07h00 - quarta, 02/05/2018

Estudo avalia impacto
da Rota Vicentina

Estudo avalia impacto da Rota Vicentina

A Rota Vicentina tem em fase de conclusão um estudo sobre o impacto sócio-económico do projecto no território do Alentejo Litoral, que irá permitir aferir o número de caminhantes que chegam à região e a forma que os mesmos influenciam a economia local.
"Já tínhamos feito alguns cálculos muito empíricos, a chamadas 'contas de merceeiro', para percebermos mais ou menos quantas pessoas estavam a vir e o que é que isso representava", observa a presidente da Associação Rota Vicentina ao "SW", lembrando que a estimativa era de "cerca de 20 mil caminhantes/ ano".
"E o estudo está a apontar para cerca de 25 mil, com uma média de 5,5 noites por pessoa. Isso dá muito mais que 100 mil noites por ano – o que já é bastante interessante –, e com um nível médio de despesa bastante considerável", reforça Marta Cabral.
De acordo com Marta Cabral, o estudo em fase de conclusão possibilitará ter uma real noção do impacto económico da Rota Vicentina no território, assim como apurar "uma série de detalhes no estudo de caracterização do perfil dos caminhantes".
"Estamos a identificar tipos de caminhantes diferentes, com motivações diferentes, com comportamentos diferentes... Isto são também ferramentas de apoio à decisão e ao investimento que são muito importantes para nós, mas também para os nossos parceiros, para o Município [de Odemira] e para as empresas. Ou seja, podemos utilizar a Rota Vicentina não só como fonte de receita para as empresas, mas também como fonte de conhecimento e de apoio à gestão e ao investimento", argumenta Marta Cabral.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 16/08/2018
Cinco detidos por
tráfico no Sudoeste 2018
A GNR deteve cinco pessoas, com idades entre os 16 e os 20 anos, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes durante a última edição do Festival Meo Sudoeste, que decorreu na Zambujeira do Mar entre 7 e 11 de Agosto.
07h00 - quinta, 16/08/2018
Joana Luz apresenta
novo disco em Odemira
O Quintal da Música, em Odemira, recebe nesta quinta-feira, 16 de Agosto, um espectáculo da fadista Joana Luz, que irá aproveitar a ocaisão para apresentar o seu novo CD.
07h00 - terça, 14/08/2018
Tribunal trava furo
para petróleo na costa
Os trabalhos de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana pelo consórcio ENI/ GALP não vão avançar.
07h00 - terça, 14/08/2018
Bravewonder alarga
leque de produtos
A BRAVEWONDER continua a querer levar até aos seus clientes a melhor qualidade existente no mercado e, nesse sentido, acaba de alargar o seu portefólio de produtos.
07h00 - segunda, 13/08/2018
Odemira em destaque
na campanha da Vitacress
A empresa Vitacress inicia esta semana uma nova campanha publicitária televisiva, onde destaca o facto de quase todos os seus produtos serem oriundos das explorações agrícolas que tem no concelho de Odemira.

Data: 03/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial