07h00 - terça, 27/02/2018

CIMAL inicia Roteiro para
a Valorização da Saúde

CIMAL inicia Roteiro para a Valorização da Saúde

Recolher contributos e auscultar os diversos agentes e entidades da sub-região para a valorização da prestação de cuidados de saúde às populações é o grande objectivo do Roteiro para a Valorização da Saúde no Alentejo Litoral que a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) acaba de lançar.
Nesse sentido, a primeira iniciativa deste roteiro juntou os autarcas de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines a representantes da Administração dos Portos de Sines e Algarve, AICEP, da Caixa Agrícola da Costa Azul, EDP/ Central Termoelétrica de Sines, GALP Energia/ Refinaria de Sines, Herdade da Comporta, Lauak Grândola, Troiaresort, Turismo do Alentejo e Vitacress.
Este roteiro "pretende ouvir o território e registar as experiências e as perspectivas dos diversos agentes, instituições e organizações do Alentejo Litoral. A reunião de todas essas sensibilidades certamente contribuirá para a formulação de propostas de melhoria mais robustas e em linha com as necessidades das pessoas", assinala o presidente da CIMAL, Vítor Proença.
Segundo a CIMAL, "o enorme crescimento económico da sub-região nos sectores do turismo, da indústria, portuário, agricultura e nos serviços trazem desafios acrescidos à prestação de cuidados de saúde, sendo igualmente necessário compatibilizar a oferta existente com a realidade demográfica actual". Os municípios entendem igualmente que o desenvolvimento da sub-região, "quer no contexto industrial quer no do turismo", exige respostas "de socorro, emergência e de suporte que garantam a confiança e a segurança dos residentes e dos visitantes".
"A saúde é um elemento determinante para a atracção de investimento e de pessoas e os agentes económicos do Alentejo Litoral estão plenamente conscientes desse facto", alerta Vítor Proença, acrescentando: "Vamos continuar a auscultar o território, a reunir sensibilidades e sugestões e não deixaremos de formular as propostas que vão ao encontro das necessidades das nossas populações".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 14/06/2018
Escavações arqueológicas
nas ruínas de Miróbriga
As ruínas de Miróbriga, em Santiago do Cacém, recebem pelo terceiro ano consecutivo trabalhos de escavação arqueológica, no âmbito de um projecto de investigação que visa o estudo das áreas comerciais daquela antiga cidade romana.
07h00 - segunda, 11/06/2018
Santiago do Cacém nos
"Caminhos de Santiago"
A Câmara de Santiago do Cacém e a Turismo do Alentejo assinaram no início deste mês, durante a Santiagro, um protocolo de colaboração para dinamizar e promover o produto turístico "Caminhos de Santiago" no concelho.
07h00 - quinta, 31/05/2018
Santiago do Cacém
recebe feira Santiagro '18
O Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém recebe a partir desta quinta-feira, 31 de Maio, a 31ª edição da Santiagro-Feira Agro-pecuária e do Cavalo, que decorre até domingo, 3 de Junho.
07h00 - quarta, 30/05/2018
CIMAL quer fundos comunitários
para saneamento e abastecimento
A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) defende que as autarquias tenham acesso a fundos comunitários para investimento na área do saneamento e do ciclo da água em baixa, nomeadamente a construção e/ou reparação de condutas e de sistemas de abastecimento de água.
00h00 - domingo, 27/05/2018
Reabilitação no Cercal
em consulta pública
A Câmara de Santiago do Cacém tem em fase de discussão pública a proposta do projecto da operação de reabilitação urbana sistemática (ORU) para o centro histórico do Cercal do Alentejo.

Data: 08/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial