07h00 - sexta, 16/03/2018

CM Odemira aposta no sucesso escolar

CM Odemira aposta no sucesso escolar

As metas estão bem definidas: promover o sucesso educativo e combater o abandono escolar precoce! São estes os objectivos do projecto de promoção do sucesso escolar da Câmara de Odemira, dinamizado no âmbito do programa ODETE–Odemira Território Educativo, que até ao ano lectivo de 2019-2020 conta com apoio comunitário, através do programa operacional Alentejo 2020.
De acordo com a autarquia odemirense, o projecto abrange "todo o universo escolar do concelho", de mais de 3.700 alunos, e "inclui acções com vista à promoção do sucesso escolar", assentes "numa lógica de responsabilidade partilhada, com o estabelecimento de parcerias entre o Município e os agrupamentos de escolas, e de promoção do conhecimento/ educação formal e não formal".
"O ODETE tem uma estratégia, tem metas e prevê uma série de trabalhos em conjunto em prol do sucesso educativo e do enriquecimento da educação no nosso concelho. E este projecto vem-nos dar essa oportunidade, fazendo-o de forma participada", observa a vereadora Telma Guerreiro, que tem o pelouro da Educação na Câmara Municipal.
Nesse sentido, continua, o modelo de trabalho do projecto vai ter por base "a governação integrada, onde todos são importantes e todos são responsáveis". "O abandono escolar precoce é um problema social complexo e para os problemas sociais complexos entendemos que a governação integrada será a metodologia certa para trabalhar. E todo este projecto vai ter como base esta forma de trabalho, onde somos todos responsáveis e estamos todos comprometidos com as acções e com a forma como vamos trabalhar", justifica.
Telma Guerreiro espera que este projecto possa contribuir fortemente "para os planos de sucesso educativo dos agrupamentos". "O Município de Odemira e todos os parceiros da comunidade escolar devem ter este foco: contribuir para o sucesso educativo e minimizar alguns 'inimigos', nomeadamente o abandono escolar precoce" e "melhorar aquilo que são os futuros cidadãos e cidadãs do nosso território", reforça a vereadora.
Na prática, revela Telma Guerreiro, o desafio é fazer com que a taxa de abandono escolar precoce passe "de 31,9% para 10%", assim como "reduzir a taxa de analfabetismo de 15,66% para 7%", aumentar o número de licenciados no concelho e diminuir as retenções no segundo ciclo do ensino básico e no 10º ano de escolaridade.
A candidatura da Câmara de Odemira agora aprovada está avaliada em pouco mais de 810 mil euros e são 21 as acções apoiadas pelo Alentejo 2020 (num total de 26). Telma Guerreiro destaca, desde logo, as acções relacionadas com as expressões artísticas, as actividades desportivas e as ciências experimentais. "E vamos também ter um foco no ensino pré-escolar, com acções dirigidas a esse nível de ensino, porque começa aí a educação", diz.
Para os alunos do ensino secundário está previsto um projecto de "universidade de verão", que consiste, explica a vereadora, em "levar os alunos a frequentar programas nas universidades durante as férias".
A formação de pessoal docente e não docente, a promoção da cidadania e de competências sociais e a promoção do território do concelho, a nível patrimonial, cultural, social e empresarial, junto da comunidade escolar, através de "educação não formal", são outras das acções previstas.
"O nosso programa defende que a escola existe para além do seu contexto interno, os alunos são fruto da comunidade em que estão e, para a escola ser mais atractiva e ter a capacidade de responder aos desafios da sociedade, é importante trabalhar a escola como um todo", conclui Telma Guerreiro.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 21/03/2019
Festival de Teatro Amador
arranca em Odemira
A peça "O perfume de Gardénia", do Grupo de Teatro do Mira, abre nesta quinta-feira, 21 de Março, mais uma edição do Festival de Teatro Amador de Odemira, promovido pela Câmara Municipal local para os grupos de teatro do concelho apresentarem as suas novas produções.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Odemirense quer
ganhar Taça AVAL
em voleibol feminino
O próximo sábado, 23 de Março, pode ser um dia muito especial para as jovens voleibolistas do Odemirense, que disputam, em Loulé, a final da Taça da Associação de Voleibol do Alentejo e Algarve (AVAL) em Juniores Femininas, diante das algarvias do Atlético Clube de Albufeira.
07h00 - quinta, 21/03/2019
Segunda etapa da
Volta ao Alentejo
termina em Odemira
O pelotão da 37ª edição da Volta ao Alentejo em bicicleta chega nesta quinta-feira, 21 de Março, à vila de Odemira, que cerca das 16h00 será "palco" do final da segunda etapa da edição de 2019 da corrida.
07h00 - quarta, 20/03/2019
Encontro de Saúde
Escolar em Milfontes
O Colégio Nossa Senhora da Graça, em Vila Nova de Milfontes, recebe nesta quarta-feira, 20 de Março, a quinta edição do Encontro de Saúde Escolar e Saúde Oral do Alentejo Litoral, que vai juntar os profissionais das comunidades educativas da região em torno desta temática.
07h00 - quarta, 20/03/2019
TAIPA contintua projecto
"ST" em São Teotónio
Promover a integração de crianças e jovens migrantes na freguesia de São Teotónio, sobretudo na área da Educação, vai manter-se no topo das prioridades do projecto "ST".

Data: 15/03/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial