00h00 - segunda, 02/04/2018

Saúde preocupa autarcas
do Litoral Alentejano

Saúde preocupa autarcas do Litoral Alentejano

A Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) está preocupada com o que apelida de "desumanização dos serviços de saúde" prestados às populações da região, nomeadamente no Hospital do Litoral Alentejano (HLA), em Santiago do Cacém.
"Foi-nos relatado um grau de desumanização do HLA que é motivo de enorme preocupação. Este facto parece-nos que em nada respeita às pessoas que prestam os cuidados, mas que eventualmente é consequência do próprio sistema", sublinha o presidente da CIMAL, Vítor Proença.
Na passada semana a CIMAL promoveu uma reunião que juntou os municípios e cerca de trinta instituições do sector social da sub-região, sendo que dela resultaram grandes preocupações.
"Esta reunião deixou-nos muitíssimo preocupados, porque a experiência das instituições de carácter social, quer IPSS quer bombeiros, trazem-nos ao conhecimento casos concretos. Não estamos a falar nem de políticas globais nem de números, estamos a falar das pessoas", assinala o também presidente da Câmara de Alcácer do Sal.
O encontro, realizado em Alcácer do Sal, inseriu-se no Roteiro para a Valorização da Saúde, dinamizado pela CIMAL e que vai continuar nas próximas semanas, com reuniões com as juntas de freguesia.
"Queremos discutir a Saúde no Alentejo Litoral e a formulação de propostas consistentes exigem um conhecimento profundo do que acontece no terreno", justifica Vítor Proença.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 12/12/2018
AM Grândola quer reunir
com ministra da Saúde
A Assembleia Municipal de Grândola solicitou, "com carácter de urgência", reuniões à ministra da Saúde e ao conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) para debater as "deficientes condições de funcionamento do serviço público de saúde no concelho" e do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.
07h00 - domingo, 09/12/2018
Grândola é município
"Amigo do Desporto"
A plataforma "Cidade Social" e Associação Portuguesa de Gestão do Desporto atribuiu, na passada semana, o galardão de "Município Amigo do Desporto" à Câmara de Grândola.
07h00 - sábado, 08/12/2018
Corrida de S. Silvestre
nas ruas de Grândola
A localidade de Grândola recebe neste sábado, 8 de Dezembro, a Corrida de São Silvestre, que contará com um percurso de 4.
10h00 - sábado, 01/12/2018
Gala solidária na
vila de Grândola
O Cine Granadeiro, na vila de Grândola, recebe neste sábado, 1 de Dezembro, a Gala Solidária da Escola de Guitarra Portuguesa do "mestre" António Chainho, que contará com diversos convidados.
07h00 - sexta, 30/11/2018
Noite de jazz na
vila de Grândola
O cine-teatro Grandolense recebe nesta sexta-feira, 30 de Novembro, um espectáculo de jazz com o trio composto por Marta Garrett (voz), Bruno Santos (guitarra) e Romeu Tristão (contrabaixo).

Data: 14/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial