07h00 - quarta, 18/04/2018

"Odemira Empreende"
apoia novos projectos

"Odemira Empreende" apoia novos projectos

Uma barbearia e uma florista são dois dos sete novos projectos empresariais que acabam de ser apoiados pelo "Odemira Empreende", programa municipal de empreendedorismo dinamizado pela autarquia local. Os sete "cheque-empreendedores", num total de cerca de 45 mil euros, foram entregues aos novos empresários no final de Março, num apoio que visa, acima de tudo, incentivar a capacidade empreendedora dos novos empresários odemirenses.
"É um investimento que sentimos que vale a pena. Hoje em dia os nossos centros [urbanos] estão de facto a ser reabilitados, estão a abrir lojas que há uns anos estavam encerradas, e isso é o objectivo do programa. Odemira tem neste momento centros urbanos mais dinâmicos e foram criados mais de 80 novos postos de trabalho, assim como muitas micro-empresas", sublinha com satisfação o vice-presidente da Câmara de Odemira.
Em declarações ao "SW", Ricardo Cardoso reconhece que o "Odemira Empreende" está a funcionar "bastante bem", multiplicando várias vezes o investimento financeiro realizado pela autarquia desde o seu início, no Verão de 2015.
"Consideramos que os objectivos estão de facto a ser cumpridos! Além disso, há muitas empresas ligadas à animação turística e neste momento Odemira tem a principal oferta de animação turística de todo o Alentejo. E também na área dos produtos locais, com especial destaque para o medronho e para o mel, as coisas têm estado a acontecer bastante bem. Relembro que há apenas três anos tínhamos três destilarias de medronho e neste momento já temos 15 legalizadas. É um trabalho por vezes mais demorado que aquilo que gostaríamos, mas sentimos que efectivamente as coisas estão no caminho certo", sublinha.
O programa "Odemira Empreende" conta com as medidas "Apoio à Criação do Próprio Emprego" e "Apoio Financeiro ao Investimento", sendo que esta última visa incentivar o investimento empresarial, nomeadamente todo o investimento que seja relevante para o desenvolvimento sustentado e que contribua para a criação de novos postos de trabalho, apostando na qualificação profissional, na inovação e nas novas tecnologias. Para tal, estão identificadas como "zonas preferenciais" para investimento os núcleos antigos, as áreas de reabilitação urbana, as zonas industriais classificadas no Plano Director Municipal (PDM) de Odemira e os parques empresariais municipais.
Para Ricardo Cardoso, este programa tem também a mais-valia de "complementar" outros que já existem. "Como se sabe, há programas de apoio comunitário e programas de apoio nacional. E nós sentíamos que o nosso principal tecido económico, composto por micro-empresas, ficava arredado desses apoios. E este 'Odemira Empreende' tem efectivamente esse objectivo: ser complementar a outros apoios existentes e estar focado muito especialmente no micro-negócio e nas micro-empresas, que representam, no seu conjunto, muito para o concelho de Odemira", vinca o edil.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 16/08/2018
Cinco detidos por
tráfico no Sudoeste 2018
A GNR deteve cinco pessoas, com idades entre os 16 e os 20 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes durante a última edição do Festival Meo Sudoeste, que decorreu na Zambujeira do Mar entre 7 e 11 de Agosto.
07h00 - quinta, 16/08/2018
Joana Luz apresenta
novo disco em Odemira
O Quintal da Música, em Odemira, recebe nesta quinta-feira, 16 de Agosto, um espectáculo da fadista Joana Luz, que irá aproveitar a ocaisão para apresentar o seu novo CD.
07h00 - terça, 14/08/2018
Tribunal trava furo
para petróleo na costa
Os trabalhos de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana pelo consórcio ENI/ GALP não vão avançar.
07h00 - terça, 14/08/2018
Bravewonder alarga
leque de produtos
A BRAVEWONDER continua a querer levar até aos seus clientes a melhor qualidade existente no mercado e, nesse sentido, acaba de alargar o seu portefólio de produtos.
07h00 - segunda, 13/08/2018
Odemira em destaque
na campanha da Vitacress
A empresa Vitacress inicia esta semana uma nova campanha publicitária televisiva, onde destaca o facto de quase todos os seus produtos serem oriundos das explorações agrícolas que tem no concelho de Odemira.

Data: 03/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial