07h00 - terça, 29/05/2018

EUA e China querem
investir na ZIL de Sines

EUA e China querem investir na ZIL de Sines

A Aicep Global Parques, empresa que gere a Zona Industrial e Logística (ZIL) de Sines, está a negociar a instalação neste parque de dois grandes investimentos, um na área do gás natural e outro ligado às energias renováveis.
Em declarações ao semanário "Expresso", o presidente-executivo da Aicep Global Parques revela que está há ano e meio a negociar com os EUA a instalação de um complexo de tancagem de gás natural na ZIL de Sines, sendo que os interessados são empresas produtoras e comercializadoras de gás.
"Já estudaram localizações potenciais dentro de Sines e o reforço dos pipelines para fazer a ligação", revela Francisco Mendes da Palma.
Para este responsável, a grande mais-valia de Sines para atrair este tipo de investimento é o facto de possuir um porto de águas profundas, "o que permite a entrada de grandes navios". "Já existe um terminal de gás natural, por isso é só ligar à torneira. Temos uma rede de pipelines com 17 quilómetros que facilmente poderá crescer e há muitos hectares de terreno disponível", acrescenta.
Quanto ao interesse chinês, Francisco Mendes da Palma adianta ter em vista a criação de uma fábrica de montagem de painéis fotovoltaicos com o objectivo é facilitar as exportações para a Europa. "Os chineses estão cada vez mais competitivos em preço e qualidade na produção de células fotovoltaicas. A ideia seria fazer em Sines a assemblagem de material vindo da China", adianta.
Na entrevista ao "Expresso" Francisco Mendes da Palma diz ainda que a ZIL de Sines tem 55% do espaço ocupado, existindo muitos empresários portugueses ligados a câmaras de comércio na Europa que estão à procura de investir em Portugal e que encaram Sines com uma "alternativa" possível. Uma das hipóteses em estudo é a recuperação da Metalsines.
"A Metalsines fazia vagões para comboios. Há um projecto para reconvertê-la para a construção e manutenção de contentores", revela o presidente-executivo da Aicep Global Parques.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quinta, 11/10/2018
Escola de Sines
tem Bandeira Verde
A Escola Vasco da Gama, de Sines, foi distinguida pelo segundo ano consecutivo com a Bandeira Verde Eco-Escolas, que premeia o bom trabalho realizado pelo estabelecimento em prol do ambiente e da sustentabilidade.
07h00 - quarta, 10/10/2018
Câmara de Sines diminui
taxa de IRS em 2019
Os habitantes do concelho de Sines vão pagar menos IRS em 2019, depois da Câmara e a Assembleia Municipal terem aprovado a redução da taxa de participação da autarquia neste imposto de 4,5% para 4,4%.
07h00 - terça, 09/10/2018
Câmara de Sines promove
"Mês Sénior" ao longo de Outubro
O mês de Outubro em Sines vai ser inteiramente dedicado à Terceira Idade, através da iniciativa "Mês Sénior", promovida até ao dia 26 de Outubro pela Câmara Municipal local no sentido de fomentar o envelhecimento activo da sua população com mais de 55 anos.
07h00 - quarta, 03/10/2018
Protocolo entre Porto
de Sines e Canal do Suez
A Administração do Porto de Sines (APS) assinou um memorando de entendimento com a Zona Económica do Canal do Suez (Egipto), no sentido de serem estreitadas "as relações entre duas inter-faces logísticas e portuárias de dimensão global".
16h00 - quinta, 27/09/2018
Ruas de Sines
"cheias" de arte
Sensibilizar os sinienses (e todos os visitantes) para "um novo olhar sobre a cidade, através de uma diversidade de propostas artísticas com carácter contemporâneo", é a grande da segunda edição da MAR-Mostra de Artes de Rua de Sines.

Data: 19/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial