07h00 - quarta, 02/05/2018

Estudo avalia impacto
da Rota Vicentina

Estudo avalia impacto da Rota Vicentina

A Rota Vicentina tem em fase de conclusão um estudo sobre o impacto sócio-económico do projecto no território do Alentejo Litoral, que irá permitir aferir o número de caminhantes que chegam à região e a forma que os mesmos influenciam a economia local.
"Já tínhamos feito alguns cálculos muito empíricos, a chamadas 'contas de merceeiro', para percebermos mais ou menos quantas pessoas estavam a vir e o que é que isso representava", observa a presidente da Associação Rota Vicentina ao "SW", lembrando que a estimativa era de "cerca de 20 mil caminhantes/ ano".
"E o estudo está a apontar para cerca de 25 mil, com uma média de 5,5 noites por pessoa. Isso dá muito mais que 100 mil noites por ano – o que já é bastante interessante –, e com um nível médio de despesa bastante considerável", reforça Marta Cabral.
De acordo com Marta Cabral, o estudo em fase de conclusão possibilitará ter uma real noção do impacto económico da Rota Vicentina no território, assim como apurar "uma série de detalhes no estudo de caracterização do perfil dos caminhantes".
"Estamos a identificar tipos de caminhantes diferentes, com motivações diferentes, com comportamentos diferentes... Isto são também ferramentas de apoio à decisão e ao investimento que são muito importantes para nós, mas também para os nossos parceiros, para o Município [de Odemira] e para as empresas. Ou seja, podemos utilizar a Rota Vicentina não só como fonte de receita para as empresas, mas também como fonte de conhecimento e de apoio à gestão e ao investimento", argumenta Marta Cabral.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sábado, 26/05/2018
Pratos à base de
arroz em Melides
O arroz é o principal ingrediente na ementa de 13 restaurantes de Melides (Grândola), que até domingo, 27 de Maio, a segunda edição do "Fim-de-semana Gastronómico do Arroz"
Arroz de pato ou de marisco, risotto de polvo com pataniscas de bacalhau, arroz de feijão e espinafres com bacalhau e ovos escalfados, arroz de cabidela com galo, gelado de arroz doce com espuma de lima e crocante de pinhão ou mousse de arroz enformado são algumas das propostas do evento.
00h00 - sábado, 26/05/2018
Obras avançam
em Santo André
A Câmara de Santiago do Cacém já tem a decorrer as obras de requalificação do espaço público do Bairro das Flores, o maior de Vila Nova de Santo André, num investimento avaliado em quase dois milhões de euros.
07h00 - quinta, 24/05/2018
Repsol apoia colectividades
de Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém, a empresa Repsol Polímeros e 19 colectividades do concelho assinaram na segunda-feira, 21, protocolos de colaboração no valor total de 60 mil euros, mais três mil que em 2017.
07h00 - quarta, 23/05/2018
Secretária de Estado inaugura
novas extensões de Saúde
A secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos, inagura nesta quarta-feira, 23, as novas extensões de Saúde das localidades de Torrão (no concelho de Alcácer do Sal) e de Alvalade-Sado (Santiago do Cacém).
07h00 - quarta, 23/05/2018
Câmara de Santiago
estabiliza talude
A Câmara de Santiago do Cacém está a proceder a trabalhos de estabilização do talude situado na rua Professor Egas Moniz, na sede de concelho, num investimento avaliado em 10 mil euros.

Data: 25/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial