07h00 - quarta, 02/05/2018

Estudo avalia impacto
da Rota Vicentina

Estudo avalia impacto da Rota Vicentina

A Rota Vicentina tem em fase de conclusão um estudo sobre o impacto sócio-económico do projecto no território do Alentejo Litoral, que irá permitir aferir o número de caminhantes que chegam à região e a forma que os mesmos influenciam a economia local.
"Já tínhamos feito alguns cálculos muito empíricos, a chamadas 'contas de merceeiro', para percebermos mais ou menos quantas pessoas estavam a vir e o que é que isso representava", observa a presidente da Associação Rota Vicentina ao "SW", lembrando que a estimativa era de "cerca de 20 mil caminhantes/ ano".
"E o estudo está a apontar para cerca de 25 mil, com uma média de 5,5 noites por pessoa. Isso dá muito mais que 100 mil noites por ano – o que já é bastante interessante –, e com um nível médio de despesa bastante considerável", reforça Marta Cabral.
De acordo com Marta Cabral, o estudo em fase de conclusão possibilitará ter uma real noção do impacto económico da Rota Vicentina no território, assim como apurar "uma série de detalhes no estudo de caracterização do perfil dos caminhantes".
"Estamos a identificar tipos de caminhantes diferentes, com motivações diferentes, com comportamentos diferentes... Isto são também ferramentas de apoio à decisão e ao investimento que são muito importantes para nós, mas também para os nossos parceiros, para o Município [de Odemira] e para as empresas. Ou seja, podemos utilizar a Rota Vicentina não só como fonte de receita para as empresas, mas também como fonte de conhecimento e de apoio à gestão e ao investimento", argumenta Marta Cabral.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2019
Renascente recebe
líder Aljustrelense
O Renascente de São Teotónio recebe nesta sexta-feira, 19 de Abril, pelas 16h00, a formação do Mineiro Aljustrelense, que em caso de triunfo pode festejar a conquista do título de campeão distrital da 1ª divisão de Beja de 2018-2019 (e consequente subida).
07h00 - sexta, 19/04/2019
Cavaleiro recebe
"Primavera Sunset"
Música e gastronomia são os destaques do "Primavera Sunset com Sabores do Mar", iniciativa que o Centro Desportivo e Cultural do Cavaleiro vai promover nesta sexta-feira, 19 de Abril, naquela localidade da freguesia de São Teotónio (Odemira).
07h00 - quinta, 18/04/2019
Festas de Maio 2019
apresenta programa
Música, gastronomia, colóquios e exposições são alguns dos (muitos) destaques da 29ª edição das Festas de Maio, que se realizam entre os dias 1 e 5 de Maio na aldeia de Amoreiras-Gare (freguesia de São Martinho das Amoreiras).
07h00 - quinta, 18/04/2019
Centenas no Circuito
"Vila de Odemira"
Os atletas Pedro Arsénio (Belenenses) e Catarina Guerreiro (Juventude Vidigalense) foram os grandes vencedores da 39ª edição do Circuito de Atletismo "Vila de Odemira", que se realizou no último domingo, 14 de Abril.
07h00 - quinta, 18/04/2019
Contos sobre Abril na
Biblioteca de Odemira
A Biblioteca Municipal José Saramago, em Odemira, recebe nesta quinta-feira, 18 de Abril, durante a tarde, a sessão de contos "Histórias de Liberdade", dinamizada por Bruno Batista e promovida no âmbito das comemorações "Abril em Odemira".

Data: 12/04/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial