00h00 - sábado, 30/06/2018

"Terras Sem Sombra"
em Santiago do Cacém

"Terras Sem Sombra" em Santiago do Cacém

Termina neste fim-de-semana, 30 de Junho e 1 de Julho, em Santiago do Cacém, a 14ª edição do festival "Terras Sem Sombra", promovido pela associação Pedra Angular em parceria com diversos municípios da região.
"A ideia de um território atrasado e atávico, em que se anda de safões e com um borrego às costas, ficou há muito para trás", sublinha o director-geral do festival, José António Falcão.
Neste último fim-de-semana de "Terras Sem Sombra", o programa arranca às 15h00 deste sábado, 30, com uma visita à Quinta dos Escatelares, famosa pela abundância de água e que pertenceu ao sargento-mor João Falcão de Mendonça, sendo datada da década de 1720. A visita será guiada por Gonçalo Nunes da Silva, um dos proprietários, e pelo arquitecto Francisco Lobo de Vasconcellos.
À noite, pelas 21h30, há música na Igreja Matriz de Santiago do Cacém, com o concerto "Fragmentos Vitais: Kurtág e a sua Circunstância", interpretada pela soprano Andrea Brassói-J?rös, pelo violinista Máté Soós, pelo pianista Péter Kiss e pelo clarinetista Péter Szücs.
Para domingo, 1 de Julho, às 9h30, está prevista uma visita à antiga judiaria de Santiago do Cacém, em pleno centro histórico, guiada pelo escritor e psicanalista argentino Arnoldo Liberman. "O acto constitui uma chamada de atenção para a memória do bairro judeu, desaparecido no século XVII, quando a sua comunidade, perseguida pela Inquisição de Évora, se dispersou", sublinha a organização do festival.
Depois, os voluntários do festival dirigem-se à Herdade do Loreto, onde existiu um convento franciscano, para explorar a riqueza da flora e da fauna do montado. A guiar o passeio vão estar José Mira Potes (engenheiro zootécnico), Dinis Cortes (médico) e Luís Salvador (biólogo), com a colaboração de Ana Vidal (arquitecta paisagista).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - segunda, 16/07/2018
CM Santiago garante
nadadores-salvadores
para duas praias
A Câmara de Santiago do Cacém já assegurou a contratação dos nadadores-salvadores que vão estar de serviço neste Verão nas praias da Fonte do Cortiço e do Porto das Carretas.
07h00 - quinta, 12/07/2018
CM Santiago reforça
acção social escolar
A Câmara Municipal de Santiago do Cacém já aprovou o reforço das medidas de acção social escolar e sócio-educativas para o próximo ano lectivo de 2018-2019.
00h00 - domingo, 08/07/2018
Concurso de fotografia
em Santiago do Cacém
Nuno Mateus, com o trabalho "As Muralhas", foi o vencedor do concurso de fotografia "Num instante, um novo olhar", organizado pela Câmara de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 04/07/2018
Autarca de Santiago
exige cumprimento da
Lei das Finanças Locais
O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, defende o cumprimento, por parte do Governo, da Lei de Finanças Locais já a partir do próximo ano de 2019.
07h00 - sexta, 29/06/2018
Santiago aprova
moção sobre refugiados
A Assembleia Municipal de Santiago do Cacém aprovou no final da passada semana, por unanimidade, uma moção apresentada pela bancada do PS onde repudia todas as formas de discriminação e agressões para com os refugiados.

Data: 06/07/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial