00h00 - sexta, 13/04/2018

Rota Vicentina cria
novos trilhos de BTT

Rota Vicentina cria novos trilhos de BTT

Depois dos caminhantes, os "amantes" do BTT são a nova aposta da Rota Vicentina! O projecto de pedestrianismo que atravessa todo o Alentejo Litoral vai criar em parceria com a Câmara de Odemira uma rede com mais de 1.200 quilómetros de trilhos de BTT no concelho, que deverão estar a funcionar no início de 2019. O projecto está a entrar na sua recta final e pretende transformar Odemira numa referência para a modalidade em termos nacionais.
"Odemira quer ser uma referência no BTT a nível nacional. É para isso que trabalhamos e por isso que lutamos. E estamos convencidos que com este projecto estamos cada vez mais perto de o conseguir", admite ao "SW" Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara de Odemira.
A proposta para os percursos dos trilhos começou a ser apresentada esta semana, com sessões públicas em Odemira (na terça-feira, 10) e em São Teotónio (na quinta-feira, 12), numa rede que irá reforçar substancialmente a oferta da Rota Vicentina.
"É um reforço da nossa posição e da nossa oferta. E é também um contributo muito concreto para o nosso objectivo de descentralizar aquilo que é a oferta e procura turística do litoral relativamente ao interior", sublinha a presidente da Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, Marta Cabral.
Uma opinião que é partilhada por Ricardo Cardoso, considerando este projecto reúne todas as condições para combater a "sazonalidade" e afirmar a "diferenciação" da oferta turística existente no concelho de Odemira. "Acreditamos que o BTT pode ombrear com o pedestrianismo e trazer para Odemira muitos turistas. E com isso preencher a ocupação e a oferta turística em alturas médias e média-baixa", argumenta.
A proposta que está a ser apresentada publicamente pela Rota Vicentina, no sentido de serem recolhidas mais sugestões e propostas, prevê a criação de 38 trilhos de BTT, num total de 1.562 quilómetros (acima dos 1.200 quilómetros inicialmente ambicionados). Estes trilhos, com vários graus de dificuldade e distância, serão divididos por cinco núcleos espalhados pelo território do concelho, atravessando todas as freguesias de Odemira e, em alguns casos, entrando pelos concelhos vizinhos de Aljezur, Monchique, Ourique, Santiago do Cacém e Sines.
Odemira será a "sede" de um dos núcleos e o local onde será construído o Centro de BTT, que servirá de base logística ao projecto. A nova infra-estrutura está avaliada em cerca de 100 mil euros e será erguida na margem esquerda do rio Mira. Este núcleo contará com 10 trilhos, num total de 503,9 quilómetros.
Em São Teotónio ficará outro núcleo, com seis trilhos (289,7 quilómetros no total) com partida e chegada no Quintalão. Já o Posto de Turismo será a "base de partida" do núcleo de Santa Clara-a-Velha, com oito trilhos (333,5 quilómetros), ao passo que o núcleo de São Luís terá partida e chegada no Largo do Mercado, incluindo cinco trilhos (157,8 quilómetros).
Finalmente, o núcleo de Colos terá partida e chegada no Largo D. Manuel I e conta com nove trilhos, num total de 277,1 quilómetros. Este núcleo tem a particularidade de incluir um sub-núcleo, sediado em Amoreiras-Gare, que contará com dois trilhos.
A criação destes novos trilhos de BTT na Rota Vicentina representa um investimento total na ordem dos 500 mil euros. O projecto tem comparticipação comunitária, através do programa regional Alentejo 2020, cabendo à Câmara de Odemira a componente nacional.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 20/04/2018
"CantAutores" cantam
Abril em Odemira
O cine-teatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta sexta-feira, 20, o grupo "CantAutores", que vai cantar Abril e homenagear os grandes artistas de intervenção ao longo do seu espectáculo.
07h00 - sexta, 20/04/2018
Alunos promovem
projectos sobre o Mira
"Conhecer para Preservar", dos alunos do terceiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Colos, e "Pequeno Documentário sobre o rio Mira", dos estudantes do secundário do Agrupamento de Escolas de Odemira, foram os projectos aprovados pelos respresentantes das várias escolas do concelho e pelos deputados municipais durante a sessão extraordinária da Assembleia Municipal Jovem de Odemira, que decorreu no final de Março em Sabóia, no âmbito das "Jornadas Escolares 2018".
07h00 - quinta, 19/04/2018
Zmar reduz consumos
energéticos em 2017
O Zmar Eco Resort conseguiu reduzir os consumos de electricidade e de gás durante o ano de 2017, adiantou ao "SW" fonte da unidade turística situada perto da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.
07h00 - quinta, 19/04/2018
Festas de Maio 2018
já têm programa
Está fechado o programa da 28ª edição das "Festas de Maio", que vão decorrer no final do mês na aldeia de Amoreiras-Gare, no concelho de Odemira, juntamente com a XV Feira do Interior do Concelho de Odemira.
07h00 - quinta, 19/04/2018
Presidente da Junta
de Milfontes elogia Polis
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes considera que as obras de requalificação que foram realizadas em Vila Nova de Milfontes pela Sociedade Polis Sudoeste, e também pela Câmara de Odemira, foram "estruturantes".

Data: 13/04/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial