07h00 - terça, 29/05/2018

EUA e China querem
investir na ZIL de Sines

EUA e China querem investir na ZIL de Sines

A Aicep Global Parques, empresa que gere a Zona Industrial e Logística (ZIL) de Sines, está a negociar a instalação neste parque de dois grandes investimentos, um na área do gás natural e outro ligado às energias renováveis.
Em declarações ao semanário "Expresso", o presidente-executivo da Aicep Global Parques revela que está há ano e meio a negociar com os EUA a instalação de um complexo de tancagem de gás natural na ZIL de Sines, sendo que os interessados são empresas produtoras e comercializadoras de gás.
"Já estudaram localizações potenciais dentro de Sines e o reforço dos pipelines para fazer a ligação", revela Francisco Mendes da Palma.
Para este responsável, a grande mais-valia de Sines para atrair este tipo de investimento é o facto de possuir um porto de águas profundas, "o que permite a entrada de grandes navios". "Já existe um terminal de gás natural, por isso é só ligar à torneira. Temos uma rede de pipelines com 17 quilómetros que facilmente poderá crescer e há muitos hectares de terreno disponível", acrescenta.
Quanto ao interesse chinês, Francisco Mendes da Palma adianta ter em vista a criação de uma fábrica de montagem de painéis fotovoltaicos com o objectivo é facilitar as exportações para a Europa. "Os chineses estão cada vez mais competitivos em preço e qualidade na produção de células fotovoltaicas. A ideia seria fazer em Sines a assemblagem de material vindo da China", adianta.
Na entrevista ao "Expresso" Francisco Mendes da Palma diz ainda que a ZIL de Sines tem 55% do espaço ocupado, existindo muitos empresários portugueses ligados a câmaras de comércio na Europa que estão à procura de investir em Portugal e que encaram Sines com uma "alternativa" possível. Uma das hipóteses em estudo é a recuperação da Metalsines.
"A Metalsines fazia vagões para comboios. Há um projecto para reconvertê-la para a construção e manutenção de contentores", revela o presidente-executivo da Aicep Global Parques.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - domingo, 12/08/2018
Feira de Agosto não
se realiza em Sines
Ao contrário dos anos anteriores, a Câmara de Sines não vai organizar em 2018 a tradicional Feira de Agosto devido ao "reduzido número de inscrições de vendedores".
07h00 - terça, 07/08/2018
Exposição no
Mercado de Sines
O Mercado Municipal de Sines vai ter patente, a partir desta terça-feira, 7, a exposição itinerante "Comissões de Moradores do Concelho de Sines: da Tradição à Modernidade".
07h00 - sábado, 04/08/2018
Meia centena de idosos
de Sines apoiados
Kits de produtos de higiene pessoal foram entregues a 50 idosos carenciados do concelho de Sines, numa iniciativa da Associação Coração Delta em parceria com a Câmara de Sines, Rede Social e Missão Coragem.
07h00 - quarta, 01/08/2018
Bio-refinaria vai
nascer em Sines
A empresa Inedite Neptune, ligada ao grupo empresarial espanhol InKemia, vai instalar na ZIL de Sines uma bio-refinaria para a produção de bio-diesel avançado de classe A.
00h00 - sábado, 28/07/2018
Músicas do Mundo
de Sines chega ao fim
A 20ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines chega ao fim neste sábado, 28 de Julho, com um total de 10 concertos nos três palcos espalhados pela cidade.

Data: 03/08/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial