00h00 - sábado, 30/06/2018

"Terras Sem Sombra"
em Santiago do Cacém

"Terras Sem Sombra" em Santiago do Cacém

Termina neste fim-de-semana, 30 de Junho e 1 de Julho, em Santiago do Cacém, a 14ª edição do festival "Terras Sem Sombra", promovido pela associação Pedra Angular em parceria com diversos municípios da região.
"A ideia de um território atrasado e atávico, em que se anda de safões e com um borrego às costas, ficou há muito para trás", sublinha o director-geral do festival, José António Falcão.
Neste último fim-de-semana de "Terras Sem Sombra", o programa arranca às 15h00 deste sábado, 30, com uma visita à Quinta dos Escatelares, famosa pela abundância de água e que pertenceu ao sargento-mor João Falcão de Mendonça, sendo datada da década de 1720. A visita será guiada por Gonçalo Nunes da Silva, um dos proprietários, e pelo arquitecto Francisco Lobo de Vasconcellos.
À noite, pelas 21h30, há música na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, com o concerto "Fragmentos Vitais: Kurtág e a sua Circunstância", interpretada pela soprano Andrea Brassói-J?rös, pelo violinista Máté Soós, pelo pianista Péter Kiss e pelo clarinetista Péter Szücs.
Para domingo, 1 de Julho, às 9h30, está prevista uma visita à antiga judiaria de Santiago do Cacém, em pleno centro histórico, guiada pelo escritor e psicanalista argentino Arnoldo Liberman. "O acto constitui uma chamada de atenção para a memória do bairro judeu, desaparecido no século XVII, quando a sua comunidade, perseguida pela Inquisição de Évora, se dispersou", sublinha a organização do festival.
Depois, os voluntários do festival dirigem-se à Herdade do Loreto, onde existiu um convento franciscano, para explorar a riqueza da flora e da fauna do montado. A guiar o passeio vão estar José Mira Potes (engenheiro zootécnico), Dinis Cortes (médico) e Luís Salvador (biólogo), com a colaboração de Ana Vidal (arquitecta paisagista).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 19/11/2018
ZIL de Santo André
vai ser requalificada
O programa Alentejo 2020 já aprovou a candidatura da Câmara de Santiago do Cacém para a qualificação e valorização da Área de Acolhimento Empresarial de Santo André, avaliada em 2,5 milhões de euros.
07h00 - terça, 13/11/2018
Estrada municipal
encerrada em Santiago
A Câmara de Santiago do Cacém cortou a circulação automóvel na Estrada Municipal (EM) 548, que faz a ligação entre a cidade e as Ademas, por razões de segurança, dada a deslocação de um muro de ala do pontão do IC33 próximo do Parral.
07h00 - segunda, 12/11/2018
CM Santiago promove
alimentação saudável
Sensibilizar os mais novos sobre a importância de se ter uma alimentação saudável é o objectivo da campanha da Câmara de Santiago do Cacém, que está a distribuir lancheiras "saudáveis" nas escolas do primeiro ciclo e jardins-de-infância do concelho.
07h00 - quinta, 08/11/2018
CM Santiago
limpa contentores
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou, no final de Outubro, uma acção de higienização dos contentores de resíduos urbanos indiferenciados que integram os circuitos de recolha do concelho, num total de 1859 contentores de superfície.
07h00 - quarta, 07/11/2018
Saúde no Alentejo Litoral
em situação "bastante crítica"
A Coordenadora das Comissões de Utentes do Litoral Alentejano considera que a situação dos serviços de saúde no Litoral Alentejano "é bastante crítica" e lamenta que muitas dos investimentos previstos nesta área para o sector não avancem na presente legislatura.

Data: 16/11/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial