07h00 - quarta, 08/08/2018

Igreja Matriz de
Santiago reaberta

Igreja Matriz de Santiago reaberta

A Igreja Matriz de Santiago do Cacém recebeu mais de um milhar de visitantes desde a sua abertura, há cerca de um mês, depois de ter estado quase dois anos encerrada ao público.
Fonte municipal adianta que a autarquia assegura as despesas com uma funcionária que garante a abertura e fecho ao público, assim como a limpeza, parceria que para o padre Paulo Carmo "torna possível" abrir a igreja aos crentes e aos turistas.
De acordo com o padre Paulo Carmo, é objectivo da paróquia abrir a Igreja Matriz todos os dias da semana, sendo que para isso vão recorrer a um projecto de voluntariado. O pároco avança que outro dos intuitos é "criar um roteiro turístico que ligue a Igreja Matriz à Igreja da Misericórdia e à Capela das Almas".
Já o Museu do Tesouro da Colegiada, que se encontra no interior do edifício da Igreja Matriz, "por enquanto continuará encerrado ao público, uma vez que estamos num processo de restruturação, porque passou para as mãos da Comissão Fabriqueira a gestão do espaço e do seu espólio", adianta ainda o padre Paulo do Carmo.
Recorde-se que a Igreja Matriz de Santiago do Cacém foi classificada como momento nacional em 1922, sendo que a sua origem remonta ao século XIII, reazando a história que terá encomendada pela princesa bizantina D. Vataça Lescaris.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 14/12/2018
"Odemira tem hoje tecido económico mais rico"
Em pouco mais de três anos o Odemira Empreende-Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego já apoiou 93 novos projectos empresariais no concelho de Odemira, com um total de quase 775 mil euros.
09h00 - quinta, 13/12/2018
Assembleia Municipal de
Odemira debate agricultura
A Assembleia Municipal de Odemira promove nesta quinta-feira, 13 de Dezembro, uma reunião extraordinária, que servirá para debater o tema "Actividade Agrícola na área de Perímetro de Rega do Mira e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina".
07h00 - quinta, 13/12/2018
APCO premiada
pelo "BPI Capacitar"
A Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) foi das 23 instituições do país, entre centenas de candidatas, a ser distinguida na 9ª edição do prémio "BPI Capacitar", promovido pelo banco BPI e para Fundação "La Caixa".
07h00 - quinta, 13/12/2018
"Sagrada Família"
para ver em Odemira
A "Sagrada Família" é o tema deste ano da exposição de Natal promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Odemira (SCMO) e que pode ser vista até 5 de Janeiro na Igreja da Misericórdia, em Odemira.
07h00 - quarta, 12/12/2018
Bombeiros de Odemira e Milfontes
garantem resposta às populações
Apesar do conflito existente entre os bombeiros e o Governo, as corporações de bombeiros do distrito de Beja, entre as quais a de Odemira e a de Vila Nova de Milfontes, garantem que vão manter "os mesmos níveis de prontidão e eficiência" para apoiar as populações.

Data: 14/12/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial