07h00 - quarta, 20/06/2018

ANAFRE reuniu com
autarcas em Milfontes

ANAFRE reuniu com autarcas em Milfontes

O provável encerramento da agência da Caixa Geral de Depósitos em Colos, no concelho de Odemira, vai ser discutido na próxima reunião do conselho directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que se realiza na sexta-feira, 22.
A garantia é dada pelo coordenador da Delegação de Beja da associação, Vitor Morais Besugo, que juntamente, com o vice-coordenador António Barros, esteve na passada sexta-feira, 15, em Vila Nova de Milfontes, onde reuniram com os presidentes de junta de freguesia do distrito que têm costa maritima: Francisco Lampreia (de Vila Nova de Milfontes), Dário Guerreiro (São Teotónio) e Glória Pacheco (Longueira/ Almograve).
Durante o encontro os autarcas manifestaram a sua preocupação face ao provável encerramento do balcão da Caixa em Colos, que deixará quatro freguesias do concelho de Odemira "sem qualquer agência bancária".
"Tendo a Caixa Geral de Depósitos estatuto de banco público, não pode jamais abdicar da sua missão de garantir um serviço público de proximidade", sublinha em tom crítico o coordenador da ANAFRE.
A perspectiva da prospecção petrolífera na costa portuguesa, no âmbito do projecto do consórcio ENI/GALP esteve também em discussão, tendo os autarcas presentes sublinhado que as populações "não compreendem" a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente de não considerar as suas contribuições apresentadas no processo de consulta pública, "bem como a opção do Governo em insistir no caminho das energias fósseis numa região internacionalmente reconhecida pela singularidade dos seus valores naturais".
No final do encontro, Vítor Morais Besugo garantiu estar "solidário com estas polulações" e prometeu "estar ao seu lado em futuras iniciativas que contribuam para esclarecer e repudiar estas iniciativas". "Além disso, estes temas serão levados na próxima sexta-feira, 22, à reunião do conselho directivo da ANAFRE", acrescenta.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/07/2019
FACECO 2019 apoia
pescadores da Azenha
A FACECO terá um cariz solidário em 2019, uma vez que metade do valor resultante da venda de entradas reverterá para a campanha solidária que está a decorrer em favor dos pescadores da Azenha do Mar afectados pelo incêndio de 6 de Maio.
07h00 - segunda, 15/07/2019
Balcão Único de Odemira
assinala nove anos de existência
O Balcão Único (BU) da Câmara de Odemira assinalou, na passada sexta-feira, 12 de Julho, nove anos de existência, sendo que actualmente conta com uma média de 10 mil atendimentos a munícipes por ano.
07h00 - segunda, 15/07/2019
Um derrame hoje?
"Consequências seriam
maiores", diz ARH
O director da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Alentejo, ligada à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), admite que um acidente como o ocorrido, em 1989, com o petroleiro "Marão" nos dias de hoje teria consequências económicas e ambientais bem maiores na zona do Alentejo Litoral.
07h00 - sexta, 12/07/2019
Jogadora de Milfontes
nas campeãs da Europa
A concretização de um sonho: é desta forma que a futebolista Jéssica Silva, natural de Vila Nova de Milfontes, descreve a sua transferência dos espanhóis do Levante para os franceses do Olympique Lyon, actuais campeões da Europa de futebol feminino.
07h00 - sexta, 12/07/2019
E se houvesse novo derrame
de crude na costa de Odemira?
Na madrugada de 19 de Julho de 1989 a praia do Almograve e algumas zonas a norte e a sul do areal "tingiram-se" de negro.

Data: 19/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial