07h00 - sexta, 08/06/2018

"Odemira já tem turistas todo o ano"

"Odemira já tem turistas todo o ano"

O vice-presidente da Câmara de Odemira afirma que a Fei~TUR, que arranca nesta sexta-feira, 8, em Vila Nova de Milfontes, é "o evento mais notório em termos de promoção turística de toda a região do Alentejo". Em entrevista ao "SW", Ricardo Cardoso assinala ainda o crescimento do sector no concelho ao longo de todo o ano. "Em Odemira vivia-se muito do turismo ligado ao sol e mar e, portanto, ao Verão. E neste momento há turistas no concelho todo o ano, com destaque para a Primavera e o Outono", diz.

Que importância tem a FEI~TUR para o sector?
A FEI~TUR afirmou-se como um evento regional e é o evento mais notório em termos de promoção turística de toda a região do Alentejo. Esta edição pretende, de alguma maneira, consolidar esse aspecto e estamos em crer que vamos ter uma feira representativa de tudo aquilo que existe no concelho de Odemira, em todo o Litoral e em toda a região do Alentejo. Vai estar representado [na feira] um conjunto bastante vasto de empresas ligadas ao sector, desde a oferta hoteleira à restauração, passando por empresas de animação turística ou empresas marítimo-turísticas. Pensamos que este evento vai crescer e consolidar-se como o principal evento da oferta turística de toda a região do Alentejo

Que peso tem já este sector do Turismo Desportivo e de Natureza na economia local? É cada vez mais importante?
Sem dúvida! O turismo no concelho de Odemira foi-se alterando ao longo dos últimos anos, pois era um turismo muito marcado por uma oferta específica, de sol e mar, e nos últimos anos tem conseguido fugir a essa única oferta – que continua a ser uma das principais ofertas, agora a ombrear com a oferta de Turismo de Natureza! O pedestrianismo e também o BTT estão a afirmar-se cada vez mais, a canoagem também é uma actividade muito relevante, os passeios no Mira cresceram imenso nos últimos anos, os restaurantes estão com cada vez melhor oferta e o alojamento cresceu de forma exponencial nos últimos anos… Tudo isto levou a que todo o sector crescesse!

O Turismo Desportivo e de Natureza tem a mais-valia de poder ser transversal a todo o território do concelho, não apenas ao litoral. Também por aí este crescimento é fundamental para a economia local?
O nosso maior desafio era que todo o concelho pudesse ter oferta turística e acho que estamos a conseguir fazer isso. Ao longo dos últimos anos têm surgido no interior [do concelho] muitas iniciativas particulares, novos alojamentos, novos restaurantes, algumas empresas de animação turística… E obviamente que isso também tem a ver com alguns investimentos em termos infra-estruturais que foram feitos pelo próprio Município, como é bom exemplo toda a infra-estruturação em torno da barragem de Santa Clara ou o alargamento da Rota Vicentina ao interior. E estando em curso os trilhos de BTT, isso vai acentuar-se ainda mais. Portanto, o desafio foi alargar este sector a todo o concelho e estamos a conseguir fazer isso, não só em termos territoriais mais também em termos de sazonalidade.

De que forma?
Em Odemira vivia-se muito do turismo ligado ao sol e mar e, portanto, ao Verão. E neste momento há turistas no concelho todo o ano, com destaque para a Primavera e o Outono. Acho que estamos a conseguir, de facto, inverter esta realidade e a alargar o período de atractividade. Era uma das nossas prioridades e acho que foi conseguida.

Este sector ainda tem margem para crescer?
Parece-me que sim. Chegar a novos locais é sempre importante e há algumas freguesias que ainda têm uma oferta menor, mas que neste momento estão em crescimento e podem crescer mais. Mas o mais importante de tudo é fugir à sazonalidade deste sector e nós provámos que o podemos fazer. Obviamente que há sempre coisas a aperfeiçoar e estamos a trabalhar nesse aperfeiçoamento.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 22/10/2018
Acidente mortal na estrada
entre Odemira e Milfontes
Um jovem de 27 anos faleceu neste domingo, 21 de Outubro, na sequência de uma colisão entre um veículo ligeiro e um pesado na Estrada Nacional 393, entre Odemira e Vila Nova de Milfontes.
07h00 - segunda, 22/10/2018
Odemira vai ter Gabinete de Apoio ao Cuidador
Permitir o atendimento e o acompanhamento psicológico e social dos cuidadores formais e informais do concelho de Odemira é a grande meta do projecto "Cui(Dar) +", da TAIPA-Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira.
07h00 - domingo, 21/10/2018
Equipas do concelho de
Odemira ambiciosas na 1ª divisão
Ambição q.
07h00 - domingo, 21/10/2018
Treinadores esperam campeonato equilibrado
O campeonato distrital da 1ª divisão distrital de Beja em 2018-2019 fica marcado pelo facto de contar com apenas 11 equipa, o que para os treinadores dos três emblemas do concelho de Odemira pode significar mais equilíbrio e maior competitividade.
07h00 - domingo, 21/10/2018
Prova de BTT na
freguesia da Longueira
A freguesia de Longueira/ Almograve recebe neste domingo, 21 de Outubro, a 10ª edição da prova "Entre o Rio e o Mar", promovida pela Secção de BTT "Os Duraizos", da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira.

Data: 19/10/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial