07h00 - terça, 26/06/2018

Autarcas do Litoral
reuniram com Governo

Autarcas do Litoral reuniram com Governo

O sector da Educação esteve no centro da discussão durante a reunião que os autarcas dos cinco concelhos do Alentejo Litoral mantiveram na passada sexta-feira, 22, em Lisboa, com os secretários de Estado da Educação e do Desenvolvimento e Coesão.
De acordo com o presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, a reunião teve como objectivo "mostrar o descontentamento" das autarquias face à proposta do Governo sobre a distribuição de verbas e responsabilidades na recuperação de escolas.
"Não aceitamos o princípio que está a ser colocada às câmaras de que estas assumam as obras de recuperação de escolas da responsabilidade do Ministério. Ou seja, que sejamos donos da obra, que façamos o projecto e lancemos os concursos e, mais grave que isso, que assumamos os custos da parte não financiada pelos fundos comunitários", afirma Beijinha.
Segundo o edil de Santiago do Cacém, os autarcas da CIMAL contestaram ainda durante a reunião o facto de terem recebido um ofício da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo a informar que, tendo em consideração que os municípios do Alentejo Litoral não aceitaram este princípio, as verbas seriam canalizadas para outro lado.
"Não aceitamos isso porque se trata de uma verba que foi afecta a um território e que tinha de ser o Ministério a gerir. Soa, um pouco, a chantagem", diz.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 16/07/2018
CM Santiago garante
nadadores-salvadores
para duas praias
A Câmara de Santiago do Cacém já assegurou a contratação dos nadadores-salvadores que vão estar de serviço neste Verão nas praias da Fonte do Cortiço e do Porto das Carretas.
07h00 - quinta, 12/07/2018
CM Santiago reforça
acção social escolar
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém já aprovou o reforço das medidas de acção social escolar e sócio-educativas para o próximo ano lectivo de 2018-2019.
00h00 - domingo, 08/07/2018
Concurso de fotografia
em Santiago do Cacém
Nuno Mateus, com o trabalho "As Muralhas", foi o vencedor do concurso de fotografia "Num instante, um novo olhar", organizado pela Câmara de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 04/07/2018
Autarca de Santiago
exige cumprimento da
Lei das Finanças Locais
O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, defende o cumprimento, por parte do Governo, da Lei de Finanças Locais já a partir do próximo ano de 2019.
00h00 - sábado, 30/06/2018
"Terras Sem Sombra"
em Santiago do Cacém
Termina neste fim-de-semana, 30 de Junho e 1 de Julho, em Santiago do Cacém, a 14ª edição do festival "Terras Sem Sombra", promovido pela associação Pedra Angular em parceria com diversos municípios da região.

Data: 06/07/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial