07h00 - quarta, 02/05/2018

Estudo avalia impacto
da Rota Vicentina

Estudo avalia impacto da Rota Vicentina

A Rota Vicentina tem em fase de conclusão um estudo sobre o impacto sócio-económico do projecto no território do Alentejo Litoral, que irá permitir aferir o número de caminhantes que chegam à região e a forma que os mesmos influenciam a economia local.
"Já tínhamos feito alguns cálculos muito empíricos, a chamadas 'contas de merceeiro', para percebermos mais ou menos quantas pessoas estavam a vir e o que é que isso representava", observa a presidente da Associação Rota Vicentina ao "SW", lembrando que a estimativa era de "cerca de 20 mil caminhantes/ ano".
"E o estudo está a apontar para cerca de 25 mil, com uma média de 5,5 noites por pessoa. Isso dá muito mais que 100 mil noites por ano – o que já é bastante interessante –, e com um nível médio de despesa bastante considerável", reforça Marta Cabral.
De acordo com Marta Cabral, o estudo em fase de conclusão possibilitará ter uma real noção do impacto económico da Rota Vicentina no território, assim como apurar "uma série de detalhes no estudo de caracterização do perfil dos caminhantes".
"Estamos a identificar tipos de caminhantes diferentes, com motivações diferentes, com comportamentos diferentes... Isto são também ferramentas de apoio à decisão e ao investimento que são muito importantes para nós, mas também para os nossos parceiros, para o Município [de Odemira] e para as empresas. Ou seja, podemos utilizar a Rota Vicentina não só como fonte de receita para as empresas, mas também como fonte de conhecimento e de apoio à gestão e ao investimento", argumenta Marta Cabral.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 23/10/2018
Detido por tráfico
de droga em São Luís
A GNR de Odemira deteve no final da passada semana, em São Luís, um jovem de 27 anos por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
07h00 - terça, 23/10/2018
GNR de Odemira
sensibiliza idosos
A Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Odemira da GNR promoveu no final da passada semana, em Boavista dos Pinheiros, uma acção de sensibilização em sala direccionada a idosos.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Acidente mortal na estrada
entre Odemira e Milfontes
Um jovem de 27 anos faleceu neste domingo, 21 de Outubro, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e um pesado na Estrada Nacional 393, entre Odemira e Vila Nova de Milfontes.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Odemira vai ter Gabinete de Apoio ao Cuidador
Permitir o atendimento e o acompanhamento psicológico e social dos cuidadores formais e informais do concelho de Odemira é a grande meta do projecto "Cui(Dar) +", da TAIPA-Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.
07h00 - domingo, 21/10/2018
Equipas do concelho de
Odemira ambiciosas na 1ª divisão
Ambição q.

Data: 19/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial