00h00 - segunda, 16/04/2018

Mesa da Zambujeira
candidata a "maravilha"

Mesa da Zambujeira candidata a "maravilha"

Lagosta, navalheiras, ostras, santolas, amêijoas e bruxinhas fresquinhas vindas directamente da costa da Zambujeira do Mar, pão cozido em forno de lenha, vinhos frescos produzidos na zona do Brejão e medronho proveniente da serra: já está de água na boca? E é mesmo para ficar perante a "mesa" apresentada pela Câmara de Odemira e pelo restaurante "Costa Alentejana", da Zambujeira do Mar, ao concurso "Sete Maravilhas à Mesa", que está entre as 49 pré-finalistas nomeadas.
Depois das praias, dos monumentos e das aldeias, entre outros, a competição visa promover a gastronomia e os vinhos de Portugal, associados à oferta turística. A mesa "Barco à Mesa na Zambujeira do Mar" foi uma das duas apresentadas por Odemira (juntamente com a mesa "Mil Sabores no Celso", em parceria com o restaurante "A Tasca do Celso", de Vila Nova de Milfontes) e surge entre as finalistas da região do Alentejo, associando à gastronomia o Trilho dos Pescadores da Rota Vcentina.
"Temos ao longo dos últimos anos participado nestes concursos, algumas vezes com enorme sucesso e noutras vezes com sucesso. E desta vez espero que não seja diferente. Mas só já estar entre os semi-finalistas é importante para o concelho", sublinha com satisfação o vice-presidente da Câmara de Odemira, reconhecendo que o concelho se caracteriza "por ter uma gastronomia mediterrânica, muito ligada àquilo que se faz um pouco por todo o Alentejo".
"Mas depois temos uma especificidade muito própria que é o facto de estarmos junto ao mar. Odemira tem uma coisa que outros locais não terão com tanta qualidade, que são os produtos frescos", acrescenta Ricardo Cardoso.
Para o autarca, a participação (e o reconhecimento) de Odemira neste tipo de competição traz imensas mais-valias. E a gastronomia, diz, tem sempre um enorme peso na escolha do destino por parte dos turistas.
"Hoje em dia as pessoas procuram boas sensações, boas experiências e a gastronomia está, de facto, muito cotada nessa escolha de destino a seguir", afiança Ricardo Cardoso, lembrando que no Guia de Restaurantes do Alentejo, editado pela Turismo do Alentejo, o concelho de Odemira surge com 10 restaurantes certificados.
"Só por aí se percebe a qualidade gastronómica deste concelho e a aposta que faz na sua oferta gastronómica. Estamos cientes que esse é, com certeza, um bom atractivo e muitas vezes o factor diferenciador na hora em que as pessoas estão a escolher qual o destino onde vão passar o seu período de férias", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências
O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".
07h00 - sexta, 18/01/2019
CM Odemira vai aceitar novas competências
Praias, jogos de fortuna ou azar, justiça, associações de bombeiros, habitação, estruturas de atendimento aos cidadãos, vias de comunicação, património imobiliário público sem utilização e estacionamento público: estas matérias vão passar para a responsabilidade da Câmara de Odemira, que vai aceitar a transferência de competências proposta pelo Governo para estas nove áreas.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local em debate em Odemira
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local cresce
no concelho de Odemira
A actividade turística é cada vez mais preponderante na economia local do concelho de Odemira e isso não se reflecte apenas no aumento de visitantes no território, mas também o número de unidades de alojamento tem crescido no concelho, com destaque para o Alojamento Local, que em cinco anos passou de cerca de 60 unidades para as actuais 520.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Música e teatro pelo
projecto "GiraMundo"
O projecto "Giramundo", dinamizado pela TAIPA, apresenta nas próximas duas sextas-feiras dois espectáculos, um de música e outro de teatro.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial