07h00 - quarta, 04/07/2018

Autarca de Santiago
exige cumprimento da
Lei das Finanças Locais

Autarca de Santiago exige cumprimento da Lei das Finanças Locais

O presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, defende o cumprimento, por parte do Governo, da Lei de Finanças Locais já a partir do próximo ano de 2019.
A posição foi assumida pela autarca da CDU durante a recente reunião do Conselho Directivo e Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde foi aprovada por unanimidade uma resolução relativa à proposta de Lei de Finanças Locais.
Nesta resolução, a ANMP propõe aos grupos parlamentares da Assembleia da República e aos partidos políticos com assento parlamentar a adopção das suas propostas e sublinha a importância das suas propostas para a aprovação de uma Lei de Finanças Locais dotada de estabilidade e que contribua para o reforço da capacidade financeira dos municípios.
Segundo Beijinha, "o que está definido do ponto de vista legal é que da transferência dos impostos dos portugueses uma parte, de acordo com essa mesma lei, é para as autarquias". "Mas o que o Governo faz, reiteradamente há 11 anos, é transferir, é certo, mas não todo o montante que devia de acordo com a Lei", diz o autarca, considerando que o que o Governo está a colocar nesta revisão da Lei "é que esta situação se mantenha assim até 2023".
"E o que nós autarquias defendemos é que em 2019 se efective", defende o edil de Santiago do Cacém.
Álvaro Beijinha é também contra a distribuição das verbas do IVA "em função do que cada concelho arrecada", além de criticar o processo de descentralização de competências da Administração Central para as autarquias.
"Há matérias, em particular na área da Saúde e Educação, que nós discordamos em absoluto, porque se é para descentralizar tem de ser com as respectivas verbas para que as autarquias assumam um serviço público de qualidade e o que está a ser colocado não é isso," frisa.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 21/09/2018
Debate sobre o SNS
em Santiago do Cacém
As Comissões de Utentes do Litoral Alentejano promovem esta sexta-feira, 21 de Setembro, em Santiago do Cacém, um debate, por forma a assinalar os 39 anos da criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
07h00 - quarta, 19/09/2018
PS defende transmissões
das assembleias em Santiago
Os eleitos do PS na Assembleia Municipal de Santiago do Cacém apresentaram na passada semana uma proposta que visava as transmissões das reuniões públicas deste órgão pela Internet, podendo depois ser utilizadas em plataformas como o Youtube.
07h00 - terça, 18/09/2018
Comissão de Saúde
de Santiago do Cacém
reuniu com Governo
A prestação de cuidados de saúde na Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral (ULSLA) estiveram sobre a mesa na reunião que juntou a Comissão de Saúde da Assembleia Municipal de Santiago do Cacém à secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.
07h00 - terça, 18/09/2018
Prémio do Conto
"Manuel da Fonseca"
já tem vencedor em 2018
A obra Um Fiel Jardineiro e Outras Histórias, de Maria de Fátima Ferreira Rolão Candeias, foi a vencedora da 12ª edição do Prémio Nacional de Conto "Manuel da Fonseca", adianta ao "SW" fonte oficial da Câmara de Santiago do Cacém.
07h00 - domingo, 16/09/2018
Último dia do
"Alvalade Medieval"
Termina neste domingo, 16 de Setembro, mais uma edição do "Alvalade Medieval", em Alvalade-Sado (Santiago do Cacém), onde os visitantes são levados numa "viagem" ao passado de 508 anos.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial