07h00 - terça, 29/05/2018

EUA e China querem
investir na ZIL de Sines

EUA e China querem investir na ZIL de Sines

A Aicep Global Parques, empresa que gere a Zona Industrial e Logística (ZIL) de Sines, está a negociar a instalação neste parque de dois grandes investimentos, um na área do gás natural e outro ligado às energias renováveis.
Em declarações ao semanário "Expresso", o presidente-executivo da Aicep Global Parques revela que está há ano e meio a negociar com os EUA a instalação de um complexo de tancagem de gás natural na ZIL de Sines, sendo que os interessados são empresas produtoras e comercializadoras de gás.
"Já estudaram localizações potenciais dentro de Sines e o reforço dos pipelines para fazer a ligação", revela Francisco Mendes da Palma.
Para este responsável, a grande mais-valia de Sines para atrair este tipo de investimento é o facto de possuir um porto de águas profundas, "o que permite a entrada de grandes navios". "Já existe um terminal de gás natural, por isso é só ligar à torneira. Temos uma rede de pipelines com 17 quilómetros que facilmente poderá crescer e há muitos hectares de terreno disponível", acrescenta.
Quanto ao interesse chinês, Francisco Mendes da Palma adianta ter em vista a criação de uma fábrica de montagem de painéis fotovoltaicos com o objectivo é facilitar as exportações para a Europa. "Os chineses estão cada vez mais competitivos em preço e qualidade na produção de células fotovoltaicas. A ideia seria fazer em Sines a assemblagem de material vindo da China", adianta.
Na entrevista ao "Expresso" Francisco Mendes da Palma diz ainda que a ZIL de Sines tem 55% do espaço ocupado, existindo muitos empresários portugueses ligados a câmaras de comércio na Europa que estão à procura de investir em Portugal e que encaram Sines com uma "alternativa" possível. Uma das hipóteses em estudo é a recuperação da Metalsines.
"A Metalsines fazia vagões para comboios. Há um projecto para reconvertê-la para a construção e manutenção de contentores", revela o presidente-executivo da Aicep Global Parques.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 19/06/2018
Sines: Exposição sobre
comissões de moradores
A central rermoeléctrica de Sines tem patente a exposição "Comissões de Moradores do Concelho de Sines: da tradição à modernidade", um projecto da Câmara de Sines no âmbito programa "Tradições", da EDP.
07h00 - segunda, 18/06/2018
Nova central eólica
avança em Sines
O concelho de Sines vai ter uma nova central eólica com uma potência de 60 megawatts, investimento avaliado em 95 milhões de euros que já recebeu "luz verde" por parte do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.
00h00 - sábado, 16/06/2018
"Terras Sem Sombra"
no concelho de Sines
A edição de 2018 do festival "Terras Sem Sombra" chega neste fim-de-semana, dias 16 e 17 de Junho, ao concelho de Sines, numa organização da associação Pedra Angular, em parceria com diversos municípios do Alentejo.
07h00 - sexta, 15/06/2018
Sines recebe
Feira do Mar
A "economia do mar" vai voltar a estar em destaque na cidade de Sines, que neste fim-de-semana, dias 15 a 17 de Junho, recebe a terceira edição da Feira do Mar, certame promovido pelo Sines Tecnopólo e pela autarquia local.
07h00 - quarta, 13/06/2018
Nova Direcção da
AVAL eleita em Sines
A professora Cristina Teixeira é a nova presidente da Associação de Voleibol do Alentejo e Agarve (AVAL), que tem sede em Castro Verde, sucedendo no cargo a António Brito.

Data: 22/06/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial