00h00 - sexta, 22/06/2018

Memória(s) em palco
com "Desembosnar"

Memória(s) em palco com "Desembosnar"

Anos atrás a expressão "desembosnar" era muito utilizada nos montes e aldeias do interior de Odemira quando se fala em desenvolver ou desencalhar. Um termo que vai agora ser recuperado em palco num espectáculo produzido pela ZUT e que tem como "actores" um grupo de homens e mulheres, todos com mais de 55 anos, da freguesia de Santa Clara-a-Velha.
O espectáculo "Desembosnar" é apresentado ao público nesta sexta-feira, 22 de Junho, no cine-teatro Camacho Costa e surge na sequência de "Advirto", que estreou em 2017 e nasceu no âmbito do trabalho que a associação ZUT tem vindo a realizar junto destas comunidades. Em palco vão estar António Maria, Conceição Dias, Emília Felicidade, Graciete Rosário, Inácia Felicidade, José Ventura, Manuel Duarte, Maria Odete Oliveira, Noémia Maria e Odália Gonçalves, na sua maioria membros do Grupo Etnográfico "Alto do Mira", que dão corpo e voz a uma "perspectiva dramatizada" da antiga rivalidade entre as gentes de Santa Clara-a-Velha (os "morcegos") e de Sabóia (os "macacos") e que trabalha muito a(s) memória(s) individual e colectiva.
"Desenvolvemos ideias e ficções em cima desse ponto de partida", explica ao "SW" Inês Jacques, da ZUT, que dirige e encena o espectáculo juntamente com Hélio Mateus.
Na prática, continua Inês Jacques, tudo tem que ver "com o processo de criação de uma memória". "A nossa memória tem mistos de coisas reais com coisas que nós próprios vamos criando, coisas que ouvimos dizer ou imagens que vemos. E este espectáculo foi criado assim, com um misto de coisas documentais, coisas que foram contadas e coisas inventadas", diz.
De acordo com a encenadora, em "Desembosnar" os participantes foram muito mais activos que em "Advirto". "As pessoas que estão envolvidas no projecto, como são as mesmas que fizeram o projecto anterior, já vinham com mais garra para agarrar um projecto novo. Contribuíram bastante e deram muitas ideias sobre como o espectáculo se podia desenrolar. E foram bastante mais activas e criativas", afiança Inês Jacques.
A estreia é já esta sexta-feira e a expectativa é muita. "É uma espécie de nervoso miudinho, mas que não incomoda. Acho que estamos mais empolgados do que nervosos", admite com bom humor Inês Jacques.
"Desembosnar" tem o apoio da Câmara de Odemira, da Casa do Povo de Santa Clara-a-Velha e das juntas de freguesia de Santa Clara-a-Velha e de Sabóia e a estreia é em Odemira. Mas depois a ZUT gostaria de levar o espectáculo a outros locais do concelho (e não só). "Gostávamos muito de circular com o espectáculo", afiança.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 21/09/2018
Normalidade no arranque das aulas em Odemira
Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Rácio para o pessoal
auxiliar é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começa com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora Telma Guerreiro.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Craques da orientação
"à prova" em Odemira
Neste fim-de-semana Odemira vai ser a "capital mundial" da orientação em BTT! Tudo porque o concelho recebe, entre sexta-feira e sábado, dias 21 a 23 de Setembro, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que juntará cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países de várias latitudes, entre os quais perto de meia centena de portugueses.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Festival do Polvo na
Zambujeira do Mar
"Prove aqui o melhor polvo do mundo": é este o desafio lançado a todos os que neste fim-de-semana, 21 a 23 de Setembro, visitem a Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Taça do Mundo de Orientação em BTT em Odemira
A vila de Odemira recebe a partir desta quinta-feira, 20 de Setembro, os cerca de 200 participantes, provenientes de 15 países, na final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, prova que se prolonga até domingo.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial