00h00 - segunda, 25/06/2018

Comboios vão voltar a
parar em Amoreiras-Gare

Comboios vão voltar a parar em Amoreiras-Gare

Cinco de Agosto: é esta a data definida pela empresa Comboios de Portugal (CP) para o início das paragens do Intercidades na estação Amoreiras-Odemira, em Amoreiras-Gare. Uma data que marca o regresso do serviço de passageiros a esta estação e que há muito era aguardado pela população da pequena aldeia na freguesia de São Martinho das Amoreiras (Odemira).
"O primeiro passo está dado", observa com satisfação o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, lembrando que esta era uma reivindicação muito antiga. Por isso, "esta é, sem dúvida, uma batalha ganha", acrescenta o socialista Nuno Duarte.
A decisão da CP surge depois de anos de diálogo com a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras e Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare. Para já, o Intercidades apenas vai parar em Amoreiras-Gare enquanto vigorar o "horário de Verão", estando agendadas duas paragens: da parte manhã às 9h49, no sentido Faro-Lisboa (onde chegará pelas 11h42), e de tarde às 20h18 no sentido Lisboa-Faro, com chegada à capital algarvia pelas 21h50.
"As paragens não são aquelas que eram desejadas, mas para início é assim", afirma o autarca Nuno Duarte, considerando que a paragem do Intercidades em Amoreiras-Gare vai, seguramente, "trazer mais gente à aldeia" e "fomentar o movimento no comércio local".
"Este benefício para a aldeia será o benefício para a freguesia, que também ficará dotada de mais um meio de transporte que até agora não tinha. E para o concelho é uma grande mais-valia, assim como para algumas freguesias de concelhos limítrofes. O norte do concelho de Odemira ficará assim servido de uma estação de caminho-de-ferro", acrescenta o presidente da Junta de São Martinho das Amoreiras.
Alcançado o objectivo de ter comboios de passageiros novamente a parar em Amoreiras-Gare, Nuno Duarte quer agora que tal continue para além do "horário de Verão".
"Agora é as pessoas usarem [o comboio], para que sejam necessários mais comboios a parar aqui", argumenta o autarca". "Porque não temos grandes dúvidas que se não for uma coisa benéfica para a CP, se não der lucro, não se vai manter. Portanto, agora as pessoas vão ter de utilizar [o comboio] e mostrar no terreno que aquilo que sempre dissemos: que faz falta o comboio, que há utentes e que fazem falta mais paragens", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 21/09/2018
Normalidade no arranque das aulas em Odemira
Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Rácio para o pessoal
auxiliar é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começa com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora Telma Guerreiro.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Craques da orientação
"à prova" em Odemira
Neste fim-de-semana Odemira vai ser a "capital mundial" da orientação em BTT! Tudo porque o concelho recebe, entre sexta-feira e sábado, dias 21 a 23 de Setembro, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que juntará cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países de várias latitudes, entre os quais perto de meia centena de portugueses.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Festival do Polvo na
Zambujeira do Mar
"Prove aqui o melhor polvo do mundo": é este o desafio lançado a todos os que neste fim-de-semana, 21 a 23 de Setembro, visitem a Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Taça do Mundo de Orientação em BTT em Odemira
A vila de Odemira recebe a partir desta quinta-feira, 20 de Setembro, os cerca de 200 participantes, provenientes de 15 países, na final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, prova que se prolonga até domingo.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial