00h00 - segunda, 14/05/2018

Integração de imigrantes
é prioridade em Odemira

Integração de imigrantes é prioridade em Odemira

A integração dos imigrantes no território vai continuar a ser uma prioridade da Câmara de Odemira, que está já a preparar a segunda geração do plano municipal nesta área. A garantia é dada ao "SW" pela vereadora Deolinda Seno Luís, revelando que no próximo mês de Julho já conta ter um esboço do que será o sucessor do "Odemira Integra", que está no terreno desde 2015.
"Para nós, enquanto Município, [este tema] continua a ser prioritário, porque é um processo que vai ser demorado no tempo", afiança Deolinda Seno Luís, para logo acrescentar: "Em termos de estratégia municipal, continuamos com a intenção de colaborar e fazer parte deste processo de integração".
De acordo com a vereadora responsável pelo pelouro da Acção Social na Câmara de Odemira, já foram aplicados no concelho perto de 300 mil euros provenientes de fundos comunitários em programas e projectos no âmbito do acolhimento de imigrantes, sendo que os resultados são notórios.
"O acesso à saúde foi muito melhorado, a integração nas escolas também está facilitada, foram disponibilizadas, no IEFP, acções de formação de Português e o Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) ajuda no acesso aos mecanismos de legalização. Ou seja, temos um conjunto de entidades articuladas entre si e este trabalho não pode parar", observa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências
O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".
07h00 - sexta, 18/01/2019
CM Odemira vai aceitar novas competências
Praias, jogos de fortuna ou azar, justiça, associações de bombeiros, habitação, estruturas de atendimento aos cidadãos, vias de comunicação, património imobiliário público sem utilização e estacionamento público: estas matérias vão passar para a responsabilidade da Câmara de Odemira, que vai aceitar a transferência de competências proposta pelo Governo para estas nove áreas.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local em debate em Odemira
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local cresce
no concelho de Odemira
A actividade turística é cada vez mais preponderante na economia local do concelho de Odemira e isso não se reflecte apenas no aumento de visitantes no território, mas também o número de unidades de alojamento tem crescido no concelho, com destaque para o Alojamento Local, que em cinco anos passou de cerca de 60 unidades para as actuais 520.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Música e teatro pelo
projecto "GiraMundo"
O projecto "Giramundo", dinamizado pela TAIPA, apresenta nas próximas duas sextas-feiras dois espectáculos, um de música e outro de teatro.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial