07h00 - quarta, 08/08/2018

Igreja Matriz de
Santiago reaberta

Igreja Matriz de Santiago reaberta

A Igreja Matriz de Santiago do Cacém recebeu mais de um milhar de visitantes desde a sua abertura, há cerca de um mês, depois de ter estado quase dois anos encerrada ao público.
Fonte municipal adianta que a autarquia assegura as despesas com uma funcionária que garante a abertura e fecho ao público, assim como a limpeza, parceria que para o padre Paulo Carmo "torna possível" abrir a igreja aos crentes e aos turistas.
De acordo com o padre Paulo Carmo, é objectivo da paróquia abrir a Igreja Matriz todos os dias da semana, sendo que para isso vão recorrer a um projecto de voluntariado. O pároco avança que outro dos intuitos é "criar um roteiro turístico que ligue a Igreja Matriz à Igreja da Misericórdia e à Capela das Almas".
Já o Museu do Tesouro da Colegiada, que se encontra no interior do edifício da Igreja Matriz, "por enquanto continuará encerrado ao público, uma vez que estamos num processo de restruturação, porque passou para as mãos da Comissão Fabriqueira a gestão do espaço e do seu espólio", adianta ainda o padre Paulo do Carmo.
Recorde-se que a Igreja Matriz de Santiago do Cacém foi classificada como momento nacional em 1922, sendo que a sua origem remonta ao século XIII, reazando a história que terá encomendada pela princesa bizantina D. Vataça Lescaris.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
11h40 - sexta, 15/02/2019
Quatro bombeiros de Odemira
ficaram feridos em acidente
O capotamento da viatura em que seguiam provocou ferimentos ligeiros a quatro bombeiros de Odemira na tarde desta quinta-feira, 14 de Fevereiro.
07h00 - sexta, 15/02/2019
Igualdade ensinada nas escolas de Odemira
"O que é ser homem e ser mulher? E será que os brinquedos têm género?": estas foram algumas das reflexões feitas ao longo dos últimos meses nas salas de aula do pré-escolar no concelho de Odemira, no âmbito do projecto "Biblioteca Itinerante IG0+", da TAIPA.
07h00 - sexta, 15/02/2019
TAIPA quer "lançar sementes"
Na opinião da vice-presidente da TAIPA, são projectos como o "IG0+" que promovem "um despertar de consciências".
07h00 - sexta, 15/02/2019
Milfontes campeão
do Alentejo de voleibol
em Iniciados Femininos
Lágrimas nos olhos, sorrisos estampados no rosto e muitos saltos de alegria: assim foi a festa da equipa feminina de voleibol do Praia de Milfontes, que no último sábado, 9, garantiu o título regional do Alentejo e Algarve na categoria de Iniciados.
07h00 - sexta, 15/02/2019
PSD vai a votos
e quer crescer no
concelho de Odemira
Reforçar o "peso" do PSD no concelho de Odemira é a grande meta definida por Luís Bernardo Freitas, que se recandidata à liderança da Concelhia laranja.

Data: 15/02/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial