07h00 - quarta, 04/07/2018

Autarca de Santiago
exige cumprimento da
Lei das Finanças Locais

Autarca de Santiago exige cumprimento da Lei das Finanças Locais

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, defende o cumprimento, por parte do Governo, da Lei de Finanças Locais já a partir do próximo ano de 2019.
A posição foi assumida pela autarca da CDU durante a recente reunião do Conselho Directivo e Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde foi aprovada por unanimidade uma resolução relativa à proposta de Lei de Finanças Locais.
Nesta resolução, a ANMP propõe aos grupos parlamentares da Assembleia da República e aos partidos políticos com assento parlamentar a adopção das suas propostas e sublinha a importância das suas propostas para a aprovação de uma Lei de Finanças Locais dotada de estabilidade e que contribua para o reforço da capacidade financeira dos municípios.
Segundo Beijinha, "o que está definido do ponto de vista legal é que da transferência dos impostos dos portugueses uma parte, de acordo com essa mesma lei, é para as autarquias". "Mas o que o Governo faz, reiteradamente há 11 anos, é transferir, é certo, mas não todo o montante que devia de acordo com a Lei", diz o autarca, considerando que o que o Governo está a colocar nesta revisão da Lei "é que esta situação se mantenha assim até 2023".
"E o que nós autarquias defendemos é que em 2019 se efective", defende o edil de Santiago do Cacém.
Álvaro Beijinha é também contra a distribuição das verbas do IVA "em função do que cada concelho arrecada", além de criticar o processo de descentralização de competências da Administração Central para as autarquias.
"Há matérias, em particular na área da Saúde e Educação, que nós discordamos em absoluto, porque se é para descentralizar tem de ser com as respectivas verbas para que as autarquias assumam um serviço público de qualidade e o que está a ser colocado não é isso," frisa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 17/07/2019
Concurso de fotografia
em Santiago do Cacém
já tem vencedor
Nuno Alexandre Mateus, com o trabalho "Interacções", foi o vencedor da quarta edição do concurso de fotografia "Num instante… um novo olhar", promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém.
07h00 - quarta, 17/07/2019
Autarca de Santiago lamenta atraso
na construção de Centro de Saúde
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém lamenta que a construção do novo Centro de Saúde local, prevista para ser concretizada entre 2018 e 2019, ainda nem tenha entrado em fase de projecto.
07h00 - terça, 16/07/2019
BE acusa CIMAL de não
implementar PART na região
O Bloco de Esquerda (BE) do Alentejo Litoral acusa a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) de ter defraudado as expectativas dos cidadãos, dado ainda não ter colocado em prática o Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART) nos transportes públicos da região.
07h00 - quinta, 11/07/2019
Deputado do Bloco
de visita a Alvalade
O deputado do Bloco de Esquerda (BE) Carlos Matias visita nesta quinta-feira, 11 de Julho, a freguesia de Alvalade-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, onde vai abordar questões relacionadas com a seca no Alentejo, ambiente e agricultura.
07h00 - quarta, 03/07/2019
Biblioteca no Parque
do Rio da Figueira
O Parque Urbano do Rio da Figueira, na cidade de Santiago do Cacém, conta a prtir desta quarta-feira, 3 de Julho, com a iniciativa "Biblioteca no Parque", promovida pela Câmara Municipal.

Data: 19/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial