07h00 - terça, 29/05/2018

EUA e China querem
investir na ZIL de Sines

EUA e China querem investir na ZIL de Sines

A Aicep Global Parques, empresa que gere a Zona Industrial e Logística (ZIL) de Sines, está a negociar a instalação neste parque de dois grandes investimentos, um na área do gás natural e outro ligado às energias renováveis.
Em declarações ao semanário "Expresso", o presidente-executivo da Aicep Global Parques revela que está há ano e meio a negociar com os EUA a instalação de um complexo de tancagem de gás natural na ZIL de Sines, sendo que os interessados são empresas produtoras e comercializadoras de gás.
"Já estudaram localizações potenciais dentro de Sines e o reforço dos pipelines para fazer a ligação", revela Francisco Mendes da Palma.
Para este responsável, a grande mais-valia de Sines para atrair este tipo de investimento é o facto de possuir um porto de águas profundas, "o que permite a entrada de grandes navios". "Já existe um terminal de gás natural, por isso é só ligar à torneira. Temos uma rede de pipelines com 17 quilómetros que facilmente poderá crescer e há muitos hectares de terreno disponível", acrescenta.
Quanto ao interesse chinês, Francisco Mendes da Palma adianta ter em vista a criação de uma fábrica de montagem de painéis fotovoltaicos com o objectivo é facilitar as exportações para a Europa. "Os chineses estão cada vez mais competitivos em preço e qualidade na produção de células fotovoltaicas. A ideia seria fazer em Sines a assemblagem de material vindo da China", adianta.
Na entrevista ao "Expresso" Francisco Mendes da Palma diz ainda que a ZIL de Sines tem 55% do espaço ocupado, existindo muitos empresários portugueses ligados a câmaras de comércio na Europa que estão à procura de investir em Portugal e que encaram Sines com uma "alternativa" possível. Uma das hipóteses em estudo é a recuperação da Metalsines.
"A Metalsines fazia vagões para comboios. Há um projecto para reconvertê-la para a construção e manutenção de contentores", revela o presidente-executivo da Aicep Global Parques.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 16/01/2019
"Tourism Innovation
Journeys" em Sines
O auditório do Centro de Artes de Sines acolhe nesta quarta-feira, 16 de Janeiro, uma sessão pública do projecto "Tourism Innovation Journeys", promovido pelo Instituto Superior de Novas Profissões (INP) e pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e dedicado à valorização turística do Alentejo.
07h00 - terça, 15/01/2019
Percurso pedestre
na Lagoa da Sancha
O novo percurso pedestre da Lagoa da Sancha foi inaugurado no passado sábado, 12 de Janeiro, prometendo aos seus visitantes um contacto "muito rico" com a natureza e a fruição de paisagens de grande beleza.
07h00 - terça, 15/01/2019
Porto de Sines cresce
na carga contentorizada
O Porto de Sines voltou a crescer na movimentação de carga contentorizada em 2018, com o Terminal XXI a fechar o ano com a movimentação de um total de 1,75 milhões de TEU, mais cinco por cento que no ano anterior.
21h50 - domingo, 13/01/2019
Futsal: Benfica conquista
Taça da Liga em Sines
A equipa do Benfica revalidou neste domingo, 13 de Janeiro, o título den campeão da Taça da Liga em futsal, ao derrotar o Sp.
07h00 - domingo, 13/01/2019
Futsal: Benfica e Sp. Braga
disputam título em Sines
As equipas de futsal do Benfica e do Sp.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial