07h00 - quarta, 11/07/2018

Canoísta de Milfontes
quer ser campeão

Canoísta de Milfontes quer ser campeão

O canoísta Bruno Silvério, natural de Vila Nova de Milfontes e atleta do Náutico do Litoral Alentejano, esteve no Europeu de Canoagem de Juniores e Sub-23, onde foi sexto classificado na final de K4, e já prepara a sua participação no Mundial, que decorre no fim de Julho na Bulgária.

Esteve no último fim-de-semana em Auronzo di Cadore (Itália), no o Europeu de Juniores e Sub-23 em canoagem. Foi a sua primeira experiência a este nível?
Já tinha feito duas provas internacionais, uma em 2016 e outra em 2017. Mas um Europeu foi a primeira vez…

E chegou à final A nos 500 metros para K4 Juniores, sendo sexto classificado juntamente com Francisco Santos, Tomás Santos e Bruno Macedo. Pode dizer-se que o balanço é positivo?
Para mim foi muito positivo, pois o nosso objectivo principal era sermos finalistas do Europeu, para conseguirmos o apuramento para o Mundial, que será agora no final de Julho na Bulgária.

Qual é a ambição para esse Mundial?
A ambição será chegar novamente à final A. Sabemos que é muito difícil, mas estamos focados em lá chegar e vamos trabalhar para esse objectivo.

Ou seja, tem pela frente semanas duras, de muito trabalho.
Sim, sim… Foram só dois ou três dias para recuperar energias e estamos de volta ao trabalho em Montemor-o-Velho.

Como está a ser integrar a Selecção Nacional de canoagem?
Quando entrei para canoagem foi só por gosto, mas passado algum tempo comecei a focar-me e o meu grande objectivo passou a ser ir à Selecção Nacional e representar Portugal no Europeu e Mundial.

Objectivos alcançados com 17 anos, é obra…
Sim, é verdade. [risos]

Mas a partir de agora tem outras ambições ou não?
Para o ano já sou sénior, é um escalão muito difícil, mas vou continuar a trabalhar.

Para ser campeão nacional? Isso está nos seus "planos"?
Claro que está! É um grande objectivo que tenho e vou experimentar o K1, que ainda não consegui fazer. Mas este ano acho que será possível, tenho estado a trabalhar para isso e vou tentar fazê-lo em Agosto, no Campeonato Nacional de Pista.

Há quanto pratica canoagem?
Fez seis anos no passado mês de Abril.

O que o levou para a modalidade?
Os amigos e o facto de ser de [Vila Nova de] Milfontes, ser Verão e estar próximo da praia. Naquela altura estava a ficar calor e fui para a canoagem, para dar uns mergulhos depois do treino. [risos]

Para quem é de Milfontes, com o rio e o mar mesmo ao lado, a canoagem é quase "obrigatória", como se estivesse no vosso ADN.
Está, está…

Quais são as suas referências na canoagem?
A nível nacional claro que é o Fernando Pimenta, que é campeão do Mundo nos 5.000 metros e vice-campeão do mundo nos 1.000 metros. E depois há outras referências nacionais e de outros países.

Sente que a sua presença na Selecção é o exemplo de como se trabalha bem na canoagem no concelho de Odemira e que não é preciso estar nos principais clubes para representar Portugal?
Principalmente temos que ter bons treinadores, bons planos de treino. E depois ter alguma cabeça para ter bons hábitos alimentares e descansar bem antes das provas – o que é muito importante!


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 25/09/2018
"Sonoridades & Sabores"
regressa em Novembro
O roteiro "Sonoridades & Sabores" regressa ao interior do concelho de Odemira no próximo mês de Novembro, no sentido de valorizar e promover as tradições do cante ao despique e baldão e da viola campaniça ao longo de tardes culturais com muita música e petiscos.
07h00 - terça, 25/09/2018
Rácio para pessoal auxiliar
em Odemira é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começou com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora da Educação na Câmara Municipal local.
21h34 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
entram a perder na época
Odemirense e Praia de Milfontes entraram de "pé esquerdo" na Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja, ao perderem os seus jogos na ronda inaugural da nova prova do calendário de 2018-2019.
20h35 - domingo, 23/09/2018
Vitórias checas na Taça
do Mundo de Orientação
Os checos Kryztof Bogar e Martina Tinkovska foram os grandes vencedores da ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, que terminou neste domingo, 23, na vila de Odemira, depois de três dias muita competição e adrenalina.
07h00 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
na Taça de Honra de Beja
As equipas do Odemirense e do Praia de Milfontes iniciam às 17h00 deste domingo, 23, a sua participação na nova Taça de Honra da 1ª divisão de Beja com a ambição de fazer o melhor possível, mas sem a "obsessão" de querer chegar a todo o custo à final a quatro da competição.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial