00h00 - sexta, 13/04/2018

Rota Vicentina cria
novos trilhos de BTT

Rota Vicentina cria novos trilhos de BTT

Depois dos caminhantes, os "amantes" do BTT são a nova aposta da Rota Vicentina! O projecto de pedestrianismo que atravessa todo o Alentejo Litoral vai criar em parceria com a Câmara de Odemira uma rede com mais de 1.200 quilómetros de trilhos de BTT no concelho, que deverão estar a funcionar no início de 2019. O projecto está a entrar na sua recta final e pretende transformar Odemira numa referência para a modalidade em termos nacionais.
"Odemira quer ser uma referência no BTT a nível nacional. É para isso que trabalhamos e por isso que lutamos. E estamos convencidos que com este projecto estamos cada vez mais perto de o conseguir", admite ao "SW" Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara de Odemira.
A proposta para os percursos dos trilhos começou a ser apresentada esta semana, com sessões públicas em Odemira (na terça-feira, 10) e em São Teotónio (na quinta-feira, 12), numa rede que irá reforçar substancialmente a oferta da Rota Vicentina.
"É um reforço da nossa posição e da nossa oferta. E é também um contributo muito concreto para o nosso objectivo de descentralizar aquilo que é a oferta e procura turística do litoral relativamente ao interior", sublinha a presidente da Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, Marta Cabral.
Uma opinião que é partilhada por Ricardo Cardoso, considerando este projecto reúne todas as condições para combater a "sazonalidade" e afirmar a "diferenciação" da oferta turística existente no concelho de Odemira. "Acreditamos que o BTT pode ombrear com o pedestrianismo e trazer para Odemira muitos turistas. E com isso preencher a ocupação e a oferta turística em alturas médias e média-baixa", argumenta.
A proposta que está a ser apresentada publicamente pela Rota Vicentina, no sentido de serem recolhidas mais sugestões e propostas, prevê a criação de 38 trilhos de BTT, num total de 1.562 quilómetros (acima dos 1.200 quilómetros inicialmente ambicionados). Estes trilhos, com vários graus de dificuldade e distância, serão divididos por cinco núcleos espalhados pelo território do concelho, atravessando todas as freguesias de Odemira e, em alguns casos, entrando pelos concelhos vizinhos de Aljezur, Monchique, Ourique, Santiago do Cacém e Sines.
Odemira será a "sede" de um dos núcleos e o local onde será construído o Centro de BTT, que servirá de base logística ao projecto. A nova infra-estrutura está avaliada em cerca de 100 mil euros e será erguida na margem esquerda do rio Mira. Este núcleo contará com 10 trilhos, num total de 503,9 quilómetros.
Em São Teotónio ficará outro núcleo, com seis trilhos (289,7 quilómetros no total) com partida e chegada no Quintalão. Já o Posto de Turismo será a "base de partida" do núcleo de Santa Clara-a-Velha, com oito trilhos (333,5 quilómetros), ao passo que o núcleo de São Luís terá partida e chegada no Largo do Mercado, incluindo cinco trilhos (157,8 quilómetros).
Finalmente, o núcleo de Colos terá partida e chegada no Largo D. Manuel I e conta com nove trilhos, num total de 277,1 quilómetros. Este núcleo tem a particularidade de incluir um sub-núcleo, sediado em Amoreiras-Gare, que contará com dois trilhos.
A criação destes novos trilhos de BTT na Rota Vicentina representa um investimento total na ordem dos 500 mil euros. O projecto tem comparticipação comunitária, através do programa regional Alentejo 2020, cabendo à Câmara de Odemira a componente nacional.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
21h34 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
entram a perder na época
Odemirense e Praia de Milfontes entraram de "pé esquerdo" na Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja, ao perderem os seus jogos na ronda inaugural da nova prova do calendário de 2018-2019.
20h35 - domingo, 23/09/2018
Vitórias checas na Taça
do Mundo de Orientação
Os checos Kryztof Bogar e Martina Tinkovska foram os grandes vencedores da ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, que terminou neste domingo, 23, na vila de Odemira, depois de três dias muita competição e adrenalina.
07h00 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
na Taça de Honra de Beja
As equipas do Odemirense e do Praia de Milfontes iniciam às 17h00 deste domingo, 23, a sua participação na nova Taça de Honra da 1ª divisão de Beja com a ambição de fazer o melhor possível, mas sem a "obsessão" de querer chegar a todo o custo à final a quatro da competição.
07h00 - domingo, 23/09/2018
Taça do Mundo de Orientação
em BTT chega ao fim em Odemira
Termina neste domingo, 23, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que decorre desde sexta-feira, 21, em Odemira com a participação de cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países.
07h01 - sexta, 21/09/2018
Normalidade no arranque das aulas em Odemira
Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial