07h00 - segunda, 07/05/2018

CM Santiago contra
encerramento de escolas

CM Santiago contra encerramento de escolas

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém manifstou-se contra o encerramento, no ano lectivo de 2018-2019, das escolas do primeiro ciclo de Boticos (Arealão) e de Vale de Água.
O eventual encerramento dos dois estabelecimentos consta do ofício enviado à autarquia pela Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Alentejo (DGESTE), tendo o Município apenas concordado com a suspensão do pré-escolar em Vale de Água devido à inexistência de crianças nessa idade na localidade.
"Estamos contra o encerramento dessas escolas porque são escolas rurais importantes para a comunidade local", diz o vereador Jaime Cáceres, que tem o pelouro da Educação, prometendo "lutar com todas as armas" disponíveis "para que estas duas escolas se mantenham abertas".
Segundo o autarca, que reuniu na passada semana com a DGESTE, na base da proposta de encerramento das escolas está a portaria de 2010, que referencia o encerramento de escolas do primeiro ciclo com menos de 21 alunos. "Estas escolas não têm esse número de alunos alunos, mas são importantes para a vitalidade das localidades onde se inserem, para os alunos e para os seus pais", vinca Jaime Cáceres, sublinhando que o eventual encerramento destas escolas "seria penalizador para as freguesias e para a população".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 14/01/2019
CM Santiago asfalta via
junto ao Centro de Saúde
A Câmara de Santiago do Cacém está a realizar trabalhos de pavimentação na rua Padre Hermano Ferreira e no bairro São Vicente de Paulo, principal via de acesso ao Centro de Saúde local.
07h00 - quarta, 09/01/2019
PS critica valor de obras
municipais em Santiago
A Concelhia de Santiago do Cacém apoia a realização das obras de reabilitação urbana do centro histórico da cidade, mas considera que o valor previsto pela autarquia no concurso de uma das empreitadas "é um esbanjar de dinheiro".
07h00 - segunda, 07/01/2019
BE Santiago quer
OP implementado
O Bloco de Esquerda (BE) de Santiago do Cacém defende a implementação do "Orçamento Participativo" (OP) no concelho, proposta que apresentou na preparação do Orçamento e Grandes Opções do Plano da autarquia local para 2019.
08h00 - segunda, 24/12/2018
CM Santiago apoia
atletas do concelho
A Câmara de Santiago do Cacém atribuiu na passada semana uma verba total de cerca de cinco mil euros a oito atletas do concelho que se notabilizam pela sua participação em provas nacionais e internacionais.
08h00 - segunda, 24/12/2018
GNR de Alvalade e
Ermidas sem mudanças
O Governo suspendeu a passagem dos postos da GNR de Alvalade e Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, a postos de atendimento reduzido, ou seja, com funcionamento entre as 09h00 e as 17h00, e apenas com um efectivo.

Data: 04/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial