07h00 - quarta, 11/07/2018

Sines recebe seminário
sobre empreendedorismo

Sines recebe seminário sobre empreendedorismo

O Sines Tecnopólo recebe nesta quarta-feira, 11 de Julho, o seminário "Empreender e Investir: que estratégias para o Alentejo", que juntará empresários, empreendedores e outros agentes locais. A iniciativa vai decorrer ao longo de toda a tarde e em destaque vão estar dois projectos que contam com financiamento comunitário: o "Platicemar" e o "Espoban".
"Podemos dizer que o grande objectivo deste seminário é colocar na mesma mesa empreendedores, investidores e outros participantes no eco-sistema empreendedor da região e mostrar que neste eco-sistema todos são actores principais e dinamizadores da economia regional", explica ao "SW" a directora-executiva do Sines Tecnopólo, Mónica Morais de Brito.
O seminário arranca às 14h00 e depois da sessão de abertura terá lugar um painel sobre a economia do mar e o projecto "Platicemar", que, segundo Mónica Morais de Brito, "tem neste momento a decorrer um concurso de ideias que visa promover o empreendedorismo e a inovação e estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio com base nas Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE)".
De acordo com a directora-executiva do Sines Tecnopólo, o "Platicemar" tem como objectivo central "potenciar o apoio ao empreendedorismo, para que seja alcançado um modelo de desenvolvimento sustentável na fileira da economia do mar, tendo como base o incremento da cooperação e inovação no sector, decorrente da aplicabilidade das TICE nos processos produtivos".
O projecto, dinamizado pela Inova-Ria conjuntamente com outras entidades (entre as quais o Sines Tecnopólo), é financiado pelo programa Compete 2020 em quase 600 mil euros e arrancou em Setembro de 2017, terminando dentro de um ano. Destina-se a empreendedores, start ups e empresas focadas na fileira da economia do mar.
A partir das 16h30 o seminário promove o painel "Que empreendedores? Que investidores", onde será apresentada a Espoban – Rede de Business Angels Espanha-Portugal, projecto que começou em Janeiro deste ano e tem um financiamento de 1,6 milhões de euros no âmbito do INTERREG V-A España – Portugal.
"O principal objectivo do projecto 'Espoban' é originar e promover o acesso ao investimento privado de projectos de negócios espanhóis e portugueses, para que essas iniciativas tenham a possibilidade de obter financiamento privado através de investidores nacionais e internacionais, incentivando o empreendedorismo, a consolidação dos projectos empresariais, o aumento da competitividade destas iniciativas empresariais e, portanto, a redução do desemprego", vinca Mónica Morais de Brito.
De acordo com esta responsável, o projecto assenta numa parceria constituída pelo Sines Tecnopólo, Associação Nacional de Jovens Empresários e entidades espanholas. São beneficiários, "por um lado, empresas e empreendedores com potencial de crescimento e que necessitem de investimento e, por outro lado, investidores que pretendem encontrar projectos empresariais com potencial de crescimento e retorno de investimento, onde possam realizar os seus investimentos", explica.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/07/2019
FACECO 2019 apoia
pescadores da Azenha
A FACECO terá um cariz solidário em 2019, uma vez que metade do valor resultante da venda de entradas reverterá para a campanha solidária que está a decorrer em favor dos pescadores da Azenha do Mar afectados pelo incêndio de 6 de Maio.
07h00 - segunda, 15/07/2019
Balcão Único de Odemira
assinala nove anos de existência
O Balcão Único (BU) da Câmara de Odemira assinalou, na passada sexta-feira, 12 de Julho, nove anos de existência, sendo que actualmente conta com uma média de 10 mil atendimentos a munícipes por ano.
07h00 - segunda, 15/07/2019
Um derrame hoje?
"Consequências seriam
maiores", diz ARH
O director da Administração Regional Hidrográfica (ARH) do Alentejo, ligada à Agência Portuguesa do Ambiente (APA), admite que um acidente como o ocorrido, em 1989, com o petroleiro "Marão" nos dias de hoje teria consequências económicas e ambientais bem maiores na zona do Alentejo Litoral.
07h00 - sexta, 12/07/2019
Jogadora de Milfontes
nas campeãs da Europa
A concretização de um sonho: é desta forma que a futebolista Jéssica Silva, natural de Vila Nova de Milfontes, descreve a sua transferência dos espanhóis do Levante para os franceses do Olympique Lyon, actuais campeões da Europa de futebol feminino.
07h00 - sexta, 12/07/2019
E se houvesse novo derrame
de crude na costa de Odemira?
Na madrugada de 19 de Julho de 1989 a praia do Almograve e algumas zonas a norte e a sul do areal "tingiram-se" de negro.

Data: 19/07/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial