07h00 - segunda, 06/08/2018

Intercidades já pára
em Amoreiras-Gare

Intercidades já pára em Amoreiras-Gare

Depois de alguns anos de "ausência", os comboios voltaram a parar na estação ferroviária de Amoreiras-Odemira, na aldeia de Amoreiras-Gare (concelho de Odemira). O movimento de passageiros na estação recomeçou neste domingo, 5 de Agosto, e vai vigorar no chamado "horário de Verão", com duas paragens do Intercidades: umas às 9h49 no sentido Faro-Lisboa e outra pelas 20h18 no sentido inverso.
Para o presidente da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, este era um momento há muito aguardado pela população, representando "uma batalha ganha" e, acima de tudo, uma nova esperança para a aldeia.
"As paragens não são aquelas que eram desejadas", mas seguramente que vão "trazer mais gente à aldeia e fomentar o movimento no comércio local", afirma ao "SW" Nuno Duarte.
"Este benefício para a aldeia será o benefício para a freguesia, que também ficará dotada de mais um meio de transporte que até agora não tinha. E para o concelho é uma grande mais-valia, assim como para algumas freguesias de concelhos limítrofes. O norte do concelho de Odemira ficará assim servido de uma estação de caminho-de-ferro", acrescenta o autarca eleito pelo PS.
A paragem do Intercidades em Amoreiras-Gare surge depois de anos de diálogo entre a empresa CP, a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras e a Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare. Nuno Duarte espera que agora haja movimento suficiente para este serviço não cessar quando chegar o Inverno.
"Agora as pessoas vão ter de utilizar [o comboio] e mostrar no terreno que aquilo que sempre dissemos: que faz falta o comboio, que há utentes e que fazem falta mais paragens", nota Nuno Duarte.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
08h00 - sábado, 23/02/2019
Artes para bebés
(e famílias) em Sines
O Centro de Artes de Sines promove neste fim-de-semana, 23 e 24 de Fevereiro, mais uma edição do "Bebés e Famílias às Artes", iniciativa dirigida aos mais novos (mas também aos seus pais e/ou encarregados de educação).
07h00 - quinta, 21/02/2019
Alunos debateram
o que é ser siniense
Um grupo de 17 alunos da turma 2º TAP da Escola Secundária Poeta Al Berto, em Sines, discutiram recentemente o tema "Ser siniense", numa sessão que decorreu no âmbito do projecto com o mesmo nome promovido em 2018 pela Câmara Municipal.
07h00 - quarta, 20/02/2019
Sines combate insucesso
escolar com música
Já arrancou na Escola de Artes do Alentejo Litoral, em Sines, a acção "Musicoterapia", integrada no projecto "Aprender Fora de Portas-Planos e Projectos Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar", promovido pela autarquia local.
07h00 - segunda, 18/02/2019
Atletas de Sines são
esperanças olímpicas
A nadadora Ana Sofia Sousa e o ginasta Rúben Tavares entram nas contas para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, tendo participado no final de Janeiro no Encontro Nacional de Esperanças Olímpicas.
07h00 - terça, 12/02/2019
Presidente da Assembleia
Nacional de Cabo Verde
visitou Sines
O presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge dos Santos, visitou no passado sábado, 9 de Fevereiro, o concelho de Sines, tendo sido recebida no Salão Nobre dos Paços do Concelho pelo executivo municipal, pelo presidente da Assembleia Municipal e pelo presidente da Junta de Freguesia de Sines.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial