00h00 - segunda, 21/05/2018

Centro de Interpretação
em Pousadas Velhas

Centro de Interpretação em Pousadas Velhas

O novo Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano é inaugurado nesta segunda-feira, 21, junto sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes (Odemira).
A cerimónia está agendada para as 10h00, numa iniciativa da Câmara de Odemira e da Liga de Protecção da Natureza (LPN) que decorre do projecto "LIFE Charcos", que tem por objectivo "promover a conservação, informação e sensibilização das comunidades locais e turistas para a importância dos charcos temporários, um habitat de grande biodiversidade e riqueza ambiental".
De acordo com a autarquia, os charcos temporários mediterrânicos que ocorrem na costa Sudoeste de Portugal "são um habitat natural muito ameaçado, devido à sua fragilidade ecológica e desconhecimento do seu valor natural", sendo que a "intensificação da agricultura industrializada e o turismo constituem um dos principais fatores de declínio deste habitat".
"Os charcos representam um habitat essencial para a reprodução de anfíbios, sendo este o único habitat de água doce no qual se encontram quase todas as espécies de anfíbios da região", acrescenta a mesma fonte, explicando que o projecto "LIFE Charcos" é coordenado pela LPN, em parceria com as universidades de Évora e do Algarve, Centro de Ciências do Mar, Município de Odemira e Associação de Beneficiários do Mira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências
O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".
07h00 - sexta, 18/01/2019
CM Odemira vai aceitar novas competências
Praias, jogos de fortuna ou azar, justiça, associações de bombeiros, habitação, estruturas de atendimento aos cidadãos, vias de comunicação, património imobiliário público sem utilização e estacionamento público: estas matérias vão passar para a responsabilidade da Câmara de Odemira, que vai aceitar a transferência de competências proposta pelo Governo para estas nove áreas.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local em debate em Odemira
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local cresce
no concelho de Odemira
A actividade turística é cada vez mais preponderante na economia local do concelho de Odemira e isso não se reflecte apenas no aumento de visitantes no território, mas também o número de unidades de alojamento tem crescido no concelho, com destaque para o Alojamento Local, que em cinco anos passou de cerca de 60 unidades para as actuais 520.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Música e teatro pelo
projecto "GiraMundo"
O projecto "Giramundo", dinamizado pela TAIPA, apresenta nas próximas duas sextas-feiras dois espectáculos, um de música e outro de teatro.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial