaremos de formular as propostas que vão ao encontro das necessidades das nossas populações".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 21/09/2018
Normalidade no arranque das aulas em Odemira
Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Rácio para o pessoal
auxiliar é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começa com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora Telma Guerreiro.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Craques da orientação
"à prova" em Odemira
Neste fim-de-semana Odemira vai ser a "capital mundial" da orientação em BTT! Tudo porque o concelho recebe, entre sexta-feira e sábado, dias 21 a 23 de Setembro, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que juntará cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países de várias latitudes, entre os quais perto de meia centena de portugueses.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Festival do Polvo na
Zambujeira do Mar
"Prove aqui o melhor polvo do mundo": é este o desafio lançado a todos os que neste fim-de-semana, 21 a 23 de Setembro, visitem a Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Taça do Mundo de Orientação em BTT em Odemira
A vila de Odemira recebe a partir desta quinta-feira, 20 de Setembro, os cerca de 200 participantes, provenientes de 15 países, na final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, prova que se prolonga até domingo.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial